Santos Film Fest: Filmes sobre rock no Festival Internacional de Cinema de Santos
Por André Azenha
Postado em 24 de setembro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, maior evento do gênero no litoral paulista tendo em vista os problemas causados pela pandemia e após conversa com os realizadores que inscreveram filmes este ano, decidiu realizar sua quinta edição de maneira totalmente online. O festival ocorrerá de 29 de setembro a 6 de outubro. A maioria dos filmes será disponibilizada gratuitamente na plataforma www.videocamp.com. Alguns filmes poderão ser conferidos no canal do festival. Serão quase 70 produções exibidas, entre curtas e longas-metragens, inéditos e de mostras retrospectivas.
Entre as mostras competitivas, este ano o festival realiza uma só voltada ao rock. Chamada "Hoje é Dia de Rock, Bebê!". "Santos tem uma tradição roqueira, foi chamada Califórnia Brasileira nos anos 70, é paldo para vários shows importantes há décadas e decidimos fazer esse recorte", explica o organizador do evento, André Azenha. Essa mostra contará com três que filmes, que concorrerão ao Troféu do Voto Popular para Melhor Filme de Rock. A votação para essa categoria acontecerá no Blog n Roll, do jornalista Lucas Krempel.
Filmes selecionados:
– "A Canção do Tempo" (Argentina, El Canto Del Tiempo, longa, documentário, de Mana García),
– "A Plebe é Rude" (SP, longa, documentário, de Diego da Costa e Hiro Ishikawa),
– "Os Caubóis do Apocalipse" (SP, longa, comédia, de Diego da Costa)
Para saber mais sobre as produções acesse:
https://santosfilmfest.com/programacao-2020/ficha-tecnica-dos-filmes/
Retrospectiva Wladimyr Cruz
O rock ainda estará presente na retrospectiva do cineasta santista Wladimyr Cruz. Wladimyr Cruz, O jornalista de música e fundador do site Zona Punk, é um nome bem conhecido no meio do Rock. E em sua carreira como cineasta tem homenageado grandes ícones da música pesada em longas documentais. A retrospectiva do diretor contará com os curtas "Dia de Feira" (2018), sobre a feira de cães, o suspense e terror ficcional "Shatan" (2019), além dos longas "Headbanger Voice – A História da Rock Brigade", documentário da pioneira revista sobre heavy metal que teve sua avant-première no Santos Film Fest de 2017, e "Califórnia Brasileira", dirigido ao lado de Rodiney Assunção e sobre a cena punk e hardcore de Santos nos anos 1990. Todos estes filmes também ficarão disponíveis de 29 de setembro à manhã de 6 de outubro em www.videocamp.com.
SOBRE O 5º SANTOS FILM FEST
O 5º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é organizado pelo CineZen Cultural, coordenado por André Azenha e Paula Azenha, tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santos e apoios da Videocamp, Sesc Santos, UniSantos, Associação dos Artistas e Histórias do Cinema.
O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, maior evento do gênero no litoral paulista tendo em vista os problemas causados pela pandemia e após conversa com os realizadores que inscreveram filmes este ano, decidiu realizar sua quinta edição de maneira totalmente online. O festival ocorrerá de 29 de setembro a 6 de outubro. A maioria dos filmes será disponibilizada gratuitamente na plataforma www.videocamp.com. Alguns filmes poderão ser conferidos no canal do festival. Serão quase 70 produções exibidas, entre curtas e longas-metragens, inéditos e de mostras retrospectivas.
Inicialmente, o festival celebraria os 25 anos da Retomada do Cinema Brasileiro. Mas com o desmonte da cultura e, consequentemente, do cinema, e a paralização de grande parte da produção audiovisual do país em virtude da pandemia, o tema passa a ser "De Retomada à Retomada: Resistiremos!".
HOMENAGEADOS
Em virtude disso, uma das produções clássicas exibidas será "Lamarca", filme de 1994 dirigido por Sergio Rezende e estrelado por Paulo Betti. "Sabíamos que, naquele momento, éramos a única equipe filmando no Brasil", relembra Paulo. Tanto Paulo quanto Sergio receberão homenagens do festival.
Paulo receberá o Troféu Luciano Quirino. De sua carreira cinematográfica, além de "Lamarca" (1994), serão exibidos "Cafundó" (2005), dirigido por Paulo e Clóvis Bueno, e "A Fera na Selva" (2017), estrelado e dirigido por Paulo ao lado de Eliane Giardini e Lauro Escorel. Este último filme foi um dos destaques na edição de 2018 do Santos Film Fest. Cada um dos três longas terá uma sessão, cujas data e horário serão anunciadas nos próximos dias.
Sergio Rezende será homenageado por sua trajetória como diretor e por sua contribuição ao cinema nacional. Ambos participarão de lives no dia da abertura, 29 de setembro, bem como a diretora e atriz Julia Katharine, que receberá o Troféu Ondina Clais.
"Paulo tem uma longa carreira e uma ligação especial com Santos, trabalhou junto de grandes artistas do município. Sergio filmou biografias de nomes importantes da nossa história, E Julia é das cineastas e artistas de cinema de mais destaque da nova geração. Assim celebramos profissionais de destaque de diferentes épocas", ressalta André.
Julia KatharIne a primeira mulher transexual com um filme lançado em circuito comercial, com seu trabalho em "Tea For Two". O curta conta a história de Silvia, uma cineasta que passa por um momento de crise e é surpreendida pela ex-esposa, Isabel. Além do roteiro e direção, Julia atua na obra como a personagem Isabela. "Lembro Mais dos Corvos" é o longa que estrelou e roteirizou em parceria com o diretor Gustavo Vinagre. Por sua atuação no filme, a atriz recebeu na Mostra de Tiradentes de 2018 o troféu Helena Ignez, que é dedicado a mulheres atuantes em quaisquer funções criativas. O filme recebeu o Prêmio Humanitário no 4º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, em 2019. Julia esteve presente no festival para sessão dupla das duas produções. Ambos os trabalhos serão exibidos na programação.
Dia 29 de setembro, uma terça-feira, depois das 19h, nas redes sociais do evento, a abertura será uma superlive com as presenças dos três homenageados mais os atores Luciano Quirino e Ondina Clais, respectivamente padrinho e madrinha do festival.
Outras informações:
www.santosfilmfest.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps