Flakes: lançado novo álbum 10 Músicas, 10 Histórias
Por Filipe Flakes
Fonte: Press Release
Postado em 09 de janeiro de 2019
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A banda natural de Fortaleza e radicada em São Paulo, formada por Filipe Flakes (voz, violão e guitarra), Mykael Nazaré a.k.a MKNZ (teclados e programações) e Miziara (técnica e efeitos), encontrou na história de fãs e anônimos uma forma de se aproximar do público e dialogar diretamente com o ouvinte.
Tudo começou com uma publicação em uma rede social. A banda procurou 10 pessoas que aceitassem ceder suas histórias, alegrias e dores para que virassem música. Dessa forma nasceu o "10 Músicas, 10 Histórias". A proposta do projeto foi dividir as 10 histórias em 2 temporadas, e lançá-las através de webclipes semanais em formato ´live session´ e ao final das 5 semanas o EP foi disponibilizado nas plataformas digitais. O EP volume 1 em Fevereiro e o volume 2 em Dezembro de 2018.
Apesar de o grupo ser um trio, a banda escolheu lançar em formato ora voz e violão, ora voz e guitarra ou até mesmo voz e ukulele, optando pelo clima intimista e dando foco total nos enredos. Miziara e MKNZ não aparecem nos vídeos, mas são os responsáveis pela captação e edição de vídeo e áudio. As composições passeiam por diferentes assuntos, como dor de cotovelo, crise existencial, paixão e autoconhecimento. Com folk, reggae, R and B, MPB e pop rock, neste trabalho poderemos ver novamente a pluralidade de ritmos, característica sempre presente nos trabalhos de Flakes.
Em Azul, ao ler a trajetória da pessoa, o compositor brincou com frases e palavras confidenciadas, colocando-se na posição de um amor antigo que finalmente decidiu entrar em contato novamente (Será que será sempre assim / Será que você ainda pensa em mim / Será o nosso fim?). Cor dos teus olhos fala de uma paixão inesperada, e que, mesmo curta, cumpriu o que ambos decidiram: marcar a trajetória um do outro (Quero ser parte da trajetória / E não só mais um que aqui transitou). Em Wanderlust, a inspiração foi um aquariano sonhador e inquieto. Ela nos transporta para uma aventura de autoconhecimento com uma estrada à frente, mochila nas costas e a certeza de ir aonde o vento soprar (Mas eu vou seguir / Sempre em frente / Vou cantar e sorrir / Guiado pelo vento da vida). A quarta história é talvez a mais romântica do volume 1, celebrando a entrega e o naufrágio na leveza de um amor único, que marcou a história da protagonista de uma forma tão Solar. Intenso fecha o primeiro ciclo, trazendo um balanço e contraponto ao falar sobre alguém que partiu sem deixar respostas. O que ficou foi apenas a certeza de um amor verdadeiro e não correspondido (Mas você partiu / Talvez fugiu / Mas eu te amei / Com verdade te amei).
O EP volume 2 é iniciado com Quase um romance, dando continuidade à proposta de Intenso e mostrando que é possível se reerguer após um sofrimento. A música narra uma história sobre transformação em meio à dor de amores perdidos, que foi contada através de poemas. Uma pergunta-chave (Será que eu aguento?) que muda de acordo com a evolução do eu-lírico. Inicia questionando "Será que eu aguento uns anos a mais?" Na metade, ele diz "Eu aguento um tempinho a mais". E ao entender que não precisa de ninguém, termina fortalecido ao afirmar "Eu aguento". Viva provavelmente foi o tema mais delicado e desafiador, já que o compositor precisaria retratar de forma leve e esperançosa males da alma. Depressão, suicídio, superação e amor à vida constroem essa narrativa (É esse mistério de não saber o porquê / Não se levar tão a sério é o segredo pra viver / E nos dias perfeitos pra desistir / Me lembrar o que me trouxe aqui). A terceira canção desse EP segue na mesma linha da música anterior, mas enquanto Quase um romance fala sobre um encontro consigo mesmo, Você aqui versa sobre encontrar um amor leve e tranquilo como deveria. Ressaca, como já diz o nome, expressa o mal-estar que se acorda após uma noite de entrega, lembrando que nem sempre essa entrega vale a pena (Usar da minha dor de viver / É mais do que cruel / É imoral / Mas veja só o que pude ver / ´Cê nunca mereceu / O amor que eu / Te dediquei / E te entreguei / Até o final). E finalizando temos Minha paz. Uma história de amor quase de cinema, com um clima praiano e ´good vibes´, retratando um amor que chegou no tempo oportuno para que a personagem pudesse finalmente ancorar nesse cais.
Apesar de os EPs serem em formato solo, o show "10 Músicas, 10 Histórias" - em turnê desde fevereiro, após o lançamento do volume 1 - utiliza de um formato para aproximar a banda do público, convidando o ouvinte a entrar na experiência e viver a história como se fosse sua. O trio utiliza recursos eletrônicos como Loop Station, beats de bateria eletrônica e teclados, aliados à voz, ao violão e à guitarra. No show, as 10 músicas são executadas e, além de cantá-las, Flakes conta curiosidades sobre cada uma, ainda de forma intimista e descontraída.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
O hit do Ultraje a Rigor que fez banda perder contrato por letra falar mal da gravadora
Digão explica por que nunca pediu para Rodolfo voltar ao Raimundos após reconciliação
Regis Tadeu diz que "Californication", do Red Hot, é para quem foi criado pela avó


Motorhead: 10 das frases mais marcantes de Lemmy Kilmister
Metal contra o câncer: festival aceita "cabelo" como ingresso
Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA
Dupla sertaneja desvirtua clássico do Pink Floyd



