Led Zeppelin: Quando os gigantes caminhavam sobre a terra
Por Ricardo Bellucci
Fonte: Led Zeppelin a Biografia
Postado em 17 de março de 2019
Tudo o que envolve o Led Zeppelin é grandioso, monumental. Seus shows e histórias de bastidores são lendárias. No entanto, isso tudo tem um preço: ao observarmos a banda sob a ótica do mito, perdemos sua dimensão humana. O trabalho de um bom biógrafo é semelhante, a meu modo de ver, ao de um arqueólogo, é preciso "escavar" a realidade contida embaixo das diversas camadas constituídas pelas lendas e pelos mitos.
A biografia do Led escrita pelo biógrafo e jornalista Mick Wall vai exatamente nessa direção. Escrita em estilo direto, objetivo, com o tradicional humor britânico, mostra ao leitor, de forma precisa, os homens que estavam por trás da lenda.
Essa dimensão humana é essencial para compreendermos a obra monumental do Led Zeppelin. A banda é o produto direto da determinação de Jimmy Page, um talentoso músico de estúdio, versátil, músico eclético, fã de diversos e variados estilos, transitando desde o folk até o blues. Insatisfeito com sua carreira, sonha em ter seu talento reconhecido, seu sonho é criar uma banda que o leve ao estrelato. Ao recrutar os demais membros, essenciais ao seu projeto, Page encontra três individuos únicos, de personalidades diversas, porém com um enorme talento musical. O baixista, e também músico de estúdio John Paul Jones, era já um músico de estúdio com talento reconhecido por muitos, mas assim como Page, sonhava em dar vazão a sua visão sobre música em uma banda que assim o permitisse. Estava insatisfeito com o rumo de sua carreira e ao encontrar Page mergulhou de cabeça no projeto.
O vocalista Robert Plant era um jovem hippie procurando a oportunidade de dar vazão ao seu sonho de se tornar um vocalista e ganhar a vida com a música, perambulando entre um e outro clube noturno de blues, e finalmente Bonzo (John Bonham), um baterista nato, de talento, com personalidade forte e explosiva, em busca de uma oportunidade de tocar em uma banda que lhe permitisse dar vazão a sua genialidade.
Esses quatro talentos construíram o mito do Led, mas ao mesmo tempo, eram pessoas comuns, vivendo seus dramas pessoais e angústias, como todos nós. Ao narrar esses dramas, Mick Wall desvenda os homens por trás da lenda, e como a personalidade de cada um influenciou a complexa construção musical e melódica que marcou o Led. É uma obra rica, ampla e completa, mostrando a construção de cada álbum, a influência de cada membro na sua elaboração, como a personalidade de cada um ficou marcada em cada faixa, em cada obra da banda, a biografia escrita por Mick Wall é definitiva e conta, em detalhes, a trajetória de uma das lendas do rock!
Led Zeppelin
Quando os gigantes caminhavam sobre a terra!
Mick Wall
Editora Globo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps