Paul Gilbert: entrevista exclusiva para o Brasil
Por Mário Pescada
Fonte: 80 Minutos
Postado em 23 de abril de 2019
PAUL GILBERT é um músico completo: guitarrista habilidoso, compositor de mão cheia, produtor e agora também professor de guitarra on line. Além disso, tem no currículo passagens por RACER X e MR. BIG, além de se divertir nas bandas tributos CYGNUS AND THE SEA MONSTERS (RUSH), HAMMER OF THE GODS (LED ZEPPELIN) e YELLOW MATTER CUSTARD (BEATLES).
Aproveitando que em breve ele irá lançar outro disco da carreira solo, "Behold Electric Guitar" (2019), o site brasileiro 80 Minutos foi bater uma bate-papo exclusivo com o atencioso GILBERT.
A entrevista foi conduzida por André Luiz Paiz (ALP). Confira trechos da entrevista:
ALP: Olá Paul, obrigado por falar com o 80 Minutos. Seja bem-vindo!
PG: Olá Brasil! Obrigado por me ouvir tocar guitarra!
ALP: Você anunciou recentemente que está dando à luz a um novo bebê. Como você está se sentindo e o que podemos esperar de "Behold Electric Guitar"?
PG: Este é o meu melhor álbum entre todos! Eu sinto que me tornei um melhor compositor, um melhor improvisador e um melhor intérprete neste álbum. Fiz um grande esforço para criar estas músicas, mas o processo correu muito bem. Eu me mudei para Portland há alguns anos, então gravei com músicos da região, no melhor estúdio de lá. Nós gravamos ao vivo e sem overdubs. É música real!
ALP: Você lançou este novo projeto através do PledgeMusic (nota: site que promete aproximar artistas e fãs através de experiências e itens de colecionador) e descobriu uma enorme legião de fãs que o apoiaram. Como foi a sensação dessa nova interação?
PG: O processo foi exigente, pois eu tive que fazer muitas atualizações com vídeos e tudo mais, mas isso realmente me ajudou a manter contato com os fãs. O feedback que recebi foi muito encorajador. O PledgeMusic está passando por alguns problemas agora, então é possível que todo o dinheiro pago pelos fãs simplesmente desapareça. Isso foi muito difícil para mim, porém, tudo aconteceu depois que o álbum foi finalizado e depois que todos receberam os seus pedidos. Então, eu estou realmente feliz que os fãs não foram atingidos e que o álbum acabou se tornando um dos meus melhores. Será ótimo se eu puder ser pago, o que ainda é possível, então estou apenas esperando o resultado. Enquanto isso, assinei com a Mascot (nota: gravadora independente especializada em rock, metal e blues) e eles são ótimos!
ALP: O primeiro vídeo lançado para "Behold Electric Guitar" foi para a incrível faixa "Havin 'it". Qual foi o motivo da escolha? Aquelas imagens são das sessões reais de gravação? Pergunto, pois senti uma sensação fantástica de "ao vivo no estúdio" neste vídeo.
PG: "Havin 'It" é a primeira música do álbum e é a direção musical que eu estou mais empolgado agora. Eu pude tocar a música algumas vezes ao vivo e ela tem uma energia fantástica. Nós gravamos ao vivo no estúdio, mas usamos uma pequena parte de um take diferente. Inclusive é por isso que você pode me ver usando uma camiseta diferente em um determinado momento do vídeo. Mas, a maior parte da música é um take, e eu realmente gosto do jeito em que nos conectamos – eu e a banda – durante as jams. Eu estava ouvindo atenciosamente a banda e buscando inspiração no que eles tocavam, e eles me respondiam da mesma forma. Você só consegue esse tipo de conexão tocando ao vivo!
ALP: Você tem uma bela voz e sei que você também gosta de cantar. Teremos também o lado cantor de Paul em "Behold Electric Guitar"?
PG: Eu escrevi a maioria das músicas cantando. Mas, meu alcance é limitado e para as notas mais altas eu preciso usar falsete, o que acaba soando muito suave. Então, eu preferi tocar todas as melodias na guitarra. Dessa forma, as notas altas podem soar com força e eu tenho melhor controle sobre a tonalidade e afinação. Há também uma música em que eu recito um poema que escrevi. É um arranjo incomum, mas acho que funcionou muito bem. É um momento que transmite muita energia.
ALP: Essa pergunta é uma dúvida que eu sempre tive: como você escolhe o título para uma música instrumental?
PG: Como eu escrevi a maioria dessas músicas cantando, eu pude usar uma parte da letra para o título. Talvez a única exceção seja "Blues For Rabbit", que eu escrevi diretamente na guitarra. "Rabbit" é o apelido de Johnny Hodges, que é o meu saxofonista favorito. Ele é uma grande influência sobre como eu ouço o blues, então eu decidi homenageá-lo no título desta faixa.
Para continuar lendo mais dessa entrevista exclusiva, acesse o site do 80 Minutos:
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=37
Interessados em adquirir o novo cd de PAUL GILBERT, "Behold Electric Guitar" ou mesmo discos anteriores, basta acessar o site da Mascot em:
https://www.mascotlabelgroup.com/Autographed-Paul-Gilbert-postcards-with-Behold-Electric-Guitar-pre-orders
Quem se interessar pelo curso on line, acesse o site da Artist Works:
https://artistworks.com/guitar-lessons-paul-gilbert
Confira abaixo o clip da faixa "Havin 'it"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps