Indie Rock: história das guitar bands brasileiras em documentário
Por Mário Pescada
Fonte: Guitar Days
Postado em 02 de setembro de 2019
Caio Augusto Braga decidiu contar e registrar a história das guitar bands brasileiras e expor como foi a construção da cena indie rock nacional em forma de filme. Surge daí a produção independente "Guitar Days - An Unlikely Story of Brazilian Music" (2018).
Atuando como diretor e produtor, Caio colheu depoimentos de diversos personagens do cenário musical independente brasileiro desde os anos 1990 até os dias atuais, de músicos do PIN UPS, SECOND COME, KILLING CHAINSAW, MICKEY JUNKIES, PELVs e outras bandas, além de jornalistas como Kid Vinil e Fábio Massari e do produtor Carlos Miranda. Na parte gringa, há participação de Thurston Moore (SONIC YOUTH), Mark Gardener (RIDE), Stephen Lawrie (THE TELESCOPES) e Everett True, jornalista criador do termo "grunge".
Além de Caio, houve colaborações do artista plástico e músico paulista Magoo Felix e do músico mineiro Maurício Palhano na concepção do documentário.
O filme é todo independente, sem suporte financeiro público ou patrocínios, foi todo feito com o apoio de pessoas envolvidas no cenário musical independente brasileiro, um registro genuinamente DIY, assim como a sua música inspiradora.
Depois já foi recebido na Europa, Ásia, EUA e já recebeu dois importantes prêmios: Melhor Documentário e Melhor Direção de Documentário no Festival Premios Latino del Cine y la Música/Marbella, ambos na Espanha em 2018.
O documentário foi selecionado recentemente para o festival alemão IndieNuts e será exibido na noite de 27 de setembro no IndieNuts Awards, na Alemanha.
Conheça mais detalhes do documentário em sua página oficial e siga o calendário de exibição.
Confira o trailer de "Guitar Days - An Unlikely Story of Brazilian Music".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps