Tony Iommi: guitarrista fala sobre as músicas novas que está criando
Por Igor Miranda
Fonte: Eddie Trunk / Blabbermouth
Postado em 05 de maio de 2020
O Black Sabbath encerrou suas atividades em 2017, mas o guitarrista Tony Iommi não se aposentou. O músico revelou, em entrevista ao jornalista Eddie Trunk transcrita pelo Blabbermouth, que está compondo músicas para um novo álbum de estúdio.
Iommi disse que toca todas as noites e sempre grava alguma ideia com o uso do celular. "Não posso ter ninguém em casa por causa do isolamento social, mas estive trabalhando à distância com o engenheiro de som Mike Exeter, que já fez coisas com o Sabbath. Planejamos uma coisa e, obviamente, tudo mudou. Falei com ele hoje mesmo e tentaremos gravar pelo aplicativo Zoom, já que ele pode me gravar de qualquer jeito. Quando tudo isso acabar, vamos começar", afirmou.
O músico ainda não tem um direcionamento artístico planejado para essas novas canções, nem uma lista de participações especiais ou algo do tipo. "Não há nada determinado. Tenho algumas ideias. Algumas coisas grandes podem acontecer. Ainda estou gravando ideias no celular, com um violão ou guitarra, e copio para um CD. Ainda uso CDs, não sou muito tecnológico. Depois, vamos gravar baixo e bateria, aí vem a guitarra, e tentaremos fazer com que seja uma banda propriamente dita. Só aí vou pensar nos convidados, pois quero ter algo para apresentar", disse.
Tony relembrou que quando o Black Sabbath gravou seu último álbum, "13" (2013), a maior parte das ideias foram compostas por ele antes mesmo das gravações terem iniciado. "Quando mostrei as ideias, eu tinha uns três ou quatro CDs cheios de riffs. Mostrei a eles e pegamos os que eles mais gostavam, passando a formatar a partir dali", afirmou.
É comum que Iommi grave suas ideias para depois escolher, mas ele contou que não costuma resgatar material que sairia em outros trabalhos, já que novas ideias sempre aparecem. "Apesar disso, é o que preciso fazer agora (resgatar ideias). Preciso aproveitar a oportunidade agora, pois tenho que ficar em casa e posso olhar tudo o que tenho gravado. Tem tanta coisa, material de anos atrás", disse.
Os trechos da entrevista em questão podem ser ouvidos a seguir (em inglês, sem legendas):
Recentemente, em entrevista à Guitar World, Tony Iommi disse que tem bastante material inédito para gravar um novo álbum. O músico não sabe se o trabalho será feito no formato de colaboração, como os projetos feitos com Glenn Hughes, ou como um álbum solo, trazendo uma banda fixa ou vários músicos como convidados.
"Tenho um monte de coisas. Vivo dizendo para para Ralph (Baker), meu empresário: 'quero gravar isso de forma correta'. O engenheiro de som que trabalhou comigo por anos, Mike Exeter, foi trabalhar com outras coisas", disse ele, que também revelou que não pretende voltar a fazer turnês devido à idade avançada e saúde frágil - ele foi diagnosticado com um linfoma em 2012, que está em remissão desde 2016, mas que deve voltar, segundo seus médicos.
Iommi comentou que seu amigo Brian May, guitarrista do Queen, teve a oportunidade de conferir as ideias "brutas". "Brian May veio e eu dei a ele uns quatro ou cinco CDs com riffs. Ele falou para eu fazer um álbum com esse material, apenas lançar daquela forma mesmo. Eu respondi que não, pois queria fazer algo apropriado com o material", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
Soulfly já trabalha no próximo álbum de estúdio, revela Max Cavalera
Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
David Ellefson diz que continua amigo de Kiko Loureiro: "não se acovarda ao cancelamento"
O que Raul quis dizer com "Quando eu jurei meu amor, eu traí a mim mesmo" em "Medo da Chuva"?
A melhor música dos Beatles de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones


As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
Regis Tadeu detona nova de Tony Iommi: "Merda do tamanho da Torre de Babel"
A principal divergência criativa que Ozzy Osbourne tinha com Tony Iommi no Black Sabbath
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
Tony Iommi coloca o papo em dia com Ian Anderson durante almoço
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Tony Iommi e Geezer Butler não estavam a fim de fazer o último show do Black Sabbath
Guitarristas: os sete mais influentes de todos os tempos



