Arch Enemy: Alissa White-Gluz tem problemas por postagem no Instagram
Por Bruno Gomes
Fonte: Alissa Gluz Official Page
Postado em 29 de dezembro de 2018
A vocalista do Arch Enemy, Alissa White-Gluz, postou na sua página oficial no Facebook um longo texto explicando um problema recente envolvendo uma foto sua tirada durante um concerto da banda por um fotógrafo.
Tudo começou quando ela postou a foto no seu Instagram pessoal, que foi respostada por uma amiga, e que aparentemente deixou um fotógrafo insatisfeito.
"No início de junho, publiquei uma foto minha no instagram de um fotógrafo de shows, o que é uma prática comum. A foto já foi postada no Instagram pelo próprio fotógrafo. Eu gosto de fazer isso porque é uma maneira de dizer obrigado e tirar meu chapéu para os fotógrafos e normalmente há uma boa relação simbiótica entre bandas e fotógrafos dessa maneira. Se você seguir minha rede social, você sabe que isso é algo que todos nós gostamos. Sua marca d'água era visível, a foto estava inalterada e ele foi marcado e creditado na legenda, da maneira que sempre fazemos. A garota que fez a roupa que eu estou vestindo na foto, Marta, repostou a foto pouco tempo depois disso. Ela não imprimiu, não usou comercialmente, não fez upload ou copiou - ela publicou novamente com um aplicativo gratuito do Instagram chamado "get_repost", como muitos de vocês fazem. Ela ficou feliz em repassar a notícia de que eu uso suas criações (um dos itens de roupas que criamos juntas, não um produto que você pode comprar) e compartilhe com seus seguidores. 99% do tempo, é assim que este mundo on-line funciona como uma comunidade de apoio e todos ganham dessa maneira. Muitas vezes, fotógrafos nos enviam pastas de fotos na esperança de que gostemos delas e as postemos, sempre com seu nome e crédito. Nós realmente sentimos que estávamos fazendo exatamente isso.
O fotógrafo desta foto em particular foi SEMPRE creditado por TODA o tempo que sua foto permaneceu no meu Instagram e no de Marta. Assim que ele expressou descontentamento, os posts foram imediatamente removidos. Nunca houve qualquer tentativa feita pela Thunderball ou pelo Arch Enemy de usar essa foto para uso comercial, e certamente não sem compensação. No nosso entendimento, como não havia nada sendo vendido ou anunciado nos posts, não era comercial, mas ainda levamos suas preocupações (do fotógrafo) a sério e imediatamente tiramos a foto. Para ser claro, este não é um fotógrafo que o Arch Enemy contratou, esta é uma das centenas de fotógrafos que estão no pit da foto em festivais. Uma vez que o fotógrafo afirmou que queria uma taxa para uso on-line, nós imediatamente (em poucos minutos) concordamos em remover as mensagens (que estavam on-line por alguns dias no máximo) para evitar qualquer complicação. Se íamos usar uma foto para qualquer aplicação comercial, nós os pagávamos e haveria um contrato antes, como sempre fazemos e fizemos com centenas de fotógrafos.
Marta nos enviou um email de um advogado dizendo que ela devia 500 euros, estava violando os direitos autorais e o email incluía informações sobre o método de pagamento. Marta atende pelo nome de Thunderball Clothing on-line e é uma colega, artista e fabricante de roupas femininas da Polônia. Tentamos explicar que esta foto não está vendendo nada, está exibindo a roupa personalizada que estou usando, mas os emails pareciam cada vez mais coercitivos, então simplesmente removemos a postagem. Não havia nenhum produto à venda na foto e nenhuma tentativa de continuar usando a foto depois que o fotógrafo declarou seu descontentamento. Eu entendo que existem leis em vigor que ditam quando e como uma foto pode ser usada, embora o uso on-line promocional seja geralmente apreciado, especialmente quando ela oferece exposição a todas as partes envolvidas. Mas, o fotógrafo estava insatisfeito com as republicações, então as removemos, simples assim.
Nós não queríamos nenhum problema, então excluímos as postagens e pensamos que era o fim, já que não tínhamos contato desde junho. Normalmente, na minha experiência, as pessoas ficam felizes em ver as pessoas em suas fotos compartilhando seu trabalho e é uma coisa linda poder ter uma experiência de shows como uma plataforma para músicos, diretores de iluminação, designers de roupas, fotógrafos, engenheiros de som e fãs compartilhando a arte que é criada.
Tudo o que aconteceu aqui foi que eu simplesmente publiquei uma foto de mim mesma com crédito total, marca d'água e tagging, depois deletei quando um advogado contatou minha amiga que estava entre várias páginas que a repostaram. Muitas páginas de fãs são dirigidas por adolescentes em países onde pode haver leis diferentes ou uma barreira de idioma, que podem não entender, e eu não queria que eles terminassem com uma carta de um advogado em suas caixas de entrada, e eu sei que eles gostam de repostar coisas que eu posto, então eu apenas a tirei. Não sei ao certo por que esse problema foi distorcido para nos tornar bodes expiatórios 6 meses depois do fato, especialmente considerando que simplesmente fizemos o que ele pediu e as últimas interações que tive com ele, pessoalmente, foram agradáveis.
No entanto, reservamo-nos o direito de decidir quem pode fotografar os nossos espetáculos e, depois de nos correspondermos, não queremos mais problemas como este no futuro, especialmente quando os passes são limitados e conhecemos muitos fotógrafos que adoram ter a oportunidade de passar uma foto e se divertir conosco em shows.
Em conclusão, ninguém do Arch Enemy nem do Thunderball jamais negou pagar ao fotógrafo em questão pelo uso comercial de sua foto: nós simplesmente não o usamos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Obituary anuncia turnê sul-americana com 5 datas no Brasil em fevereiro de 2026
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
Tom Morello se desculpa por Rage Against the Machine ter originado o nu metal
Mick Jagger: a surpreendente banda Punk favorita do cantor
O álbum dos Rolling Stones "superior ao Sgt. Pepper's", segundo Frank Zappa


Ainda sem vocalista, Arch Enemy é anunciado como atração do Wacken Open Air 2026
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira
Wacken Open Air anuncia Judas Priest, Arch Enemy e mais de 50 atrações da edição 2026
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
A poderosa mensagem passada pelo Arch Enemy em "Nemesis", clássico escrito em ônibus de turnê
Guitarrista do Arch Enemy diz que formação internacional é "pior ideia da história"
Ozzy Osbourne: 7 guitarristas que quase entraram para a banda dele



