Iron Butterfly: lendário álbum "In-A-Gadda-Da-Vida" completa 50 anos em junho
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 06 de maio de 2018
Um dos mais icônicos e lendários álbuns do mundo da munda pesada completará 50 anos em junho deste ano. O álbum "In-A-Gadda-Da-Vida" foi gravado em 27 de maio e lançado em 14 de junho de 1968. Ele é o segundo álbum da banda, porém de acordo com o baterista Ron Bushy, a música "In-A-Gadda-Da-Vida" já existia desde os primórdios.
A música "In-A-Gadda-Da-Vida" é tida como uma das mais influentes para o mundo do Heavy Metal. Em 2009, o canal VH1 a relacionou como a vigésima-quarta música mais influente do hard rock. Além disso, se a memória não me falha, ela é a música mais longa gravada até então no ano de 1968. Seus 17:05 minutos ocupam todo o lado B do álbum, um feito para a época.
Ainda segundo Ron Bushy, o nome da música deveria ser "In The Garden Of Eden", porém o tecladista Doug Ingle tinha bebido uma garrafa de vinho inteira quando a mostrou para o baterista. Daí "In The Garden Of Eden" virou "In-A-Gadda-Da-Vida".
Iron Butterfly - Mais Novidades
Quando a gente se propõe a escrever sobre algo que já tão exaustivamente coberto, creio que a solução seja inserir impressões pessoais sobre ele.
Ouvi "In-A-Gadda-Da-Vida" pela primeira no já longínquo ano de 1986 e foi um experiência sem igual. Mesmo naquela época, músicas tão longas não eram comuns e para um aprendiz de guitarrista aquele som do pedal Fuzz era algo bem legal. Naquele momento, as bandas de HM já o tinham abandonado há um bom tempo e ninguém mais o usava. Não sei se foi antes ou depois, um amigo apareceu com um Fuzz para nós nos deliciarmos com aquele poço de distorção. Pena que não soava como o de "In-A-Gadda-Da-Vida". O grande desafio para muitos de nós era tocar a música, e os solos, perfeitamente. Confesso que nunca consegui, mas alguns amigos conseguiram.
"In-A-Gadda-Da-Vida" tem também um fatos interessantes:
- Ela apareceu em episódio dos Simpsons, "Bart vende a sua alma", quando Bart consegue que a música seja tocada na igreja ao colocar uma partitura chamada "In the Garden of Eden" de "I. Ron Butterfly". O reverendo Lovejoy estranhou dizendo que soava como rock.
- O Slayer, as lendas do thrash metal, regravou uma versão rápida e uma lenta para a trilha sonora do filme "Less Than Zero".
- Há também uma versão disco de 1980 gravada por Boney M. intitulada "Children of Paradise / Gadda-Da-Vida", mas não tive coragem de ouvir.
Veja o vídeo gravado em 27 de maio de 1968, no Ultrasonic Studios em Hempstead, Long Island, Nova York:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps