Deep Purple: Steve Morse conta os muitos segredos de sua sua lendária guitarra azul
Por Mauro Cestarolli
Postado em 26 de outubro de 2020
STEVE MORSE, o guitarrista do DEEP PURPLE há mais de 26 anos, detalhou em recente aparição no "Rockin' Metal Revival", os segredos escondidos por trás de sua lendária guitarra azul.
Na entrevista transcrita pela "Ultimate Guitar", Morse foi questionado sobre como surgiu a idéia para uma guitarra que utiliza quatro captadores, uma vez que o padrão da industria de guitarras é normalmente utilizar menos captadores (para os não familiarizados com o assunto, um captador de guitarra é o artefato responsável por captar e converter as vibrações mecânicas das cordas da guitarra em sinais elétricos, afim de que possam ser processadas por amplificadores ou mesas de som).
O músico que é reconhecido por sua preciosidade técnica, não poderia ter respondido de outra forma ao questionamento. Ele disse (com algumas modificações):
"Sim, quatro captadores! Eu normalmente não dou respostas curtas para perguntas que me fazem, mas vou tentar fazer isso agora. Originalmente, eu tinha uma ‘Telecaster’ (um modelo de guitarra que tem um timbre sonoro mais seco, um pouco agressivo e anasalado, e que combina muito com a sonoridade do blues e do country rock), e também tinha uma ‘Stratocaster’ (uma guitarra com timbre mais versátil, que se adequa mais facilmente a qualquer tipo de música), mas eu não conseguia produzir um som encorpado e pesado.
Sim, eu tive um ‘Telecaster’ com um captador da ‘Humbucker’ recém colocado nela. E eu pensei, 'Gosto desse som ruim que se assemelha às guitarras da Gibson, mas também gosto do que a Stratocaster pode fazer.'
Então eu tirei o braço da minha ‘Stratocaster’, e coloquei na ‘Telecaster’, criando assim um novo espaço para trabalhar, enriquecido também pela troca do captador original ‘Telecaster’ por um ‘Humbucker’ da ‘Fender’.
E isso, tornou-se o meu ‘Frankenstein’ que toquei por tantos anos com os DIXIE DREGS, você sabia? E o lance da nova assinatura sonora que criei, gerou convites de fabricantes de guitarras para desenvolver algo juntos….mas eu simplesmente não queria lidar com essas coisas.
Por fim, me perguntaram se estaria tudo bem, venderem uma nova linha de guitarras com minhas idéias, e eu disse sim. Então, depois de alguns protótipos, melhoramos minha guitarra até o ponto em que eu estava tocando apenas com aquela guitarra. Eu autografei as primeiras 50 unidades fabricadas e até hoje, essas guitarras são fabricadas artesanalmente, apesar de serem feitas atualmente em uma fábrica. ", finalizou Morse.
Apesar do guitarrista ser muito conhecido após a entrada para o DEEP PURPLE em 1994, sua carreira anterior com a banda DIXIE DREGS registrou alguns dos momentos mais emblemáticos da história do rock, com músicas que transitam do rock progressivo ao jazz, passando pelo country rock experimental. Alguns exemplos disso, estão registrados no desbravador álbum "The Great Spectacular" (1975) e também nos aclamados "What If" (1978) e "Stranger Than Paradise (1979).
Ouça um pouco da carreira de STEVE MORSE na fase anterior ao DEEP PURPLE, nesta compilação abaixo.
FONTE: Ultimate Guitar
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/steve_morse_talks_why_classic_fender__gibson_guitars_werent_quite_right_for_him_explains_how_four-pickup_guitar_came_to_be.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"

Ritchie Blackmore revela traço pouco conhecido da personalidade de Jeff Beck
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
O álbum clássico do Deep Purple dos anos 1960 que Ritchie Blackmore acha insosso
Primeira-ministra do Japão fala de Sabbath, Maiden e Purple no podcast do Babymetal
Lars Ulrich revela a música do Deep Purple que o marcou para sempre na infância
O melhor álbum ao vivo de todos os tempos, segundo Bruce Dickinson
Glenn Hughes se arrepende até hoje de ter deixado o Trapeze
O melhor álbum que Glenn Hughes gravou com o Deep Purple, de acordo com o próprio
George Harrison assistiu show do Deep Purple e achou "muito engraçado"
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história


