Red Hot Chili Peppers: Chad Smith conta como tem sido tocar com John Frusciante
Por Igor Miranda
Postado em 27 de maio de 2021
O baterista Chad Smith compartilhou alguns sentimentos sobre a volta do guitarrista John Frusciante ao Red Hot Chili Peppers. O músico falou sobre o assunto em entrevista à rádio SiriusXM, com transcrição via Blabbermouth.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
De acordo com Smith, a volta de Frusciante, oficializada no fim de 2019, fez com que a banda voltasse de onde parou, com a saída do guitarrista, em 2009. A química entre os integrantes, segundo o baterista, não foi perdida ao longo desse período de separação.
"Ele está de volta ao grupo e é muito empolgante e divertido. Retomamos de onde paramos. Nos conhecemos há tanto tempo - obviamente, por mais de 30 anos -, então é como colocar um par de sapatos bem usado e confortável. Você sente que é um pouco diferente, mas ainda é confortável. Tem sido divertido", afirmou.
O baterista voltou a dizer que o Red Hot Chili Peppers está gravando um novo álbum de estúdio junto do guitarrista. O trabalho será o primeiro com John Frusciante desde "Stadium Arcadium" (2006) e o primeiro do grupo no todo desde "The Getaway" (2016), segundo e último gravado com o substituto de Frusciante, Josh Klinghoffer.
"Não estamos com pressa, devido ao que aconteceu no ano passado (pandemia). Estamos levando nosso tempo. Já temos muitas músicas novas e estamos empolgados. O que está feito, está feito. Vamos lançar e, no ano que vem, fazer shows. Mal podemos esperar para estar diante das pessoas novamente. Não só por ter música nova, mas poder tocar ao vivo. [...] Faríamos uma turnê neste verão (inverno no Hemisfério Sul), mas queremos que tudo esteja seguro, então adiamos tudo", declarou.
O trecho da entrevista em que Chad Smith fala sobre o assunto pode ser conferido, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Sobre o novo álbum do Red Hot Chili Peppers
Desde a volta de John Frusciante, o Red Hot Chili Peppers trabalha em um novo álbum de estúdio. O material deve ter a produção de Rick Rubin, que tem uma parceria de longa data com o grupo.
Em entrevista à "Double J", no fim de 2020, Frusciante declarou que não tentará inserir na banda as influências eletrônicas que tanto usa em seus trabalhos solo.
"Estamos avançando com o que estamos fazendo e compondo músicas novas. Ensaiamos por alguns meses, daí veio a quarentena e paramos por um tempo, mas voltamos em seguida. Estou envolvido com a bateria de um jeito diferente. Chad e eu estamos tendo uma coisa interativa, diferente de antes. Estou muito confortável com eles. É como se o tempo não tivesse passado quando começamos a tocar, com algumas pequenas exceções, como a forma em que Chad e eu estabelecemos comunicação de um jeito novo", declarou, na ocasião.
Em outra entrevista, à revista Modern Drummer, Chad Smith fez elogios à "nova fase" do guitarrista.
"Entramos e saímos das vidas um do outro desde 1988, e fazia 10 anos que não tocava com John, mas durante esse período, todos continuamos crescendo como músicos. É novo, mas é familiar. Ele mudou como pessoa e músico e será diferente, mas ao mesmo tempo, temos essa coisa de tocarmos e soar como a gente. [...] Ele está mais ciente dos compromissos de uma banda, eu acho. Ele quer estar em uma banda de novo", afirmou o baterista.
A turnê de divulgação do próximo álbum do Red Hot Chili Peppers deverá passar pelo Brasil - e em grande estilo, no festival Rock in Rio. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", em fevereiro deste ano. Na época, o evento ainda não havia sido adiado para 2022.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps