Rainbow: a incrível semelhança entre "Stargazer" e o filme "Mágico de Oz"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de junho de 2021
A música "Stargazer", lançada em 1976, se tornou um dos grandes clássicos da banda de rock progressivo Rainbow. A letra repleta de metáforas conta a história de um escravo que trabalha na construção de uma enorme torre para um mago misterioso e manipulador.
Já o "Mágico de Oz" (1939) é um filme americano que conta a história da garotinha Dorothy, que deixa sua pacata vida na cidade americana do Kansas para viver aventuras no estranho mundo de Oz.
Em vídeo postado em seu canal no YouTube, o jornalista musical Gustavo Maiato analisou essas duas histórias, aparentemente sem conexão, e identificou semelhanças entre a música e a produção hollywoodiana.
A Figura do Mago
As semelhanças começam pela presença de um mago nas histórias. Em ambas as tramas, segundo o youtuber, os protagonistas são assombrados por um feiticeiro que diz ter poderes, mas na verdade apenas manipulam e enganam.
No final da música "Stargazer", o mago resolve pular do alto de sua torre em uma tentativa de alcançar os céus. O salto, entretanto, acaba resultando na morte do farsante, que cai no chão, sem poder algum.
Já no fim do "Mágico de Oz", Dorothy e seus amigos descobrem que, na verdade, o mago que eles procuravam é apenas um senhor que utilizava microfones e recursos cenográficos para parecer imponente, mas não possuía habilidade alguma.
A presença do Arco-Íris
Outra coincidência notada pelo youtuber foi que ambas as histórias apresentam a metáfora do arco-íris. No caso do "Mágico de Oz", logo no início do filme Dorothy canta a famosa música "Somewhere Over the Rainbow" (Além do Arco-Íris) como uma súplica para conhecer novos lugares e viver aventuras.
Por outro lado, em "Stargazer", o arco-íris aparece no final da trama. Ele surge no céu no exato momento em que o mago cai no chão e morre. Ao observar o arco-íris, os escravos sentem uma espécie de chamado para casa. É um sinal de que os dias de escravidão ficaram para trás.
"Para Dorothy, o arco-íris é uma metáfora para a vontade dela de se aventurar. Já para os escravos de ‘Stargazer’, é ao contrário. Ele vem depois da aventura, encerrando tudo e apontando o caminho de casa", explica Gustavo.
A vontade de voltar para casa
Por fim, o youtuber explica que os personagens das duas histórias querem a mesma coisa: voltar para casa. De fato, desde que Dorothy chega em Oz, ela vai atrás do mago, que teria o poder de transportar a garotinha de volta para sua casa no Kansas.
Já para o escravo, explica Gustavo, o desejo de voltar para casa vem no final da música, quando ele percebe que passou anos de sua vida trabalhando em vão na construção da torre, que no final não serviu para nada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Exodus lança a surpreendente "Goliath", faixa-título de seu novo disco
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Os músicos que entrariam na pior banda do mundo da história, segundo Regis Tadeu
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"


A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
Ex-Uriah Heep, Peter Goalby ficou magoado com dispensa do Rainbow
Ronnie James Dio: Os 5 álbuns que você tem que ter


