Júpiter Maçã: biografia ganhará reedição ampliada
Por Henrique Inglez de Souza
Postado em 31 de janeiro de 2021
"Júpiter Maçã: a Efervescente Vida & Obra" ganhará edição revisada e estendida em breve. A pré-venda do livro começou no dia 26 de janeiro, aniversário do biografado. Se estivesse vivo, Flávio Basso – também conhecido como Júpiter Maçã, Jupiter Apple e Woody Apfel – faria 53 anos.
Escrita pelos jornalistas Cristiano Bastos e Pedro Brandt, a obra saiu originalmente em 2018. Porém, após duas tiragens esgotadas, o título tornou-se uma espécie de tesouro em sebos e na internet. A versão 2021 virá engordado por extras suculentos.
Além de três cadernos de fotos coloridas, haverá textos com passagens ocorridas nos últimos dois anos e pontos obscurecidos na primeira edição. Um destes, segundo Bastos, diz respeito à polêmica música "Estupro com Carinho", lançada na fita cassete conhecida como "Vortex Demo", dos CASCAVELLETES.
"A letra serviu para alimentar inflamadas discussões a respeito tanto de ética quanto de estética envolvendo essa canção, que, por sinal, era de sua autoria." O autor acrescenta ter descoberto um bootleg ao vivo dos CASCAVELLETES, cujo repertório fecha com a citada música.
O pacote de novidades da biografia inclui ainda projeto gráfico repaginado para a capa e posfácio de Bento Araújo (editor da revista Poeira Zine e autor da trilogia "Lindo Sonho Delirante: 100 Discos Psicodélicos do Brasil (1968-1975)".
A pré-venda segue até 23 de abril, e quem aproveitá-la terá a chance de escolher um dos cinco modelos de capas preparados. Também levará uma coleção com cinco cartões-postais estampados pelos layouts de todas as capas. As informações estão disponíveis na página do livro no Facebook (Facebook.com/JupiterVidaEObra).
"Júpiter Maçã: a Efervescente Vida & Obra" retrata a inquietude desse ícone gaúcho. Um cara que conheceu o mainstream e imperou no underground do rock nacional. Em 500 páginas, o livro oferece riqueza de detalhes e vasculha aspectos inéditos de temas como gravações, acertos e derrapadas, alcoolismo, paranoia e a morte precoce do único filho.
A devoção à própria arte colocava, e mantém, Júpiter Maçã fora da caixinha do prosaico. Exemplos dessa excentricidade criativa, não faltam. Entre estes estão bandas que criou, como o TNT e os CASCAVELLETES, as quais, segundo Cristiano Bastos, continuam adoradas por um público que se renova geração após geração no Brasil.
"Ele torceu e retorceu a psicodelia mod sessentista em plena década de 1990, trazendo-a para o presente, mirando, na verdade, o futuro. Um artista multifacetado que cometeu, sim, seus pecados. Porém, sua obra musical sobrepuja os eventuais tropeços dentro e fora dos palcos", acredita.
Parentes, músicos, amigos e conhecidos deram relatos. Ajudaram os autores a traçarem um fiel documento sobre a vida e a obra de Júpiter Maçã. A morte precoce do artista veio em dezembro de 2015, no alto de seus 47 anos de idade. Entretanto, o legado permanece cultuado sem prazo de validade.
"Flávio Basso teve como grande farol a prolífica capacidade de imaginar. Imaginação que, certas vezes, também lhe custou inúmeras polêmicas", analisa Bastos. "Mais até do que Syd Barrett, com o qual é comumente comparado, foi um cronista por excelência. Ou um excelente cronista. Sua visão da arte e do mundo, seu peculiar senso de humor e, por que não, suas loucuras, hoje em dia, fazem muita falta na música pop brasileira. Morreu cedo, mas fez muito. Ave Júpiter!"
E MAIS
"100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho" – A segunda edição da biografia de Júpiter Maçã é uma das ocupações atuais de Cristiano Bastos (um dos autores de "Gauleses Irredutíveis – Causos e Atitudes do Rock Gaúcho" e das biografias "Julio Reny – Histórias de Amor & Morte" e "Nelson Gonçalves – o Rei da Boemia".
Ao lado do designer gráfico Rafael Cony, o jornalista prepara o livro "100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho". São resenhas de discos selecionados por um corpo de 100 figurões da música (gaúcha e nacional). Uma campanha de financiamento coletivo está em andamento na plataforma Catarse, para o projeto. Para saber mais detalhes e conhecer as recompensas oferecidas, acesse o link abaixo.
https://www.catarse.me/100GrandesAlbunsDoRockGaucho
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Jax Teller, do Sons of Anarchy, escolhe o maior álbum de todos os tempos
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades




