Júpiter Maçã: biografia ganhará reedição ampliada
Por Henrique Inglez de Souza
Postado em 31 de janeiro de 2021
"Júpiter Maçã: a Efervescente Vida & Obra" ganhará edição revisada e estendida em breve. A pré-venda do livro começou no dia 26 de janeiro, aniversário do biografado. Se estivesse vivo, Flávio Basso – também conhecido como Júpiter Maçã, Jupiter Apple e Woody Apfel – faria 53 anos.
Escrita pelos jornalistas Cristiano Bastos e Pedro Brandt, a obra saiu originalmente em 2018. Porém, após duas tiragens esgotadas, o título tornou-se uma espécie de tesouro em sebos e na internet. A versão 2021 virá engordado por extras suculentos.
Além de três cadernos de fotos coloridas, haverá textos com passagens ocorridas nos últimos dois anos e pontos obscurecidos na primeira edição. Um destes, segundo Bastos, diz respeito à polêmica música "Estupro com Carinho", lançada na fita cassete conhecida como "Vortex Demo", dos CASCAVELLETES.
"A letra serviu para alimentar inflamadas discussões a respeito tanto de ética quanto de estética envolvendo essa canção, que, por sinal, era de sua autoria." O autor acrescenta ter descoberto um bootleg ao vivo dos CASCAVELLETES, cujo repertório fecha com a citada música.
O pacote de novidades da biografia inclui ainda projeto gráfico repaginado para a capa e posfácio de Bento Araújo (editor da revista Poeira Zine e autor da trilogia "Lindo Sonho Delirante: 100 Discos Psicodélicos do Brasil (1968-1975)".
A pré-venda segue até 23 de abril, e quem aproveitá-la terá a chance de escolher um dos cinco modelos de capas preparados. Também levará uma coleção com cinco cartões-postais estampados pelos layouts de todas as capas. As informações estão disponíveis na página do livro no Facebook (Facebook.com/JupiterVidaEObra).
"Júpiter Maçã: a Efervescente Vida & Obra" retrata a inquietude desse ícone gaúcho. Um cara que conheceu o mainstream e imperou no underground do rock nacional. Em 500 páginas, o livro oferece riqueza de detalhes e vasculha aspectos inéditos de temas como gravações, acertos e derrapadas, alcoolismo, paranoia e a morte precoce do único filho.
A devoção à própria arte colocava, e mantém, Júpiter Maçã fora da caixinha do prosaico. Exemplos dessa excentricidade criativa, não faltam. Entre estes estão bandas que criou, como o TNT e os CASCAVELLETES, as quais, segundo Cristiano Bastos, continuam adoradas por um público que se renova geração após geração no Brasil.
"Ele torceu e retorceu a psicodelia mod sessentista em plena década de 1990, trazendo-a para o presente, mirando, na verdade, o futuro. Um artista multifacetado que cometeu, sim, seus pecados. Porém, sua obra musical sobrepuja os eventuais tropeços dentro e fora dos palcos", acredita.
Parentes, músicos, amigos e conhecidos deram relatos. Ajudaram os autores a traçarem um fiel documento sobre a vida e a obra de Júpiter Maçã. A morte precoce do artista veio em dezembro de 2015, no alto de seus 47 anos de idade. Entretanto, o legado permanece cultuado sem prazo de validade.
"Flávio Basso teve como grande farol a prolífica capacidade de imaginar. Imaginação que, certas vezes, também lhe custou inúmeras polêmicas", analisa Bastos. "Mais até do que Syd Barrett, com o qual é comumente comparado, foi um cronista por excelência. Ou um excelente cronista. Sua visão da arte e do mundo, seu peculiar senso de humor e, por que não, suas loucuras, hoje em dia, fazem muita falta na música pop brasileira. Morreu cedo, mas fez muito. Ave Júpiter!"
E MAIS
"100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho" – A segunda edição da biografia de Júpiter Maçã é uma das ocupações atuais de Cristiano Bastos (um dos autores de "Gauleses Irredutíveis – Causos e Atitudes do Rock Gaúcho" e das biografias "Julio Reny – Histórias de Amor & Morte" e "Nelson Gonçalves – o Rei da Boemia".
Ao lado do designer gráfico Rafael Cony, o jornalista prepara o livro "100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho". São resenhas de discos selecionados por um corpo de 100 figurões da música (gaúcha e nacional). Uma campanha de financiamento coletivo está em andamento na plataforma Catarse, para o projeto. Para saber mais detalhes e conhecer as recompensas oferecidas, acesse o link abaixo.
https://www.catarse.me/100GrandesAlbunsDoRockGaucho
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps