Alex Gregorio: lançamento do single "Livrem-se das armas, armem-se livros!"
Por Alex Gregorio
Postado em 23 de março de 2021
O multi-instrumentista e poeta ALEX GREGORIO lança seu segundo single esse ano. Dessa vez resolver reclamar também... o rock como nos velhos tempos... rock útil...
Este heavy metal sinfônico, inicia-se com um ditado atribuído aos iluministas Voltaire e Diderot, mas que tem sua origem nas confissões do abade francês Jean Meslier (1664-1729). Ao longo dos séculos, o dito foi recriado sem cessar por gente dos mais variados espectros ideológicos, a partir da seguinte formulação: "O homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre." Uma variação da famosa frase foi utilizada também pelo movimento anarquista onde prega uma sociedade sem Estado ou religião. "O que urge a fazer é enforcar o último rei com as tripas do último frade" . A letra da canção prossegue lamentando-se das injustiças violentas. O refrão é simultaneamente um apelo ao estímulo à leitura e ao desarmamento bélico. Para engrossar o coro, Alex Gregorio traz sua filha, Gabbie Gregorio. A letra é atual assim como na idade média seria também.
"Enforcar o último rei com as tripas do último frade
Continuar a trair e a crucificar a justiça e a verdade
Os verdadeiros culpados estão por trás das grandes grade da impunidade
E o povo é massa de manobra, então mão na massa, mãos à obra!
Livrem-se das armas!
Armem-se de livros!"
O guitarrista Cláudio Doggy (Popelines e Duosônico) participou da gravação, mas a maior parte dos instrumentos foi gravado pelo próprio Alex Gregório e pelo produtor Elcio Petroski.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps