Titãs: Arnaldo Antunes aciona Justiça para impedir música em ato pró-Bolsonaro
Por Igor Miranda
Fonte: Instagram
Postado em 25 de fevereiro de 2020
O cantor Arnaldo Antunes, ex-integrante dos Titãs, se manifestou nas redes sociais após uma de suas músicas, "O Pulso", ser usada em um ato promovido por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro contra o Congresso Nacional. Antunes repudiou a utilização da canção sem a devida aprovação de seus autores - Marcelo Fromer, Tony Bellotto e ele -, confirmando, ainda, que acionará judicialmente os responsáveis pela infração de direitos autorais.
"Acabei de ver que a música 'O Pulso', de minha autoria com Marcelo Fromer e Tony Bellotto, [...] foi usada em um post de Olavo de Carvalho e compartilhado por outros perfis da extrema-direita para divulgar essa manifestação de 15 de março", diz Arnaldo Antunes, inicialmente.
O artista completa: "Esse uso vai contra tudo que eu prezo, defendo e acredito. As instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal preservam aquilo que ainda nos resta de democracia. É muito revoltante ver uma criação minha sendo usada contra todos os meus princípios. Eu queria dizer que já estamos acionando judicialmente, pedindo para que tirem do do ar essa informação e se responsabilize quem fez esse uso indevido".
"O Pulso" embala um vídeo utilizado para convocar apoiadores para a manifestação, que acontece no dia 15 de março. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e políticos como os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e Senado, Davi Alcolumbre, bem como a ex-presidente Dilma Rousseff, são exibidos na filmagem, que foi compartilhada por Olavo de Carvalho, visto como uma espécie de guru ideológico de Bolsonaro.
Nando Reis, ex-baixista dos Titãs, divulgou o vídeo de Arnaldo Antunes para reforçar sua indignação. "Mesmo não sendo autor na canção em questão, expresso aqui meu repúdio ao uso indevido desta, que faz parte da minha história e na qual estou presente tocando contrabaixo. Não há nada nessa vida que eu despreze tanto quanto este indivíduo que se apropriou de uma canção dos Titãs", afirmou.
Em nota, os Titãs - atualmente compostos por Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto, além de outros músicos de turnê - também se manifestaram de forma contrária ao uso da música. "Os Titãs sempre expressaram seu apoio à democracia e as instituições democráticas e estão indignados com o uso indevido e não autorizado de sua obra numa propaganda que atenta contra os princípios e convicções dos integrantes da banda", disse.
Em um vídeo, também compartilhado nas redes dos Titãs, Tony Bellotto reforçou o posicionamento. Veja.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A banda amada por milhões que para Lemmy é "uma porcaria" se comparada com os Beatles
O álbum que fez Titãs virar "Ivete Sangalo com Wesley Safadão", segundo Sérgio Britto
O apelido irônico que Raul Seixas dava aos Paralamas do Sucesso por não curtir o som


Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
Por que Charles Gavin levava discos do Black Sabbath para todos os lados
Titãs - a frase atual de 40 anos atrás em "Desordem"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Gavin diz que Paulo Ricardo descobriu sua saída do RPM e entrada nos Titãs pela TV



