Titãs: Arnaldo Antunes aciona Justiça para impedir música em ato pró-Bolsonaro
Por Igor Miranda
Fonte: Instagram
Postado em 25 de fevereiro de 2020
O cantor Arnaldo Antunes, ex-integrante dos Titãs, se manifestou nas redes sociais após uma de suas músicas, "O Pulso", ser usada em um ato promovido por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro contra o Congresso Nacional. Antunes repudiou a utilização da canção sem a devida aprovação de seus autores - Marcelo Fromer, Tony Bellotto e ele -, confirmando, ainda, que acionará judicialmente os responsáveis pela infração de direitos autorais.
"Acabei de ver que a música 'O Pulso', de minha autoria com Marcelo Fromer e Tony Bellotto, [...] foi usada em um post de Olavo de Carvalho e compartilhado por outros perfis da extrema-direita para divulgar essa manifestação de 15 de março", diz Arnaldo Antunes, inicialmente.
O artista completa: "Esse uso vai contra tudo que eu prezo, defendo e acredito. As instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal preservam aquilo que ainda nos resta de democracia. É muito revoltante ver uma criação minha sendo usada contra todos os meus princípios. Eu queria dizer que já estamos acionando judicialmente, pedindo para que tirem do do ar essa informação e se responsabilize quem fez esse uso indevido".
"O Pulso" embala um vídeo utilizado para convocar apoiadores para a manifestação, que acontece no dia 15 de março. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e políticos como os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e Senado, Davi Alcolumbre, bem como a ex-presidente Dilma Rousseff, são exibidos na filmagem, que foi compartilhada por Olavo de Carvalho, visto como uma espécie de guru ideológico de Bolsonaro.
Nando Reis, ex-baixista dos Titãs, divulgou o vídeo de Arnaldo Antunes para reforçar sua indignação. "Mesmo não sendo autor na canção em questão, expresso aqui meu repúdio ao uso indevido desta, que faz parte da minha história e na qual estou presente tocando contrabaixo. Não há nada nessa vida que eu despreze tanto quanto este indivíduo que se apropriou de uma canção dos Titãs", afirmou.
Em nota, os Titãs - atualmente compostos por Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto, além de outros músicos de turnê - também se manifestaram de forma contrária ao uso da música. "Os Titãs sempre expressaram seu apoio à democracia e as instituições democráticas e estão indignados com o uso indevido e não autorizado de sua obra numa propaganda que atenta contra os princípios e convicções dos integrantes da banda", disse.
Em um vídeo, também compartilhado nas redes dos Titãs, Tony Bellotto reforçou o posicionamento. Veja.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
A música irresistível do hair metal para Corey Taylor (Slipknot)
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
A década mais entediante para a música dos últimos 50 anos, segundo a ciência
Os Trapalhões: uma homenagem ao Heavy Metal em 1985
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal


O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A inacreditável música do Titãs que era a preferida de Renato Russo



