Rainbow: a incrível semelhança entre "Stargazer" e o filme "Mágico de Oz"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de junho de 2021
A música "Stargazer", lançada em 1976, se tornou um dos grandes clássicos da banda de rock progressivo Rainbow. A letra repleta de metáforas conta a história de um escravo que trabalha na construção de uma enorme torre para um mago misterioso e manipulador.
Já o "Mágico de Oz" (1939) é um filme americano que conta a história da garotinha Dorothy, que deixa sua pacata vida na cidade americana do Kansas para viver aventuras no estranho mundo de Oz.
Em vídeo postado em seu canal no YouTube, o jornalista musical Gustavo Maiato analisou essas duas histórias, aparentemente sem conexão, e identificou semelhanças entre a música e a produção hollywoodiana.
A Figura do Mago
As semelhanças começam pela presença de um mago nas histórias. Em ambas as tramas, segundo o youtuber, os protagonistas são assombrados por um feiticeiro que diz ter poderes, mas na verdade apenas manipulam e enganam.
No final da música "Stargazer", o mago resolve pular do alto de sua torre em uma tentativa de alcançar os céus. O salto, entretanto, acaba resultando na morte do farsante, que cai no chão, sem poder algum.
Já no fim do "Mágico de Oz", Dorothy e seus amigos descobrem que, na verdade, o mago que eles procuravam é apenas um senhor que utilizava microfones e recursos cenográficos para parecer imponente, mas não possuía habilidade alguma.
A presença do Arco-Íris
Outra coincidência notada pelo youtuber foi que ambas as histórias apresentam a metáfora do arco-íris. No caso do "Mágico de Oz", logo no início do filme Dorothy canta a famosa música "Somewhere Over the Rainbow" (Além do Arco-Íris) como uma súplica para conhecer novos lugares e viver aventuras.
Por outro lado, em "Stargazer", o arco-íris aparece no final da trama. Ele surge no céu no exato momento em que o mago cai no chão e morre. Ao observar o arco-íris, os escravos sentem uma espécie de chamado para casa. É um sinal de que os dias de escravidão ficaram para trás.
"Para Dorothy, o arco-íris é uma metáfora para a vontade dela de se aventurar. Já para os escravos de ‘Stargazer’, é ao contrário. Ele vem depois da aventura, encerrando tudo e apontando o caminho de casa", explica Gustavo.
A vontade de voltar para casa
Por fim, o youtuber explica que os personagens das duas histórias querem a mesma coisa: voltar para casa. De fato, desde que Dorothy chega em Oz, ela vai atrás do mago, que teria o poder de transportar a garotinha de volta para sua casa no Kansas.
Já para o escravo, explica Gustavo, o desejo de voltar para casa vem no final da música, quando ele percebe que passou anos de sua vida trabalhando em vão na construção da torre, que no final não serviu para nada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Turnê que Michale Graves faria pelo Brasil é cancelada um dia antes do início
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
A banda que pouca gente conhece que juntou membros do Angra e Biquini Cavadão
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Dragonforce anuncia seu novo disco de estúdio e lança o single "Hunger of the Beast"
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses

O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Ronnie James Dio: Os 5 álbuns que você tem que ter
A lendária banda de Rock que David Coverdale recusou ser vocalista; "não me senti confortável"


