Morre Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles
Por Roberto Rillo Bíscaro
Fonte: Superdeluxe Edition
Postado em 03 de outubro de 2018
O lendário engenheiro de gravação Geoff Emerick, mais conhecido por seu trabalho com os Beatles, morreu ontem aos 72 anos.
Emerick se tornou o braço direito do produtor George Martin na segunda metade da década de 1960 e projetou o Revolver, o Sgt. A banda do Pepper´s Lonely Hearts Club Band, Abbey Road e alguns dos álbuns "The White Album" (que serão reeditados em novembro).
Depois que os The Beatles terminaram, Geoff se envolveu com artistas como Badfinger, Art Garfunkel, América, Jeff Beck e Supertramp e continuou a trabalhar com Paul McCartney, especialmente na Band on the Run, onde ele teve que preparar o estúdio da EMI em Lagos, para que Paul, Denny Laine e Linda pudessem gravar o álbum (ele foi recompensado com um GRAMMY por seus esforços).
No livro que acompanha a reedição de 2010 de Band on the Run, Emerick descreveu seu relacionamento com McCartney: "Eu sei o jeito que Paul se sente ou pensa algumas vezes, e tenho certeza que ele sabe como me sinto, porque são expressões faciais, todos os tipos de coisas, você sabe e é, tipo, 1962 que nos conhecemos. "
Elvis Costello ' pegou emprestado' Geoff e o usou como produtor para o seu álbum Imperial Bedroom (lançado em 1982), enquanto Emerick estava simultaneamente ocupado na engenharia do Tug of War de McCartney.
A associação de Geoff Emerick com os Beatles definiu sua vida e carreira. A EMI pediu-lhe que reunisse alguns materiais não editados do Fab Four no início dos anos 80, que foi quase lançado como Sessões. O projeto foi bloqueado por Yoko e pelos ex-Beatles, mas foi a gênese do projeto Anthles dos Beatles da metade dos anos 1990, no qual Geoff estava novamente envolvido.
Geoff escreveu uma autobiografia semi-controversa em 2006 e continuou a falar ao redor do mundo sobre seu trabalho com os Beatles e George Martin.
Geoff Emerick parece ter morrido de um ataque cardíaco e uma declaração oficial foi feita via vídeo, abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
Ronnie Wood anuncia show solo em São Paulo no final do ano
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
As 8 melhores músicas do Iron Maiden com mais de 8 minutos
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
Kirk Hammett sentiu culpa e remorso por ter deixado o Exodus
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O rockstar que mexeu profundamente com Madonna e mudou sua vida
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A dura crítica do lendário escritor Isaac Asimov ao cabeça dura Paul McCartney
As últimas duas bandas do rock nacional que impressionaram Roger do Ultraje a Rigor
Zakk Wylde: "Black Sabbath com o Dio não é Black Sabbath"


O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Os 3 artistas que se queimaram com os Beatles, segundo George Harrison
A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Oasis quebra marca histórica dos Beatles com álbum de estúdio mais vendido do Reino Unido
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A lenda do rock que Mick Jagger invejava, segundo John Lennon
Morre Jimmy Bain, ex-baixista do Rainbow e da banda de Dio



