Barok' Projekto: metal em esperanto reflete sobre a pandemia em "Sola hirund'"
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de abril de 2021
A banda de power metal BAROK-PROJEKTO foi criada em 2007 pelos guitarristas Rafael Milhomem e Muniz, lançando no mesmo ano "Bataltemp´", seu primeiro EP, seguido do EP "Jen Nia Viv-River’" em 2015, e lançando seu primeiro álbum, "Sovaĝa Animo", no ano seguinte.
Além de abordarem cultura, mitologia e heranças culturais indígenas, outra característica marcante da banda é que suas letras são todas em esperanto, idioma criado originalmente na Polônia para ser uma língua neutra, adotada por pessoas no mundo todo, o que também ajudou a banda a ter reconhecimento e apoio da comunidade esperantófona, inclusive vencendo um concurso realizado pela revista Kontakto.
Recentemente a banda lançou um novo vídeo clipe, gravado para "Sola hirund´", música que de acordo com a banda reflete sobre os momentos de opressão e descaso das autoridades, que estamos vivendo em meio a pandemia.
Muniz acrescentou: "Os nossos problemas sociais se intensificaram durante esse período de pandemia, a imensa desigualdade que existe em nosso país aumentou em números absurdos. Os momentos de tristeza, negligência, crueldade, abusos e toda essa merda que rola, me deixou muito abalado e quando Milhomem comentou sobre o conceito geral da nova música, baseada no ditado 'uma andorinha só não faz verão' isso me inspirou a escrever essa letra."
O grupo lançará no dia 25 de maio um novo EP, "Kvin Jarcentoj". Sobre as letras do novo disco Milhomem relata que "esse viés de cunho mais social e político estará presente com maior intensidade nos trabalhos atuais do grupo, sem deixar de abordar, é claro, as temáticas já trabalhadas por nós. Trata-se de uma nova fase para a banda".
Confira abaixo o vídeo de "Sola Hirund'".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps