Pesquisa: música tem efeito positivo em cirurgias
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: Metal Addicts
Postado em 06 de junho de 2018
De acordo com o British Journal of Surgery, a música é uma bela ferramenta para diminuir a ansiedade e a dor durante cirurgias.
Os pesquisadores analisaram mais de 7.000 pacientes entre 1980 e 2016, chegando ao mesmo resultado não importando o tipo de cirurgia, a idade ou gênero do paciente e o tipo de música.
Em uma escala de 1 a 100, a música baixou a ansiedade em 21 pontos e a dor em 10 pontos.
A pesquisa confirma a matéria que publicamos sobre o YOB recentemente que ter tocado música da banda durante a cirurgia salvou o seu vocalista. Veja a matéria abaixo.
A Gizmodo oferece um bom resumo do estudo: "No conjunto, eles descobriram que a execução de música estava associada à baixa da ansiedade e dor, independentemente do tipo de cirurgia, da idade ou gênero do paciente e quando a música foi tocada. Em comparação com os dados, ocorreu uma redução de 21 pontos na ansiedade em uma escala de 1 a 100 e de 10 pontos na dor.
O efeito na ansiedade foi muito maior quando a música foi tocada antes da cirurgia, enquanto que para a dor, as maiores baixas foram, ao contrário, quando a música foi tocada após a operação. Houve também uma relativa melhora quando a música tocada era escolhida pelo paciente, embora não exista um número significativo de estudos que confirmem isso.
"Independentemente da preferência musical do paciente, alguns recursos existentes da música como ritmo e harmonia e o uso de instrumentos específicos como instrumentos de corda, também parecem importantes na redução da ansiedade e dor", diz o autor.
Comente: Que música você gostaria de ouvir na hora da cirurgia?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps