Moraes Moreira: músicos do Angra, Sepultura, Titãs e outros lamentam morte
Por Igor Miranda
Fonte: Instagram
Postado em 14 de abril de 2020
Diversos músicos de rock no Brasil lamentaram a morte de Moraes Moreira, cantor e compositor que se consagrou tanto com Os Novos Baianos quanto em carreira solo. O artista faleceu na última segunda-feira (13), aos 72 anos. A causa não foi divulgada, mas ele morreu dormindo, segundo o colega de banda, Paulinho Boca de Cantor.
Veja, abaixo, algumas homenagens feitas por músicos e bandas de rock no Brasil:
Angra: "É com tristeza que comunicamos o falecimento do cantor e compositor brasileiro Moraes Moreira; Nosso profundo sentimento aos amigos e família do cantor".
Andreas Kisser (Sepultura): "Descanse em paz mestre".
Titãs: "Estamos muito tristes com a morte do querido Moraes Moreira, eterno novo baiano, amigo e grande inspiração para todos nós. Descanse em paz".
Paulo Miklos (ex-Titãs): "Com todo o meu amor de fã, influência fundamental desde a adolescência, eu te agradeço, Moraes!! Tua sensibilidade, poesia e melodias, ficarão gravadas em nossos corações para sempre".
Branco Mello (Titãs): "Que tristeza a partida do querido Moraes".
João Gordo (Ratos de Porão): "JG e os Novos Baianos... descanse em paz seu Moraes Moreira".
Os Paralamas do Sucesso: "Muito triste o falecimento de Moraes Moreira, que sempre foi uma referência muito importante para os Paralamas! Ficam a saudade e o seu genial legado musical, tanto ao lado dos Novos Baianos, quanto em sua carreira solo".
Nando Reis (ex-Titãs): "Se houve um banda que fez minha cabeça foram Os Novos Baianos. Uso o plural porque não era só uma banda mas um bando de gente talentosa que, juntos, produziram a música que colou a tradição do samba com a cultura do rock. Acabo de saber da morte de Moraes Moreira e um raio de tristeza fulminou meu coração. Pedra rara de inspiração, compositor e violonista único de propriedades e estilos até então inimagináveis para aquilo que secretamente se suspeitava ser a vocação brasileira, Moraes é dono de uma obra divina. Junto com Galvão é autor de canções tão lindas e singulares, dupla que tem aquela mão cheia que estabelece padrões inaugurais e iluminam o futuro. Acabou Chorare e Novos Baianos Futebol Clube estão entre os discos mais espetaculares da música universal. Tenho por Moraes uma admiração daquelas que se compara a uma dívida, tal a quantidade de ensinamentos contidos nas suas melodias, no suíngue do violão, no timbre marcante de sua voz. Sou fã, admirador, um devoto de sua genialidade, e não há exagero algum no emprego desse adjetivo. A tristeza que sinto só se compara a grandeza de sua música. Deixo aqui meu beijo - junto com o beijo de minha família, toda ela agraciada pelo que ele nos deu, - à sua família. Obrigado, Moraes".
Roberto Frejat (ex-Barão Vermelho): "Querido Moraes. Aqui fica a alegria e a saudade de quem te conheceu".
Nação Zumbi: "Não haveria carnaval como conhecemos sem Moraes Moreira e suas composições eletrizantes. Muito obrigado pela gigantesca contribuição".
Lulu Santos: "Boa viagem, Moraes Moreira".
Samuel Rosa (Skank): "Sempre cantando... obrigado".
Evandro Mesquita (Blitz): "Em meio a tantas notícias terríveis que temos sido bombardeados todos os dias... Essa me levou a um knockdown, a partida do queridíssimo amigo e parceiro Moraes Moreira. Puxa... Quantas aventuras e histórias maravilhosas vivemos. Tive o prazer de frequentar o sítio dos Novos Baianos no Rio. Assistir aos ensaios no galinheiro do sítio onde o pau comia solto, com Moraes, Pepeu, Jorginho, Dadi, Baby, Paulinho Boca, Baixinho, Bolacha e o astral de Charles, Galvão, Marília, Marilhinha, Gato Félix e Felipe. Que som! Que onda! Que dias mágicos! Um dia na Bahia, Edinho, Lui e eu descemos a ladeira até o teatro Vila Velha, onde os Baianos fariam show e se aqueciam do lado de fora... quando viram a gente chegando duros e sorridentes, Moraes foi logo falando: 'Esse é meu centroavante!' E entramos felizes para mais incrível é inesquecível show dos nossos ídolos e amigos. Tive a honra de fazer um samba de breque com Moraes, 'Minhas Férias Com O Fantasma' (considero uma das mais legais que compus na vida), no disco Pintando o Oito do flamenguista querido. Discípulo de João, amigo de todo mundo, pai do amigo e tb parceiro Davi, Ciça. Daqui mando beijos emocionados pra eles e pra querida Marília. Fica na lembrança seu sorriso, seu suingue no violão brasileiríssimo, sua poesia e seu astral de ponta de lança desbravador e um dos abraços mais aconchegantes da MPB. Beijos para @davimoraesoficial @babydobrasiloficial @pepeugomesoficial @bocadecantor @dadi16 @jorginhogomesdrummer @pedrobaby e toda essa gente bronzeada que, graças a Deus, aprendeu a mostrar seu valor! O consolo é que gênios morrem dormindo e vão direto pro céu! Minha sinceras homenagens ao gigante gentil @moraesmoreiraoficial. E o resto é mar... Acabou Chorare".
Nascido em Ituaçu, na Bahia, Antônio Carlos Moraes Pires formou, com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, uma das bandas mais importantes do Brasil na década de 1970: Os Novos Baianos, responsável por trabalhos icônicos como "Acabou Chorare", de 1972, onde misturam elementos do rock e da MPB com samba, bossa nova, frevo e baião.
Em 1975, Moraes Moreira deu início a uma prolífica carreira solo, com dezenas de álbuns lançados. Ele voltou a se reunir com os Novos Baianos em 2015.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços


O dia que Raul Seixas tirou sarro de Moraes Moreira imitando o cantor: "Bahia virou isso"


