Massacration: do violão ao agudinho do Bruno Sutter, como surgiu a banda
Por Igor Miranda
Postado em 10 de março de 2021
O Massacration é uma das iniciativas de maior sucesso do grupo de humoristas Hermes e Renato. Eles chegaram a lançar dois álbuns e fazer shows pelo Brasil todo com a banda, que teve início apenas como um quadro do programa dos comediantes na MTV Brasil.
Como nasceu o Massacration? E como o projeto se desenvolveu em seus dias iniciais?
Em entrevista ao podcast "Inteligência Ltda", Marco Antônio Alves, um dos humoristas do Hermes e Renato e guitarrista do Massacration, sob o personagem Metal Avenger, contou qual foi a origem da banda. O surgimento ocorreu, segundo ele, de forma bem despretensiosa.
"Massacration surgiu de uma brincadeira onde o Fausto tocava um riff, no violão mesmo, nas nossas reuniões de brincadeira, antes do 'Hermes e Renato'. O Bruno Sutter cantava um agudinho fininho, a gente ria daquilo, então veio a ideia", contou, inicialmente.
Alves destacou que o Hermes e Renato já estava habituado a produzir paródias e usar a música como recurso humorístico. "Costumávamos ter ideias de sátiras musicais, como o 'Pira Pirá Pirô', do axé e tal", disse.
Surgiu então, de forma natural, a ideia de brincar com as bandas clássicas de heavy metal. "Pensamos em fazer uma sátira das bandas de heavy metal dos anos 80, aquela coisa clássica, meio Manowar. Daí, surgiu o Massacration, que gravou dois álbuns, tem uma carreira gloriosa", afirmou Marco Antônio.
Confira, abaixo, o trecho da entrevista onde o humorista fala sobre o assunto.
Em 2019, ao conceder uma entrevista ao canal Heavy Talk, o vocalista e comediante Bruno Sutter deu mais detalhes sobre a origem do Massacration. Segundo ele, todos os integrantes do Hermes e Renato eram fãs de heavy metal, então, ter uma paródia associada ao gênero surgiu de forma natural.
"Todos nós ouvíamos heavy metal. Era uma época em que o rock era a base da música pop, então, todo mundo ouvia rock. Na minha geração, em vez de querer ser youtuber, as pessoas queriam ser rockstar, fazer aula de guitarra", destacou o cantor.
Em seguida, ele destacou que o Hermes e Renato tinha um projeto paralelo à MTV Brasil onde produzia paródias, muitas delas ligadas ao rock. "E nas gravações do 'Hermes e Renato', o Fausto ficava tocando violão, de bobeira, e eu dava alguns agudos. Dessa, saiu uma música, que é a 'Metal Massacre Attack'. Sempre tocávamos essa música nos intervalos, mas sem saber o que era. Era uma bobeira, até porque era uma vinheta, bem pequena", disse.
Em 2002, os membros do Hermes e Renato decidiram transformas as paródias musicais em quadros do programa "Hermes e Renato". "Foi quando surgiu Massacration, Unidos do Caralho a Quatro, Coração Melão (Pira Pirô). Tomou uma proporção muito maior que a gente imaginava, porque havia muito metaleiro no público do Massacration", afirmou.
O cantor pontuou que João Gordo, vocalista do Ratos de Porão e também apresentador na MTV Brasil, foi um dos grandes incentivadores do Massacration. "Ele viu o quadro e falou: 'cara, tem que fazer um disco disso'. Foi o primeiro padrinho", declarou.
Outro músico que deu grande força ao Massacration foi o baterista Iggor Cavalera, então integrante do Sepultura. Ele, inclusive, tocou com a banda em seus primeiros shows.
"Fomos fazer um show no aniversário do João Gordo, com duas músicas, e o Iggor Cavalera (baterista do Sepultura) ficou louco, disse que era muito f*da, chamou a gente para tocar com o Sepultura. Falamos que não tínhamos músicas, daí ele falou: 'ah, bota mais uma aí, vocês tocam só quatro músicas e fazem a abertura da turnê brasileira do Sepultura - mas eu quero tocar bateria'. Foi sensacional. A primeira formação ao vivo do Massacration era com o Iggor na bateria. Ele tampava as tatuagens e colocava máscara. Tocamos no Brasil inteiro e virou o que virou", disse.
Confira a entrevista completa de Bruno Sutter ao Heavy Talk no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen


Vídeo mostra Andre Matos na MTV falando da importância do Massacration


