Como as gravações de "Use Your Illusion" cravaram saída de Izzy Stradlin do Guns
Por Igor Miranda
Postado em 03 de julho de 2021
Para muitos fãs, a notícia de que o guitarrista Izzy Stradlin deixaria o Guns N' Roses, em 1991, no auge da popularidade da banda, foi surpreendente. Todavia, para quem acompanhava a situação de perto, não houve tanto espanto.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista ao Music Radar, datada de 2011, o também guitarrista Slash revelou que alguns incidentes na produção dos álbuns "Use Your Illusion", lançados também em 1991, indicavam que Izzy Stradlin não estava de acordo com os rumos que a banda tomava. O músico disse aos colegas que sairia do grupo uma semana após os discos serem lançados, enquanto que o anúncio oficial veio a público em novembro daquele ano.
A reportagem menciona um "nível de alienação" durante parte da concepção de "Use Your Illusion". Enquanto compositores externos, como West Arkeen e Paul Huge, se faziam presentes, os próprios integrantes estavam cada vez mais distantes uns dos outros.
Chegava ao ponto de Izzy Stradlin simplesmente sumir - ninguém encontrava o guitarrista para concluir suas funções em estúdio. "O problema era com Izzy. O álbum alcançou proporções tão gigantescas em termos de complexidade e produção, além da expectativa massiva, que Izzy começou a sair. Era cada vez mais difícil de encontrá-lo", afirmou Slash.
Na visão do guitarrista da cartola, o Guns N' Roses estava se tornando algo que ia contra as ideias do colega de instrumento. "Aquilo era contra a filosofia rock and roll dele - com a qual eu concordo totalmente", declarou.
Vale destacar que Izzy ainda se fazia presente no início da concepção dos álbuns "Use Your Illusion". Foi isso, na visão de Slash, que deu um caráter mais natural aos discos.
"Gravamos as pistas básicas das músicas e acho que foi isso que deu aos álbuns uma sensação tão natural. Mas quando começamos a entrar naquele tempo que levava para gravar vocais e overdubs, ele meio que desapareceu", revelou.
A vaga de Izzy Stradlin acabou sendo ocupada por Gilby Clarke na turnê de "Use Your Illusion". O baterista Matt Sorum já revelou, em entrevistas anteriores, que Stradlin chegou a participar das gravações de "The Spaghetti Incident?!", álbum de covers lançado em 1993, mas que teria sido quase todo gravado em 1990, enquanto os instrumentistas aguardavam o vocalista Axl Rose na etapa de conclusão das gravações dos "Illusion". Para esse trabalho, porém, Clarke refez as linhas de guitarra deixadas pelo antecessor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps