Steel Panther: por que Eddie Van Halen foi melhor que Malmsteen, segundo Satchel
Por Igor Miranda
Postado em 21 de outubro de 2020
O guitarrista Satchel, do Steel Panther, falou sobre o lendário Eddie Van Halen em entrevista ao podcast "Talk is Jericho". Toda a banda é bastante influenciada pelo trabalho do Van Halen e de Eddie, que faleceu no último dia 6 de outubro.
Durante o bate-papo, transcrito pelo Ultimate Guitar, Satchel destacou, inicialmente, que ele e o vocalista Michael Starr tiveram uma banda cover de Van Halen por anos. Ele contou, também, que se surpreendeu quando ouviu a instrumental "Eruption", do Van Halen, pela primeira vez, quando tinha por volta de 7 anos de idade.
"Eu nem sabia como uma guitarra poderia soar. Claro, aquilo foi parte do que me fez virar um guitarrista. É estranho, pois nunca conversei com Eddie, nunca o conheci pessoalmente, mas ele é uma parte tão grande da minha vida, desde o meu início na música", afirmou.
Em seguida, o integrante do Steel Panther fez uma comparação entre Eddie Van Halen e outro gigante da guitarra, Yngwie Malmsteen. "Eddie não era só um grande guitarrista. Durante meu aprendizado na música, percebi que uma das razões que me faz colocar Eddie acima de Yngwie Malmsteen é: Yngwie é um grande guitarrista, mas Eddie não era só isso. Ele também era um grande compositor e músico", disse.
Satchel apontou que todas as músicas do Van Halen traziam uma preocupação com todas as partes, não apenas os solos. "Ele cuidava de todos os trechos, todas as bases. No começo de Eddie, ouvindo suas gravações antigas - não havia guitarrista melhor do que aquele, na minha opinião. Ele era incendiário. Tinha muita atitude. O timbre dele era tão limpo. Muitos jamais conseguiriam tocar naqueles equipamentos com tanta agressividade e atitude", afirmou.
Por fim, o guitarrista apontou que Eddie era "técnico, mas também um grande performer". "Ele nem precisava se concentrar. Quantos guitarristas que você já viu sorrindo como Eddie e tocando enquanto faz aquilo parecer tão fácil? Era fácil para ele. Isso era estonteante. Era como se ele risse de todos nós, tipo: 'vocês nunca vão conseguir fazer isso daqui'", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps