New Wave of British Heavy Metal: Novas bandas ainda são influenciadas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Roberto Rillo Bíscaro
Enviar Correções  

New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.) foi um movimento musical da Inglaterra, que surgiu entre os anos 1970 e 1980. Apesar do nome, se espalhou pela Europa e pelo mundo. Começou no final da década de 70, quando bandas clássicas e já consagradas de metal como Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath começam a ser eclipsadas no cenário musical pelo movimento punk (cada vez mais forte com bandas como Ramones, The Clash, Sex Pistols, Dead Kennedys, Exploited, GBH entre outras).

publicidade

A Nova Onda Do Heavy Metal Britânico reenergizou o heavy metal ao final dos anos 70 e início dos 80. Ao final dos anos 70 o heavy metal estava estagnado com suas grandes estrelas (Led Zeppelin e Black Sabbath) buscando novas direções que fugiam de suas raízes metálicas, tais bandas se perdiam em suas próprias indulgências, abrindo espaço para o emergente punk rock que parecia atender as necessidades de uma juventude inglesa proletária, desempregada e sem esperanças diante do governo da Primeira-Ministra Margaret Thatcher.

publicidade

A Nova Onda Do Heavy Metal Britânico retirou o blues da primeira geração do metal, adicionando peso e velocidade e ressaltando os aspectos metálicos. Sem se preocupar em atingir grandes audiências, mas, atingindo-as, era puro metal feito para fãs. Talvez essa seja a razão pela qual o metal chamado tradicional seja em grande parte moldado a partir das bandas da New Wave of British Heavy Metal. Como o Metallica que foi inspirado por bandas como Diamond Head e Iron Maiden.

publicidade

São considerados como os grandes expoentes desse movimento: Iron Maiden, Judas Priest, Venom, Def Leppard, Saxon e tantos outros, mas esse quinteto em especial, conseguindo bastante sucesso midiático e popularidade nos anos 80. Forte foi a influência que estes exerceram em vários outros grupos de hard rock, heavy metal e derivados dos anos 80 definindo aspectos centrais do chamado metal tradicional. Algumas chegaram a ser referência em outros estilos, como o Venom que é tido como o grande precursor do Black Metal, Judas Priest sendo pioneiro no uso de duas guitarras e Def Leppard, que ajudou a moldar o hard rock oitentista e pegou carona no AOR (rock de arena) com o álbum Hysteria. Outras bandas que tiveram bastante destaque foram: Diamond Head, Samson (banda onde começou Bruce Dickinson, atual frontman do Iron Maiden), Raven, Tygers of Pan Tang (banda que revelou John Sykes), Girlschool, Witchfinder General, entre muitas outras.

publicidade

Apesar do pico do movimento ter ficado para trás há quase duas gerações, ainda hoje existem inúmeras bandas influenciadas pela cena britânica de então.

Selecionamos algumas, de fácil acesso por estarem no Bandcamp:

Antioch (Canadá)

publicidade

Haunt (EUA)

publicidade

Legendry (EUA)

publicidade

Lizzies (Espanha)

Lyzzärd (Portugal)

Midnight Force (Reino Unido)

Pounder (EUA)

Sanhedrin (EUA)

Savage Master (EUA)

Bandcamp:
https://savage666master.bandcamp.com/album/creature-of-the-f...

Wytch Hazel (Reino Unido)

publicidade


WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin