Steel Panther: por que Eddie Van Halen foi melhor que Malmsteen, segundo Satchel

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

O guitarrista Satchel, do Steel Panther, falou sobre o lendário Eddie Van Halen em entrevista ao podcast "Talk is Jericho". Toda a banda é bastante influenciada pelo trabalho do Van Halen e de Eddie, que faleceu no último dia 6 de outubro.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Durante o bate-papo, transcrito pelo Ultimate Guitar, Satchel destacou, inicialmente, que ele e o vocalista Michael Starr tiveram uma banda cover de Van Halen por anos. Ele contou, também, que se surpreendeu quando ouviu a instrumental "Eruption", do Van Halen, pela primeira vez, quando tinha por volta de 7 anos de idade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Eu nem sabia como uma guitarra poderia soar. Claro, aquilo foi parte do que me fez virar um guitarrista. É estranho, pois nunca conversei com Eddie, nunca o conheci pessoalmente, mas ele é uma parte tão grande da minha vida, desde o meu início na música", afirmou.

Em seguida, o integrante do Steel Panther fez uma comparação entre Eddie Van Halen e outro gigante da guitarra, Yngwie Malmsteen. "Eddie não era só um grande guitarrista. Durante meu aprendizado na música, percebi que uma das razões que me faz colocar Eddie acima de Yngwie Malmsteen é: Yngwie é um grande guitarrista, mas Eddie não era só isso. Ele também era um grande compositor e músico", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Satchel apontou que todas as músicas do Van Halen traziam uma preocupação com todas as partes, não apenas os solos. "Ele cuidava de todos os trechos, todas as bases. No começo de Eddie, ouvindo suas gravações antigas - não havia guitarrista melhor do que aquele, na minha opinião. Ele era incendiário. Tinha muita atitude. O timbre dele era tão limpo. Muitos jamais conseguiriam tocar naqueles equipamentos com tanta agressividade e atitude", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por fim, o guitarrista apontou que Eddie era "técnico, mas também um grande performer". "Ele nem precisava se concentrar. Quantos guitarristas que você já viu sorrindo como Eddie e tocando enquanto faz aquilo parecer tão fácil? Era fácil para ele. Isso era estonteante. Era como se ele risse de todos nós, tipo: 'vocês nunca vão conseguir fazer isso daqui'", concluiu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


New York Times: os 100 melhores covers de todos os temposNew York Times
Os 100 melhores covers de todos os tempos

Freedom of Expression: o tema do Globo RepórterFreedom of Expression
O tema do Globo Repórter


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

GooAdHor Goo336 Cli336 Goo336 Goo336