Garotas no Rock: 18 bandas que você precisa ouvir
Por João Petrucci
Postado em 02 de janeiro de 2021
Gosta de Nightwish? Acredita que aquele som do Evanescence que você ouviu em 2003 foi algo inédito no metal? Então o vídeo abaixo é para você: Listamos 18 bandas que você precisa ouvir!
Aos fãs de Gothic Metal, selecionamos duas bandas com a mesma vocalista (Anna Dust): Decadence Lust e The Lust - ambas da Rússia. Inclusive, The Lust gravou um album de covers (Lustration, 2019) contendo grandes clássicos de bandas do estilo, como Theatre of Tragedy e Paradise Lost.
Pretty Reckless - Mais Novidades
Se o estilo for o melhor Hard Rock, colocamos duas excelentes opções: A primeira é o The Black Mirrors, uma banda belga liderada pela vocalista Marcella di Troia (dona de uma voz poderosíssima). Outra banda que se destaca é a americana The Pretty Reckless, que faz um Rock And Roll Pesado com grandes influências do Gothic Rock anos 80, do Blues Rock e do Hard Setentista. A vocalista é a famosa atriz Taylor Momsen (Gossip Girls) - uma das vozes mais fortes e de maior personalidade do Rock Pesado atual.
Já no estilo Metal, escolhemos algumas bandas que estão fazendo um excelente trabalho. A começar, abrimos o video com a maravilhosa banda suiça Cellar Darling, que conta com a vocalista irlandesa Anna Murphy (ex-Eluveitie) - também toca Hurdy Gurdy. O Cellar Darling é uma banda que alterna atmosferas diferentes criadas pelo o Hurdy Gurdy de Anna, contrapondo-se às guitarras pesadas de Ivo Henzi e à bateria perfeita de Merlin Sutter (ambos também rescindentes do Eluveitie). O Beyond the Black também é outro caso de grande realidade como banda. Liderados pela talentosa e jovem multi-instrumentalista Jennifer Haben (25 anos!), os alemães já gravaram quatro álbuns de estúdio (Songs of Love and Death, de 2015; Lost in Forever, de 2016; Heart of Hurricane, de 2018; e Horizons, de 2020). Haben é um talento nato, que ficou conhecida desde ainda muito jovem na Alemanha, por participar do Disnney Channel local. Pianista desde os 6 anos, trocou a música pop e o showbusiness por aquilo que ama, o Metal. Foi assim que formou esta banda de Metal Sinfônico, logo encarando um Wacken Open Air sem o menor receio de estar ao lado de grandes nomes do Metal, como Scorpions e Within Temptation. O Altherya é uma banda francesa que aposta no Metal Tradicional, com fortíssimas influências do Iron Maiden e Judas Priest ao progressivo de Dream Theater e Symphony X. A atual vocalista é a promessa Lorena Marino, que tem um grande potencial vocal - com certeza, será ainda mais lapidado em lançamentos futuros (por ora, a banda conta somente com o excelente álbum New Dawn, lançado em 2019). Moonlight Haze é uma banda italiana formada pela vocalista Chiara Tricarico (ex-Temperance, ex-Teodasia). Faz um Metal Sinfônico que vai acertar em cheio fãs de Nightwish e Within Temptation. Da Alemanha, o Enemy Inside é outra banda recém formada que lançou um belíssimo primeiro álbum de estúdio, Phoenix. 90% do destaque vai para a precisa e afinadíssima voz da vocalista Natassja Giulia. Por fim, citamos o Amaranthe, banda suéca que tem ganhado destaque nos últimos anos por misturar Metal Sinfônico com vocais diversos, dos quais o maior destaque é o estilo Pop da ótima vocalista Elyse Ryd.
Duas curiosidade: A banda Black Sun lançou um single contando com a vocalista Netta Dalberg (do Smackbound), a qual fez participação especial em uma banda com vocal masculino apenas. O outro caso curioso é da veterana banda de Power Metal francesa Nightmare, que agora conta com uma frontwoman, Madie. Ela é a segunda garota a assumir os vocais da banda, que trocou os vocais masculino, preexistentes desde os anos 80, por uma vocalista em 2015 (a primeira vocalista se chamava Maggy Luyten).
Após os clássicos The Gathering, Tristania, Nightwish, Evanescence, After Forever, Theatre of Tragedy, Sirenia, Lacuna Coil, Epica e muitas outras (como o Delain, conhecida de muitos mas citada no video - exatamente por este motivo: pouco citada pela mídia!), há nos últimos anos excelentes lançamentos que a grande mídia pouco destaca. Vale a pena ouvir um pouco de tudo, sempre visando aos bons álbuns para uma ótima experiência musical.
Faltou alguma banda que O AUTOR precisa ouvir? Deixa nos comentários!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps