Obituary: revelando a história por trás da capa trocada com o Sepultura
Por Mário Pescada
Postado em 02 de junho de 2021
No final de 2020, a Editora Metalosfera lançou no Brasil "Precious Metal: Uma Antologia do Hall da Fama da Revista Decibel vol. 1", livro que reúne entrevistas com os membros originais de 25 importantes bandas de metal detalhando tudo que cercou determinado álbum que, de tão importante para o metal, foi alçado ao Hall da Fama da Decibel Magazine, a revista dedicada ao metal mais lida no mundo.
O capítulo "Memórias que Ficam" é dedicado ao segundo trabalho do OBITUARY, o clássico "Cause Of Death" (1990). Enquanto bandas como MORBID ANGEL, DEICIDE, CANNIBAL CORPSE, SEPULTURA e muitas outras pisavam cada vez mais fundo no acelerador, o OBITUARY optou por uma sonoridade mais pesada do que rápida, marcada por riffs cortantes e os vocais únicos de John Tardy. O tempo mostrou que a banda tomou a decisão certa, afinal, conseguiram criar um som "deles". Qualquer banda que se aproxime dessa sonoridade, logo vai ter alguém para dizer "Legal, mas parece OBITUARY, não é?".
Na entrevista, que passa por todos os detalhes de "Cause Of Death" (1990), a banda acabou revelando uma curiosidade sobre a capa do disco: a arte dele era para ter sido utilizada pelo SEPULTURA em "Beneath The Remains"! Isso mesmo, dois grandes discos do metal mundial acabaram tendo suas capas trocadas.
Confira o trecho publicado no livro onde Trevor Peres (guitarra base), Frank Watkins (baixo), Donald Tardy (bateria) e Monte Conner (o "culpado" pela troca, da gravadora Roadrunner Records), comentam esse episódio.
- Como vocês conseguiram a arte da capa de "Cause Of Death"?
Peres: Isso é algo de que, realmente, não ficamos sabendo. Eu tinha encontrado algumas artes que quisemos comprar da Time Life (empresa dona da revista Time). Eu estava na biblioteca, consultando livros e outras coisas, e me deparei com uma arte. Era uma cena antiga da Guerra Civil na floresta e tinha uns fantasmas de veteranos da Guerra pela volta. Era meio assustador. Brigamos para conseguir aquela arte, mas a Time Life não queria liberá-la sem vendê-la. Então, sem pensar muito, basicamente disse a Monte: "Ei, por acaso você tem alguma arte por aí que ninguém usou ainda?". Ele disse: "Sim, recebemos essa peça de Michael Whelan que é muito doida. Vou enviá-la para você".
Conner: Quando o SEPULTURA assinou e quando estávamos gravando o álbum "Beneath The Remains", Max me enviou uma cópia da arte que o SEPULTURA queria para o álbum, mas que, no fim, foi parar em "Cause Of Death". Michael acabou nos enviando um livro com outras artes além dessa pintura do OBITUARY. Acabamos vendo a capa de "Beneath The Remains" e pensando: "Uau, essa seria uma capa melhor para "Beneath The Remains". Então, no fim, o que fizemos foi convencer o SEPULTURA de que a caveira seria uma pintura melhor para eles. Daí usamos a outra capa como a capa para "Cause Of Death".
Peres: Abri o envelope da FedEx e puxei o negócio de dentro. Era a capa de "Cause Of Death". Quando olhei, logo pensei: "Puta que pariu, esta é a nossa capa. Não quero nem saber a opinião de ninguém...".
Watkins: Assim que vi o olho, disse: "Cara, isso é diferente. É diferente pra caralho". E teve uma discussão enorme entre nós, porque alguns gostaram e outros estavam mais com uma opinião do tipo "Sabe, até aceito, mas...". Tinha uma barata grande ali também. E pensamos que talvez pudéssemos tirá-la e mudar o enquadramento... Daí, finalmente, decidimos que era o que usaríamos.
Conner: Aquela não é a pintura inteira. A outra parte da capa foi vendida para outra banda, o DEMOLITION HAMMER [para o álbum "Epidemic Of Violence"].
Peres: Mais tarde, descobrimos que o SEPULTURA estava planejando usar aquela arte, e nenhum de nós fazia ideia disso. De certa forma, eu me senti meio mal. Mas isso não teve nada a ver conosco. Foi Monte. Foi coisa dele. Na realidade, foi erro dele ter nos dado aquela arte.
Conner: Definitivamente, fui eu quem enviou a arte para o OBITUARY. Na época, eles não sabiam que o SEPULTURA a queria para "Beneath The Remains". Nenhuma das duas bandas soube do que estava se passando até os álbuns serem lançados.
D. Tardy: O SEPULTURA soube que aquilo não teve nada a ver conosco. Nunca teve bate-boca, e não acho que exista algum ressentimento, já que foi um erro da nossa gravadora, não necessariamente membros de bandas brigando por algo. Eu queria ter conversado com eles a respeito, mas, obviamente, foi muito mais divertido seguir em frente e fazer uma turnê juntos, como fizemos.
Conner: Por anos, Igor [Cavalera], do SEPULTURA, ficou puto comigo, bravo mesmo com todo esse incidente, porque ele queria que a capa de "Cause Of Death" fosse a de "Beneath The Remains".
Peres: Tempos depois, ficamos sabendo que Igor tinha parte da arte tatuada no braço.
Todas as entrevistas do livro são versões estendidas da época da sua publicação original, turbinadas com trechos inéditos que, ao final, se tornaram um calhamaço de 444 páginas (!) com cada disco ocupando um capítulo do livro. Um livro imperdível!
Esse material primoroso pode ser adquirido no site da Editora Metalosfera, através do e-mail [email protected] ou no site da Amazon Brasil.
Abaixo, a lista das bandas e discos analisados em cada capítulo:
Cap. 01 - Black Sabbath - "Heaven And Hell" (1980)
Cap. 02 - Diamond Head - "Lightning To The Nations" (1980)
Cap. 03 - Celtic Frost - "Morbid Tales" (1984)
Cap. 04 - Slayer - "Reign In Blood" (1986)
Cap. 05 - Napalm Death - "Scum" (1987)
Cap. 06 - Sarcófago - "I.N.R.I." (1987)
Cap. 07 - Repulsion - "Horrified" (1989)
Cap. 08 - Morbid Angel - "Altars Of Madness" (1989)
Cap. 09 - Obituary - "Cause Of Death" (1990)
Cap. 10 - Entombed - "Left Hand Path" (1990)
Cap. 11 - Paradise Lost - "Gothic" (1991)
Cap. 12 - Carcass - "Necroticism - Descanting The Insalubrious" (1991)
Cap. 13 - Cannibal Corpse - "Tomb Of The Mutilated" (1992)
Cap. 14 - Eyehategod - "Take As Needed For Pain" (1993)
Cap. 15 - Darkthrone - "Transilvanian Hunger" (1994)
Cap. 16 - Kyuss - "Welcome To Sky Valley" (1994)
Cap. 17 - Meshuggah - "Destroy, Erase, Improve" (1995)
Cap. 18 - Monster Magnet - "Dopes To Infinity" (1995)
Cap. 19 - At The Gates - "Slaughter Of The Soul" (1995)
Cap. 20 - Opeth - "Orchid" (1995)
Cap. 21 - Down - "NOLA" (1995)
Cap. 22 - Emperor - "In The Nightside Eclipse" (1995)
Cap. 23 - Sleep - "Jerusalem" (1999)
Cap. 24 - The Dillinger Escape Plan - "Calculating Infinity" (1999)
Cap. 25 - Converge - "Jane Doe" (2001)
Matéria relacionada
FONTE: Editora Metalosfera
https://metalosfera.com.br/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps