Expurgo: banda de grindcore lança documentário sobre turnê europeia
Por Frederico Borges
Postado em 20 de julho de 2021
Giro incluiu apresentação no lendário festival Obscene Extreme, na República Tcheca. Intitulado ‘Deforming Europe’, filme está disponível gratuitamente no canal de YouTube da Goblin TV.
No ano de 2018, o Expurgo se apresentou em um dos festivais mais insanos do mundo: o Obscene Extreme, na República Tcheca. Na ocasião, a banda aproveitou para fazer uma mini turnê pela Europa, que também incluiu datas na Alemanha, na Bélgica e na Polônia. Agora, três anos depois, é lançado o registro audiovisual dessa experiência -- algo ímpar na carreira de qualquer artista independente brasileiro. Intitulado Deforming Europe, o documentário é uma coprodução entre a Goblin Filmes e o próprio Expurgo e está disponível gratuitamente no canal de YouTube da Goblin TV.
Com vasto acervo de imagens e depoimentos, o filme, em seu início, contextualiza as origens do Expurgo na cidade de Belo Horizonte para, na sequência, acompanhar a banda de grindcore por todo o giro europeu. Durante aproximadamente 12 dias, os quatro músicos e mais dois amigos circulam pelo velho continente em uma van alugada, se envolvendo nas mais inusitadas situações – de shows catárticos e diversão alcoólica a perrengues e mordidas, tanto de cachorro quanto de humano.
O ponto alto da aventura é uma apresentação no Obscene Extreme, ao lado de bandas clássicas como Asphyx, Napalm Death, General Surgery, Cripple Bastards e Grave. "O festival é uma zona, um carnaval, uma alegria, com banda para caralho tocando", diz o guitarrista Philipe. E para a situação ficar ainda mais especial, a data marcava os 20 anos do festival tcheco e os 40 do baterista Anderson. "Eu acho que foi a experiência mais intensa que eu já vivi. Por uma questão da gente ser músico amador e ter passado aquilo tudo e ainda ser meu aniversário. Realmente, foi comovente", emociona-se o músico.
A experiência no circuito de squats e a vivência com as comunidades punks locais ao longo da turnê também foi marcante para a banda. "Isso que é o legal. Você chega nesses espaços, nesses squats punks, e vê o tanto que a intervenção dos caras é positiva em termos de manifestação artística", afirma o vocalista Egon. Além disso, a cultura do "faça você mesmo" aplicada à produção de eventos, chamou a atenção dos brasileiros. "Você chega nos lugares mais podres, mas a qualidade dos equipamentos e do som, faz toda a diferença. Os caras tiram um mega som", relata o baixista Sérgio. E todo esse aprendizado, que os integrantes do Expurgo levam para a vida, agora é compartilhado por meio do documentário Deforming Europe.
Participação em mostra internacional
Antes mesmo de sua estreia oficial, o documentário Deforming Europe foi um dos destaques da mostra The Lift-Off Sessions, que aconteceu entre os dias 21 e 28 de junho. Com sede no Reino Unido, o evento tem a proposta de trazer novos públicos para o mercado do cinema independente. Cada filme participante é exibido durante uma semana, por meio da plataforma online Vimeo On Demand. Ao final do ano, ocorre uma exibição ao vivo de todos os vencedores, diretamente dos estúdios Pinewood.
Confira o documentário Deforming Europe, da banda Expurgo:
Goblin Filmes:
https://www.goblinfilmes.com.br/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
O dia em que Phil Campbell invadiu show do Testament montado em um cavalo
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Vocalista quer que novo álbum do Rival Sons seja "para os fãs de camiseta preta"
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
O clássico dos anos 2000 que surgiu após vocalista ser chifrado pela namorada
O único disco de rock que Elvis Presley gravou em toda sua carreira, segundo Pete Townshend


O hit da Legião Urbana cuja letra fala sobre esperança de Renato em se curar da AIDS
Afinal de contas, o que é um riff?
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
Motorhead: a gafe nazista de Lemmy em Nuremberg
Renato Russo: A história do maior nome do rock nacional
As perdas que levaram Renato Russo e Humberto Gessinger ao isolamento e sofrimento



