Expurgo: banda de grindcore lança documentário sobre turnê europeia
Por Frederico Borges
Postado em 20 de julho de 2021
Giro incluiu apresentação no lendário festival Obscene Extreme, na República Tcheca. Intitulado ‘Deforming Europe’, filme está disponível gratuitamente no canal de YouTube da Goblin TV.
No ano de 2018, o Expurgo se apresentou em um dos festivais mais insanos do mundo: o Obscene Extreme, na República Tcheca. Na ocasião, a banda aproveitou para fazer uma mini turnê pela Europa, que também incluiu datas na Alemanha, na Bélgica e na Polônia. Agora, três anos depois, é lançado o registro audiovisual dessa experiência -- algo ímpar na carreira de qualquer artista independente brasileiro. Intitulado Deforming Europe, o documentário é uma coprodução entre a Goblin Filmes e o próprio Expurgo e está disponível gratuitamente no canal de YouTube da Goblin TV.
Com vasto acervo de imagens e depoimentos, o filme, em seu início, contextualiza as origens do Expurgo na cidade de Belo Horizonte para, na sequência, acompanhar a banda de grindcore por todo o giro europeu. Durante aproximadamente 12 dias, os quatro músicos e mais dois amigos circulam pelo velho continente em uma van alugada, se envolvendo nas mais inusitadas situações – de shows catárticos e diversão alcoólica a perrengues e mordidas, tanto de cachorro quanto de humano.
O ponto alto da aventura é uma apresentação no Obscene Extreme, ao lado de bandas clássicas como Asphyx, Napalm Death, General Surgery, Cripple Bastards e Grave. "O festival é uma zona, um carnaval, uma alegria, com banda para caralho tocando", diz o guitarrista Philipe. E para a situação ficar ainda mais especial, a data marcava os 20 anos do festival tcheco e os 40 do baterista Anderson. "Eu acho que foi a experiência mais intensa que eu já vivi. Por uma questão da gente ser músico amador e ter passado aquilo tudo e ainda ser meu aniversário. Realmente, foi comovente", emociona-se o músico.
A experiência no circuito de squats e a vivência com as comunidades punks locais ao longo da turnê também foi marcante para a banda. "Isso que é o legal. Você chega nesses espaços, nesses squats punks, e vê o tanto que a intervenção dos caras é positiva em termos de manifestação artística", afirma o vocalista Egon. Além disso, a cultura do "faça você mesmo" aplicada à produção de eventos, chamou a atenção dos brasileiros. "Você chega nos lugares mais podres, mas a qualidade dos equipamentos e do som, faz toda a diferença. Os caras tiram um mega som", relata o baixista Sérgio. E todo esse aprendizado, que os integrantes do Expurgo levam para a vida, agora é compartilhado por meio do documentário Deforming Europe.
Participação em mostra internacional
Antes mesmo de sua estreia oficial, o documentário Deforming Europe foi um dos destaques da mostra The Lift-Off Sessions, que aconteceu entre os dias 21 e 28 de junho. Com sede no Reino Unido, o evento tem a proposta de trazer novos públicos para o mercado do cinema independente. Cada filme participante é exibido durante uma semana, por meio da plataforma online Vimeo On Demand. Ao final do ano, ocorre uma exibição ao vivo de todos os vencedores, diretamente dos estúdios Pinewood.
Confira o documentário Deforming Europe, da banda Expurgo:
Goblin Filmes:
https://www.goblinfilmes.com.br/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
O compositor que Paul McCartney admite jamais conseguir igualar: "Eu o invejo"
Kiko Loureiro relembra o dia que tocou música de Lô Borges com Marty Friedman
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
Tina Turner revela o rockstar pelo qual ela "sempre teve um crush"
O motivo pelo qual George Harrison odiava o movimento hippie: "Vagabundos hipócritas"

Doors - Perguntas e respostas e curiosidades
As regras do Prog Metal
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)
Lars Ulrich: As mulheres da vida do baterista



