Deep Purple: Steve Morse conta os muitos segredos de sua sua lendária guitarra azul
Por Mauro Cestarolli
Postado em 26 de outubro de 2020
STEVE MORSE, o guitarrista do DEEP PURPLE há mais de 26 anos, detalhou em recente aparição no "Rockin' Metal Revival", os segredos escondidos por trás de sua lendária guitarra azul.
Na entrevista transcrita pela "Ultimate Guitar", Morse foi questionado sobre como surgiu a idéia para uma guitarra que utiliza quatro captadores, uma vez que o padrão da industria de guitarras é normalmente utilizar menos captadores (para os não familiarizados com o assunto, um captador de guitarra é o artefato responsável por captar e converter as vibrações mecânicas das cordas da guitarra em sinais elétricos, afim de que possam ser processadas por amplificadores ou mesas de som).
O músico que é reconhecido por sua preciosidade técnica, não poderia ter respondido de outra forma ao questionamento. Ele disse (com algumas modificações):
"Sim, quatro captadores! Eu normalmente não dou respostas curtas para perguntas que me fazem, mas vou tentar fazer isso agora. Originalmente, eu tinha uma ‘Telecaster’ (um modelo de guitarra que tem um timbre sonoro mais seco, um pouco agressivo e anasalado, e que combina muito com a sonoridade do blues e do country rock), e também tinha uma ‘Stratocaster’ (uma guitarra com timbre mais versátil, que se adequa mais facilmente a qualquer tipo de música), mas eu não conseguia produzir um som encorpado e pesado.
Sim, eu tive um ‘Telecaster’ com um captador da ‘Humbucker’ recém colocado nela. E eu pensei, 'Gosto desse som ruim que se assemelha às guitarras da Gibson, mas também gosto do que a Stratocaster pode fazer.'
Então eu tirei o braço da minha ‘Stratocaster’, e coloquei na ‘Telecaster’, criando assim um novo espaço para trabalhar, enriquecido também pela troca do captador original ‘Telecaster’ por um ‘Humbucker’ da ‘Fender’.
E isso, tornou-se o meu ‘Frankenstein’ que toquei por tantos anos com os DIXIE DREGS, você sabia? E o lance da nova assinatura sonora que criei, gerou convites de fabricantes de guitarras para desenvolver algo juntos….mas eu simplesmente não queria lidar com essas coisas.
Por fim, me perguntaram se estaria tudo bem, venderem uma nova linha de guitarras com minhas idéias, e eu disse sim. Então, depois de alguns protótipos, melhoramos minha guitarra até o ponto em que eu estava tocando apenas com aquela guitarra. Eu autografei as primeiras 50 unidades fabricadas e até hoje, essas guitarras são fabricadas artesanalmente, apesar de serem feitas atualmente em uma fábrica. ", finalizou Morse.
Apesar do guitarrista ser muito conhecido após a entrada para o DEEP PURPLE em 1994, sua carreira anterior com a banda DIXIE DREGS registrou alguns dos momentos mais emblemáticos da história do rock, com músicas que transitam do rock progressivo ao jazz, passando pelo country rock experimental. Alguns exemplos disso, estão registrados no desbravador álbum "The Great Spectacular" (1975) e também nos aclamados "What If" (1978) e "Stranger Than Paradise (1979).
Ouça um pouco da carreira de STEVE MORSE na fase anterior ao DEEP PURPLE, nesta compilação abaixo.
FONTE: Ultimate Guitar
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/steve_morse_talks_why_classic_fender__gibson_guitars_werent_quite_right_for_him_explains_how_four-pickup_guitar_came_to_be.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
O inesperado baterista mais influente dos últimos 30 anos, segundo Billy Corgan
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
O cantor country rejeitado por Nashville que encontrou seu público nos clubes punk
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
Aerosmith realiza segundo show comemorativo; veja setlist, convidados e vídeos
Os 11 álbuns de metal conceitual mais assustadores da história, segundo a Loudwire

Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
Deep Purple lança vídeo oficial da música "Splat!"
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Como Black Sabbath e Deep Purple entraram escondidos num dos maiores festivais da história
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore e Ian Paice
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história


