Geoff Emerick: Morre o engenheiro de som, dos Beatles

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Roberto Rillo Bíscaro, Fonte: Superdeluxe Edition, Tradução
Enviar Correções  

O lendário engenheiro de gravação Geoff Emerick, mais conhecido por seu trabalho com os Beatles, morreu ontem aos 72 anos.

Caetano Veloso: lançada versão de "Hey Jude" de filme que conta prisão na ditadura

Deuses do Rock: o tempo passa para (quase) todos eles

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Emerick se tornou o braço direito do produtor George Martin na segunda metade da década de 1960 e projetou o Revolver, o Sgt. A banda do Pepper´s Lonely Hearts Club Band, Abbey Road e alguns dos álbuns "The White Album" (que serão reeditados em novembro).

Depois que os The Beatles terminaram, Geoff se envolveu com artistas como Badfinger, Art Garfunkel, América, Jeff Beck e Supertramp e continuou a trabalhar com Paul McCartney, especialmente na Band on the Run, onde ele teve que preparar o estúdio da EMI em Lagos, para que Paul, Denny Laine e Linda pudessem gravar o álbum (ele foi recompensado com um GRAMMY por seus esforços).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No livro que acompanha a reedição de 2010 de Band on the Run, Emerick descreveu seu relacionamento com McCartney: "Eu sei o jeito que Paul se sente ou pensa algumas vezes, e tenho certeza que ele sabe como me sinto, porque são expressões faciais, todos os tipos de coisas, você sabe e é, tipo, 1962 que nos conhecemos. "

Elvis Costello ' pegou emprestado' Geoff e o usou como produtor para o seu álbum Imperial Bedroom (lançado em 1982), enquanto Emerick estava simultaneamente ocupado na engenharia do Tug of War de McCartney.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A associação de Geoff Emerick com os Beatles definiu sua vida e carreira. A EMI pediu-lhe que reunisse alguns materiais não editados do Fab Four no início dos anos 80, que foi quase lançado como Sessões. O projeto foi bloqueado por Yoko e pelos ex-Beatles, mas foi a gênese do projeto Anthles dos Beatles da metade dos anos 1990, no qual Geoff estava novamente envolvido.

Geoff escreveu uma autobiografia semi-controversa em 2006 e continuou a falar ao redor do mundo sobre seu trabalho com os Beatles e George Martin.

Geoff Emerick parece ter morrido de um ataque cardíaco e uma declaração oficial foi feita via vídeo, abaixo.


Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt