Rainbow: a incrível semelhança entre "Stargazer" e o filme "Mágico de Oz"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de junho de 2021
A música "Stargazer", lançada em 1976, se tornou um dos grandes clássicos da banda de rock progressivo Rainbow. A letra repleta de metáforas conta a história de um escravo que trabalha na construção de uma enorme torre para um mago misterioso e manipulador.
Já o "Mágico de Oz" (1939) é um filme americano que conta a história da garotinha Dorothy, que deixa sua pacata vida na cidade americana do Kansas para viver aventuras no estranho mundo de Oz.
Em vídeo postado em seu canal no YouTube, o jornalista musical Gustavo Maiato analisou essas duas histórias, aparentemente sem conexão, e identificou semelhanças entre a música e a produção hollywoodiana.
A Figura do Mago
As semelhanças começam pela presença de um mago nas histórias. Em ambas as tramas, segundo o youtuber, os protagonistas são assombrados por um feiticeiro que diz ter poderes, mas na verdade apenas manipulam e enganam.
No final da música "Stargazer", o mago resolve pular do alto de sua torre em uma tentativa de alcançar os céus. O salto, entretanto, acaba resultando na morte do farsante, que cai no chão, sem poder algum.
Já no fim do "Mágico de Oz", Dorothy e seus amigos descobrem que, na verdade, o mago que eles procuravam é apenas um senhor que utilizava microfones e recursos cenográficos para parecer imponente, mas não possuía habilidade alguma.
A presença do Arco-Íris
Outra coincidência notada pelo youtuber foi que ambas as histórias apresentam a metáfora do arco-íris. No caso do "Mágico de Oz", logo no início do filme Dorothy canta a famosa música "Somewhere Over the Rainbow" (Além do Arco-Íris) como uma súplica para conhecer novos lugares e viver aventuras.
Por outro lado, em "Stargazer", o arco-íris aparece no final da trama. Ele surge no céu no exato momento em que o mago cai no chão e morre. Ao observar o arco-íris, os escravos sentem uma espécie de chamado para casa. É um sinal de que os dias de escravidão ficaram para trás.
"Para Dorothy, o arco-íris é uma metáfora para a vontade dela de se aventurar. Já para os escravos de ‘Stargazer’, é ao contrário. Ele vem depois da aventura, encerrando tudo e apontando o caminho de casa", explica Gustavo.
A vontade de voltar para casa
Por fim, o youtuber explica que os personagens das duas histórias querem a mesma coisa: voltar para casa. De fato, desde que Dorothy chega em Oz, ela vai atrás do mago, que teria o poder de transportar a garotinha de volta para sua casa no Kansas.
Já para o escravo, explica Gustavo, o desejo de voltar para casa vem no final da música, quando ele percebe que passou anos de sua vida trabalhando em vão na construção da torre, que no final não serviu para nada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
A roqueira veterana que "atirou" em Alice Cooper e ganhou um elogio dele pela boa pontaria
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Soulfly lança videoclipe animado para "Favela/Dystopia"; assista agora
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Nevermore divulga versão ao vivo de "Born", gravada pela nova formação
O acorde misterioso que transformou "Africa" do Toto em megahit, segundo Rick Beato

Os cinco maiores solos de guitarra de Ritchie Blackmore, que completa 81 anos
O guitarrista com o qual Ronnie Romero (ex-Rainbow) se recusaria a trabalhar
Richie Blackmore responde; qual a canção definitiva do Rainbow?
O clássico do Black Sabbath cuja letra Dio escreveu sobre Ritchie Blackmore


