Billy Sheehan: Velocidade é uma boa ferramenta para fazer música, não para competir
Por Carol Maiden
Fonte: Bravewords
Postado em 24 de agosto de 2017
O baixista Billy Sheehan (Mr. Big, Sons Of Apollo, Talas) concedeu uma entrevista ao Music Radar e falou sobre seu estilo de tocar, como a velocidade pode sim ser uma aliada na técnica e algumas dicas de como se tornar um baixista melhor, agregando velocidade como uma ferramenta de aprendizado ao invés de usa-la como competição.
Sheehan disse: "A velocidade é apenas uma ferramenta. O meu modo de tocar as vezes parece ser bem rápido, porque quando você usa força e precisão nos movimentos, parece que esta tocando muito rápido mesmo. É bom as vezes testar o quão rápido você consegue tocar e evoluir de um trecho ao outro da música. Por que não? A velocidade é apenas uma das muitas ferramentas que você pode usar para criar música."
Ele segue: "Eu escuto muita música clássica e há muitas passagens rápidas que têm muito impacto emocional, porque há uma razão musical para isso. Algumas pessoas perderam isso, e consideram isso como uma coisa competitiva, é triste que seja assim. A velocidade das notas pode determinar a sua emoção. Rápido e agressivo passa emoção, enquanto lento é bonito e introspectivo. Os músicos perdem essa visão as vezes e só querem tocar rápido, eu gostaria que eles entendessem que isso é apenas uma ferramenta musical. Não deve ser uma competição sobre quem é mais veloz (porque isso não significa sinônimo de ser talentoso). Não é assim que você fala com as pessoas através da sua música. A música é arte e às vezes, um monte de notas rápidas pode realmente chamar sua atenção e fazer você se concentrar mais nas letras ou na história por trás disso. Velocidade apenas por velocidade é inútil, uma rua sem saída."
Ele também comentou sobre críticas a sua maneira de empregar velocidade e disse que é possível executar qualquer coisa, desde que haja estudo e disciplina: "As vezes eu imagino um comentarista do YouTube dizendo 'Tudo que esse cara faz é solo o tempo todo!', mas na verdade, eles estão assistindo apenas um clipe de três minutos de um show de duas horas. As pessoas as vezes me criticam porque eu toco assim, mas para ser honesto é apenas uma das muitas coisas que eu faço e que funcionam pra mim. Concentre-se sim na velocidade se você quiser e tenha certeza de que você consegue ter precisão nos movimentos. Se você conseguir se manter dentro do tempo sendo rápido, você consegue fazer qualquer coisa!. Não há nada que eu possa fazer que ninguém mais poderia fazer. Se você me ver tocando alguma coisa aparentemente impossível, você pode fazer igual se aprender a 'dissecar' parte por parte, nota a nota. Pode demorar um pouco, mas não há nada que você não possa fazer. Eu acredito firmemente nisso. Não é apenas escutar e querer sair fazendo. Tem que observar, aprender e executar."
Billy falou em uma outra entrevista, agora com Full Throttle Rock, sobre mais um projeto do qual fará parte ao lado dos músicos Mike Portnoy (Dream Theater, Winery Dogs), Ron "Bumblefoot" Thal (ex-Guns N 'Roses), Derek Sherinian (Dream Theater, Alice Cooper) e Jeff Scott Soto (ex- Journey, ex-Yngwie Malmsteen's Rising Force). O supergrupo chamado Sons of Apollo lancará seu primeiro álbum, intitulado Psychotic Symphony, em 20 de outubro.
Billy disse: "Essa é uma grande oportunidade para todos nós nos reunirmos e tocarmos o tipo de música que amamos e para Mike e Derek, é uma oportunidade de tocarem juntos pela primeira vez desde o Dream Theater, eles estão felizes com isso. Para mim, qualquer oportunidade que eu possa tocar, em estúdio e ao vivo com pessoas desse gabarito, é uma coisa boa, então estamos todos ansiosos com os shows que faremos, com o lançamento do disco e tudo isso. Estamos felizes."
Confira um vídeo de Sheeran com o Mr. Big em Budokan (2009) e na sequencia, uma das faixas do álbum de estréia do Sons of Apollo:
Comente: Na sua opinião o quanto é importante a velocidade para um músico?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário produtor Rick Rubin
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima


Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) anuncia novo álbum solo, "WROC"
O Mr. Big acabou mesmo? Billy Sheehan, baixista da banda, responde
Baixistas Frank Bello (Anthrax) e Billy Sheehan (Mr. Big) no próximo álbum do Accept


