Tony Iommi: guitarrista fala sobre as músicas novas que está criando
Por Igor Miranda
Fonte: Eddie Trunk / Blabbermouth
Postado em 05 de maio de 2020
O Black Sabbath encerrou suas atividades em 2017, mas o guitarrista Tony Iommi não se aposentou. O músico revelou, em entrevista ao jornalista Eddie Trunk transcrita pelo Blabbermouth, que está compondo músicas para um novo álbum de estúdio.
Iommi disse que toca todas as noites e sempre grava alguma ideia com o uso do celular. "Não posso ter ninguém em casa por causa do isolamento social, mas estive trabalhando à distância com o engenheiro de som Mike Exeter, que já fez coisas com o Sabbath. Planejamos uma coisa e, obviamente, tudo mudou. Falei com ele hoje mesmo e tentaremos gravar pelo aplicativo Zoom, já que ele pode me gravar de qualquer jeito. Quando tudo isso acabar, vamos começar", afirmou.
O músico ainda não tem um direcionamento artístico planejado para essas novas canções, nem uma lista de participações especiais ou algo do tipo. "Não há nada determinado. Tenho algumas ideias. Algumas coisas grandes podem acontecer. Ainda estou gravando ideias no celular, com um violão ou guitarra, e copio para um CD. Ainda uso CDs, não sou muito tecnológico. Depois, vamos gravar baixo e bateria, aí vem a guitarra, e tentaremos fazer com que seja uma banda propriamente dita. Só aí vou pensar nos convidados, pois quero ter algo para apresentar", disse.
Tony relembrou que quando o Black Sabbath gravou seu último álbum, "13" (2013), a maior parte das ideias foram compostas por ele antes mesmo das gravações terem iniciado. "Quando mostrei as ideias, eu tinha uns três ou quatro CDs cheios de riffs. Mostrei a eles e pegamos os que eles mais gostavam, passando a formatar a partir dali", afirmou.
É comum que Iommi grave suas ideias para depois escolher, mas ele contou que não costuma resgatar material que sairia em outros trabalhos, já que novas ideias sempre aparecem. "Apesar disso, é o que preciso fazer agora (resgatar ideias). Preciso aproveitar a oportunidade agora, pois tenho que ficar em casa e posso olhar tudo o que tenho gravado. Tem tanta coisa, material de anos atrás", disse.
Os trechos da entrevista em questão podem ser ouvidos a seguir (em inglês, sem legendas):
Recentemente, em entrevista à Guitar World, Tony Iommi disse que tem bastante material inédito para gravar um novo álbum. O músico não sabe se o trabalho será feito no formato de colaboração, como os projetos feitos com Glenn Hughes, ou como um álbum solo, trazendo uma banda fixa ou vários músicos como convidados.
"Tenho um monte de coisas. Vivo dizendo para para Ralph (Baker), meu empresário: 'quero gravar isso de forma correta'. O engenheiro de som que trabalhou comigo por anos, Mike Exeter, foi trabalhar com outras coisas", disse ele, que também revelou que não pretende voltar a fazer turnês devido à idade avançada e saúde frágil - ele foi diagnosticado com um linfoma em 2012, que está em remissão desde 2016, mas que deve voltar, segundo seus médicos.
Iommi comentou que seu amigo Brian May, guitarrista do Queen, teve a oportunidade de conferir as ideias "brutas". "Brian May veio e eu dei a ele uns quatro ou cinco CDs com riffs. Ele falou para eu fazer um álbum com esse material, apenas lançar daquela forma mesmo. Eu respondi que não, pois queria fazer algo apropriado com o material", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps