Matakabra: revivendo metal pernambucano dos anos 2000 com lançamento de "Unknown"
Por Tathianna Nunes - Pantim Comunicação
Fonte: Pantim Comunicação
Postado em 22 de fevereiro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A banda de metal recifense Matakabra lançou na sexta-feira (19) o seu novo single "Unknown''. A música é um cover em homenagem à banda Hanagorik, grupo de grande influência na cena do metal pernambucano nos anos 2000. Esse será o primeiro cover lançado pela Matakabra e fará parte do DVD "Ao vivo no Abril Pro Rock", que sairá em abril.
Formada por Rafael Coutinho, Theo Espíndola, Fernando Marques e Rodrigo Costa, Matakabra vem construindo uma carreira sólida e diversa desde 2015. Com uma série de turnês em seu currículo, a banda já foi escalada em festivais como o Grito Rock João Pessoa (2018), Abril Pro Rock (2018) e Garage Sounds (2018/19).
A Matakabra se preocupa bastante com a mensagem enviada em suas letras, sendo cada uma um manifesto particular. Com o "Prole" (2016), fez crítica dura às desigualdades sociais e a relação entre o Estado e a mídia. O lançamento rendeu a Prole Maldita Tour, sequência com mais de 20 shows espalhados em sete estados do Nordeste.
Com "Marginal" (2017), seu segundo trabalho em estúdio, deu continuidade a ideologia trazida no disco de estreia, dessa vez voltava-se ao discurso antirracista, denunciando a crise social, moral e política que já se desenhava na época. Lançado no Dia da Consciência Negra, teve seu auge com o lançamento do curta metragem "Ogum no Açoite" (2019).
A preocupação com a recepção adequada das suas mensagens rendeu um resultado prático. Todo o material audiovisual do grupo passa a incluir legendas. O objetivo é que até quem não está acostumado com o som gutural, típico do metal, consiga entender o que está sendo dito para que as discussões tão importantes levantadas atinjam todo público possível.
Hanagorik - Reunida no ano de 1991 em Surubim, agreste de Pernambuco, surgiu a Hanagorik. O grupo conseguiu expandir seu sucesso para muito além das fronteiras estaduais. Em 2000 fez sua primeira turnê internacional, tocando em eventos importantes na Europa como a "Expo Hannover 2000" e "Hanf Parade 2000", no qual se apresentou para mais de cinco mil pessoas nas ruas de Berlim. Em 2002 retornou à Europa para uma segunda turnê, ocasião em que lançou o CD "For kids with some problems", abrangendo a Áustria e Bélgica além da Alemanha. No ano seguinte, a banda lançou o álbum "The caravan". Com uma trajetória bem-sucedida e respeitada, o grupo se consagrou de vez como um dos grandes representantes do metal nacional, tocando em palcos com bandas como Sepultura, Stratovarius, Shaman, Paul D'ianno e Six Feet Under.
Matakbra:
https://www.facebook.com/matakabra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
Para George Lynch, Dokken poderia ter sido tão grande quanto Mötley Crüe e Bon Jovi
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
O show do Dream Theater que virou disco ao vivo - e deixou Mike Portnoy passando mal
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil

A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo
Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)
Como entrar em contato com o site Whiplash.Net?
Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"
"Como eles ficarão putos se são bilionários?", diz líder do Destruction sobre Metallica


