Frailty: Pesado e Agressivo
Por José Sinésio Rodrigues
Fonte: Frailty (site oficial)
Postado em 02 de março de 2020
Mesmo sendo uma colocação que todos já estão cansados de saber, sempre é bom salientar que as ex-repúblicas soviéticas se transformaram numa fonte de som pesado de primeira linha. Desta fonte tem jorrado bandas como as seminais ALKONOST, ANABIOZ e ARKONA, da Rússia, STONED JESUS e JINJER, da Ucrânia, DYSMITH, da Geórgia, ULYTAU, do Cazaquistão, VICIOUS CRUSADE, da Bielorrússia e METSATÖLL, da Estônia, entre uma infinidade de outras.
Há algum tempo, conheci outra banda proveniente de ex-república soviética: trata-se do grupo FRAILTY, de Riga, capital da Letônia, uma das chamadas Repúblicas Bálticas (lembrando que, da Letônia, temos a já conhecida SKYFORGER). Esta banda chamou minha atenção desde a primeira vez que a ouvi, não apenas pela excelente qualidade de suas músicas, mas também por executar um dos meus estilos favoritos dentro do Heavy Metal: o Doom Metal. E o FRAILTY executa aquele Doom Metal pesado, mesclado com Death Metal, cheio de agressividade, com vocal passeando entre o vomitadão e o sorumbático, além de possuir um instrumental executado com maestria. Se você é um desses aficionados por Doom Metal e quer curtir uma banda que domina o estilo com profissionalismo, o trabalho do FRAILTY se torna indispensável.
A banda foi formada em 2003 e lançou seu trabalho de estreia, uma demo, em 2007, trabalho este recheado com quatro músicas. Esta demo abria com a excelente faixa "Ariadne", uma das grandes criações da banda. Em abril de 2008, o grupo lançou seu primeiro álbum, batizado como Lost Lifeless Light e contendo nove músicas. As faixas "Ariadne" e "I Know Your Pain", contidas na demo lançada no ano anterior, foram incuídas no álbum. Doom Metal pesado, todas as músicas exalando ótima qualidade. Outro excelente trabalho lançado pelo grupo foi o álbum Melpomene, em 2012, também recheado com nove faixas. Este álbum, um dos melhores de toda a carreira do FRAILTY, trazia excelentes composições, como "Thundering Heights", "Wendigo", "Cold Sky" e a inigualável "Underwater". Em 2017, o FRAILTY lançou seu terceiro álbum de estúdio, um trabalho de nome Ways Of The Dead, recheado com dez músicas. O último trabalho lançado pelo FRAILTY foi um single, em 2018. A única música contida no trabalho, batizada como "The Cold Beyond", é um Doom Metal pesadão e agressivo, uma das melhores músicas já criadas pela banda.
Então é isso. Fica a dica: se você aprecia Doom Metal, procure conhecer imediatamente a barulheira do FRAILTY.
Discografia da banda Frailty:
*Promo 2007 - demo (2007)
*Lost Lifeless Lights - álbum (2008)
*Frailty - EP (2009)
*Silence Is Everything... - EP (2010)
*Melpomene - álbum (2012)
*With the Deep Ones I Descend - single (2017)
*The Beast of Babylon - single (2017)
*Ways of the Dead - álbum (2017)
*The Cold Beyond - single (2018)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Wacken Open Air está próximo e confirma 172 atrações em 4 dias de shows
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Formação da turnê "Ozzmosis", de Ozzy Osbourne, se reúne em disco de Joe Holmes
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O clássico do Pink Floyd que Bob Dylan disse a David Gilmour que ama
A música do Angra que foi "estragada" pela introdução, segundo Marco Antunes


A História Impopular dos Rolling Stones
System of a Down: casamento vai abaixo com "Toxicity", vídeo viraliza e Serj divulga
A fria relação do Ultraje a Rigor com as outras bandas da cena, segundo Roger Moreira
Lemmy: "Coleciono apenas material nazista, não as ideias"
Bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãs nos anos 90
O álbum de rock nacional anos 80 considerado o maior fracasso do grande produtor Liminha



