Matérias Mais Lidas

Iron Maiden: a reação de Bruce Dickinson ao ficar sabendo do título do próximo álbumIron Maiden
A reação de Bruce Dickinson ao ficar sabendo do título do próximo álbum

Guns N' Roses: a curiosa história da última foto de Axl e Slash num show em 23 anosGuns N' Roses
A curiosa história da última foto de Axl e Slash num show em 23 anos

Iron Maiden: ouvindo reclamações dos fãs, artista brasileiro melhora capa de SenjutsuIron Maiden
Ouvindo reclamações dos fãs, artista brasileiro melhora capa de "Senjutsu"

Renato Russo: Falei merda né?; quando a inveja tomou as bandas brasileirasRenato Russo
"Falei merda né?"; quando a inveja tomou as bandas brasileiras

David Coverdale: anunciando última tour; quase 70, tá difícil vestir minhas calçasDavid Coverdale
Anunciando última tour; "quase 70, tá difícil vestir minhas calças"

Post-metal: 10 bandas obscuras que deveriam ser grandes, pela Metal HammerPost-metal
10 bandas obscuras que deveriam ser grandes, pela Metal Hammer

James Hetfield: o profundo conselho que ele deu aos fãs após a morte de Chris CornellJames Hetfield
O profundo conselho que ele deu aos fãs após a morte de Chris Cornell

Iron Maiden: veja prévia da versão de Senjutsu exclusiva do fã-clube da bandaIron Maiden
Veja prévia da versão de "Senjutsu" exclusiva do fã-clube da banda

Megadeth: todos os álbuns, do pior para o melhor, segundo o canal Ruthless MetalMegadeth
Todos os álbuns, do pior para o melhor, segundo o canal Ruthless Metal

Luiz Carlos Jr: narrador do SporTV surpreende ao tocar clássico do Dio no baixo; assistaLuiz Carlos Jr
Narrador do SporTV surpreende ao tocar clássico do Dio no baixo; assista

Steve Harris: como o método de composição dele se diferencia dos demais, segundo BruceSteve Harris
Como o método de composição dele se diferencia dos demais, segundo Bruce

Eloy Casagrande: eleito o melhor baterista de metal por leitores da Modern DrummerEloy Casagrande
Eleito o melhor baterista de metal por leitores da Modern Drummer

Andreas Kisser: com esse cara na presidência, a galera acha que pode sair do armárioAndreas Kisser
"com esse cara na presidência, a galera acha que pode sair do armário"

Sai, Capeta: 10 músicas que pessoas cristãs (e sensíveis) devem evitarSai, Capeta
10 músicas que pessoas cristãs (e sensíveis) devem evitar

Metal Hammer: os 10 clipes mais ridículos lançados nos anos 1980 (e nenhum é do Manowar)Metal Hammer
Os 10 clipes mais ridículos lançados nos anos 1980 (e nenhum é do Manowar)


Stamp

Iron Maiden: artistas brasileiros revelam, em detalhes, como foi trabalhar no novo clipe

Por Igor Miranda
Em 17/07/21

O Iron Maiden surpreendeu ao lançar a nova música "The Writing on the Wall", com videoclipe, na última quinta-feira (15). De forma ainda mais curiosa, a banda confirmou que profissionais de vários países, incluindo o Brasil, atuaram no desenvolvimento do clipe.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mais especificamente, os colaboradores brasileiros atuaram na função de background painters (artista de plano de fundo, em tradução livre para o português). São eles: Tiago Calliari, Fabio Perez, Natalia Bacetti e Fabio Alencar, que compartilharam a função com Camille Perrin, francesa que reside na Inglaterra.

A função de um background painter é estabelecer as cores, os estilos e os climas em cenas de animação. Basicamente, são os responsáveis por criar os fundos em que as tramas se desenvolvem - o conceito, aliás, foi trabalhado pelo próprio vocalista do Maiden, Bruce Dickinson, que também compôs a música, ao lado do guitarrista Adrian Smith.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em entrevista ao Whiplash.Net, Tiago Calliari e Fabio Alencar detalharam toda a participação deles no processo, que, ao todo, envolveu mais de 60 pessoas em 13 países, conforme antecipado pela banda em comunicado oficial. Da concepção ao lançamento, foram necessários 8 meses de trabalho - que foram recompensados com o sucesso do videoclipe, reproduzido mais de 2,5 milhões de vezes no YouTube em 48 horas.

Atuação

Os brasileiros convidados para o trabalho exercem funções similares dentro do universo artístico. Tiago Calliari é diretor de arte e concept artist na indústria de animação e games, enquanto Fabio Alencar é ilustrador e também concept artist, com atuação em marketing artist em uma desenvolvedora de games mobile.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Atuo ainda como ilustrador e concept artist freelancer para a indústria de games e animação no tempo livre", contou Alencar, que é fã de Iron Maiden, assim como Calliari. "Gosto bastante da banda. Já fui o adolescente metaleiro que toca guitarra e usa camiseta de banda e obviamente o Iron é uma grande referência. Mesmo tendo deixado de acompanhar a cena heavy metal há uns bons anos, a admiração pela banda ainda fica", completou.

Abaixo, arte de Tiago Calliari para o clipe:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O primeiro a envolver-se com o projeto foi Tiago Calliari, que indicou Fabio Perez e Natalia Bacetti para o trabalho. Fabio Alencar, por sua vez, foi o último a entrar, após ter seu nome sugerido por Natalia.

Sem medo de errar, Calliari descreveu o trabalho no videoclipe do Iron Maiden como "o projeto mais desafiador" de sua vida. "Tive que estudar bastante as artes do Maiden para tentar chegar no estilo nostálgico das capas clássicas, com sombras projetadas bem escuras e grande contraste. Esse era um dos objetivos do diretor (Nicos Livesey), mas ao mesmo tempo também tive bastante liberdade de criar e adicionar easter eggs nas minhas cenas. Foi um processo bem bacana e colaborativo entre a galera da produção", contou o artista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A parte de Tiago durou cerca de 3 meses para ser concluída, enquanto a de Fabio levou 3 semanas. "A tarefa que me foi passada foi pintar 5 cenários da parte interna do palácio", revelou Alencar. "Recebíamos um mockup 3D e tínhamos que pintar por cima, deixar bonito e fazer encaixar na direção de arte já estabelecida pra criar uma unidade durante todo o filme", complementou.

Abaixo, arte de Fabio Alencar para o clipe:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Orientações

Como a música "The Writing on the Wall" trazia um clima muito peculiar, a orientação era de que o videoclipe acompanhasse a temática. Tiago Calliari revelou que os profissionais envolvidos na animação buscaram criar algo em "tom clássico e nostálgico", tomando como base as próprias capas dos álbuns do Iron Maiden.

"Como trabalhei nas cenas externas do deserto, a instrução inicial era construir um universo catastrófico, repleto de lixo e elementos que demonstrassem o descaso humano com o mundo. Juntamente a isso, algumas intervenções de elementos do Maiden, com um pouco de ficção e fantasia. Em relação ao estilo visual, a gente sempre mirou nas capas dos discos clássicos do Maiden. Queríamos criar uma animação com um tom clássico e nostálgico e não algo para ser realista ou perfeito", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Abaixo, arte de Fabio Perez para o clipe:

Fabio Alencar contou, ainda, que todo o trabalho era intermediado pela BlinkInk, estúdio de animação localizado em Londres - mais especificamente, pela figura de Alex Halley, que atuou na produção. Por sua vez, Tiago Calliari destacou: "Quem estava trabalhando com a BlinkInk, não tinha contato direto com a banda. Acredito que eles são meio intocáveis (risos). Mas eu recebia feedbacks do Bruce Dickinson, pelo diretor que intermediava o processo".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Abaixo, arte de Natalia Bacetti para o clipe:

E para manter segredo?

Obviamente, os profissionais envolvidos no desenvolvimento do videoclipe receberam todos os detalhes a respeito do lançamento antes de todo mundo. Evidentemente, é complicado manter segredo, mas todos eles tiveram de assinar um acordo de confidencialidade para garantir que nada seria vazado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"No início, mesmo antes de saber sobre a banda, a gente assina um termo de confidencialidade - um contrato sob o prejuízo de milhões de dólares dizendo que você não pode falar sobre o projeto até o lançamento. É um bom incentivo pra manter o segredo", revelou Fabio Alencar.

Abaixo, arte de Tiago Calliari para o clipe:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Realização de um sonho

Não só por serem fãs do Iron Maiden, Tiago Calliari e Fabio Alencar deixaram claro, ao longo da entrevista, a satisfação de trabalharem no videoclipe de "The Writing on the Wall". Os profissionais classificam o envolvimento no projeto como a "realização de um sonho".

"Esse projeto foi um meteoro de luz na minha vida em meio a tanta escuridão que estávamos e estamos vivendo. Ele me fez lembrar que sempre podemos e devemos acreditar em dias melhores e que às vezes a realização dos seus sonhos pode ser amanhã", comentou Calliari.

Abaixo, arte de Fabio Alencar para o clipe:

Alencar, por sua vez, destacou: "Trabalhar em algo desse porte transcende certas barreiras. Nós, que normalmente trabalhamos com games, sentimos certa carência de que as pessoas entendam exatamente o que a gente faz. Se você fala pro seu tio que trabalhou no último lançamento do PS4, talvez ele não se impacte tanto, mas o Iron Maiden ele com certeza conhece".

Abaixo, arte de Natalia Bacetti para o clipe:

Por fim, Tiago deixou uma mensagem de incentivo: "Eu não fazia ideia que o Maiden iria lançar uma nova música e nem mesmo um clipe, então, tudo isso entrou na minha vida como a realização de algo que eu imaginava ser possível. Fiquei lembrando de quando era criança olhando as artes do Derek Riggs (responsável pela maioria das capas de álbuns do Iron Maiden), escutando a banda com meu irmão. Foi algo tão grandioso que, sem dúvidas, foi um dos capítulos mais gratificantes da minha vida. Tudo isso me faz entender que estar vivendo nesse mundão, mesmo que muito louco, vale a pena".

Abaixo, arte de Fabio Perez para o clipe:

Conheça

Para conferir as artes desenvolvidas por cada um dos artistas brasileiros no videoclipe de "The Writing on the Wall", do Iron Maiden, acesse os links a seguir.

- Artes de Tiago Calliari (@tiagocalliari)

- Artes de Fabio Perez (@faabioperez)

- Artes de Natalia Bacetti (@nataliabacetti)

- Artes de Fabio Alencar (@fabioalencarart)

A lista completa de créditos do videoclipe (em inglês) está disponível abaixo.

Label: Warner Music Group, Parlophone Records Ltd, BMG & Phantom Music Management Ltd
Video Commissioner: Sam Seager
Artist: Iron Maiden
Story: Bruce Dickinson

Production: Blinkink, Lucky 7
Director: Nicos Livesey
Producer: Alex Halley
Creative Director: Mark Andrews
Executive Producer: Andrew Gordon, Bart Yates
Head of Music Videos/Executive Producer: Josef Byrne
Executive Producers: Bruce Dickinson, Rod Smallwood, Dave Shack, Andy Taylor
Executive Assistant: Helen Curl
Production Manager: Rosanna Morley
Blinkink Creative Director: Elliot Dear
Storyboards: Mark Andrews, Lou Victor Karnas, Kartika Mediani, James O’Shea, Morgan Ritchie
Editor: Sam Sneade
Colour Scripts: Laura Quinn
Character Design: Ryan Quickfall
Character Turnarounds: Dan Lambert
Concept Art: Camille Perrin, Greg Semkow, Sandra Duchiewicz
Background Layouts: Mike Luard, Ryan Quickfall
Background Painters: Tiago Calliari, Camille Perrin, Fabio Perez, Natalia Bacetti, Fabio Alencar
Animators: Ed Roberts, Laura Nailor, Reg Isaac, Ed Smith, Josep Bernaus, Chiara Sgatti, Jac Clinch, Campbell Hartley, Ilan Hatukah
FX Animation: George Johnson, Ed Smith, Chiara Sgatti
Lead Animation Assistant: Denise Dean
Animation Assistants: Gerry Gallego, Angeline Da Silva, Krisi Zhupali, Harry Davidson, Katerina Kremasioti, Patrick Selby, Henriette Bårsden, Saffron Mackie
Lead Colourist: Martin Dray
Colorists: Andrea Friedrich, Lisa O’Sullivan, Saffron Mackie, Henriette Bårsden
CG Lead: Balázs Simon
CG Supervisor: Igor Bók
Technical Advisor: Gábor Marinov
Lighting/Compositing: Dániel Giltán
Character Modelling/Digital Painting: Bernadett Dian
Texture Painting: Zoltán Korcsok
Surfacing: Örs Bárczy
Rigging & Character FX: Róbert Tóth
Character Animation: Szabi
Additional Animation: Bea Ujj
Character FX: Balázs Bányai
Render Wrangling: Botond Nagy
Digital Painting RnD: Viktória Traub
Lead Compositor: Simone Ghilardotti
Compositors: Alasdair Brotherston, Stephen McNally, Rob Ward
Grade: Duncan Russell

Sound Design: Andrew Vernon @ Sound Lab

Credit Design: Toby Evans

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Iron Maiden: artista cria nova versão samurai do Eddie inspirada no álbum SenjutsuIron Maiden
Artista cria nova versão samurai do Eddie inspirada no álbum "Senjutsu"

Nuclear Blast: Iron Maiden, Slayer, Rob Zombie, Nightwish e mais na Comic ConNuclear Blast
Iron Maiden, Slayer, Rob Zombie, Nightwish e mais na Comic Con

Rock e Olimpíadas: músicas que combinam com modalidades disputadas nos Jogos OlímpicosRock e Olimpíadas
Músicas que combinam com modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos

Iron Maiden: a reação de Bruce Dickinson ao ficar sabendo do título do próximo álbumIron Maiden
A reação de Bruce Dickinson ao ficar sabendo do título do próximo álbum

Iron Maiden: Os diferentes tipos de fans da banda (vídeo)

Iron Maiden: veja prévia da versão de Senjutsu exclusiva do fã-clube da bandaIron Maiden
Veja prévia da versão de "Senjutsu" exclusiva do fã-clube da banda

Steve Harris: como o método de composição dele se diferencia dos demais, segundo BruceSteve Harris
Como o método de composição dele se diferencia dos demais, segundo Bruce

Iron Maiden: por que eles só mostram o novo álbum a jornalistas na versão em vinilIron Maiden
Por que eles só mostram o novo álbum a jornalistas na versão em vinil

Iron Maiden: Rammstein foi inspiração para vídeo de The Writing On The WallIron Maiden
Rammstein foi inspiração para vídeo de "The Writing On The Wall"

Iron Maiden: ouvindo reclamações dos fãs, artista brasileiro melhora capa de SenjutsuIron Maiden
Ouvindo reclamações dos fãs, artista brasileiro melhora capa de "Senjutsu"

Iron Maiden: quando se tenta ser 'Iron Maiden', é onde mora o perigo, diz BruceIron Maiden
"quando se tenta ser 'Iron Maiden', é onde mora o perigo", diz Bruce

Debate: Vale a pena comprar o novo Box Deluxe do Iron Maiden? (vídeo)

Iron Maiden: A história por trás da nova música The Writing On The WallIron Maiden
A história por trás da nova música "The Writing On The Wall"

Iron Maiden: Bruce gravou duas músicas do próximo disco com tendão de Aquiles rompidoIron Maiden
Bruce gravou duas músicas do próximo disco com tendão de Aquiles rompido

Iron Maiden: gráficos detalham quem mais compôs músicas - e resultados surpreendemIron Maiden
Gráficos detalham quem mais compôs músicas - e resultados surpreendem


Mamonas Assassinas: tocando Iron Maiden e Titãs em vídeo de 1994Mamonas Assassinas
Tocando Iron Maiden e Titãs em vídeo de 1994

Blaze Bayley: é melhor ser ex do Iron que do A-HABlaze Bayley
"é melhor ser ex do Iron que do A-HA"

Iron Maiden: veja capa original não lançada do álbum Virtual XIIron Maiden
Veja capa original não lançada do álbum "Virtual XI"


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.