A influência de Accept que Guns N' Roses tinha e ninguém cita
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 09 de março de 2021
Dá para imaginar os integrantes do Guns N' Roses como grandes fãs de Accept? Curiosamente, isso era real nos primórdios da banda.
Guns N' Roses - Mais Novidades
O site da revista Rolling Stone divulgou trechos do livro "Nöthin' but a Good Time: The Uncensored History of the '80s Hard Rock Explosion", que aborda o surgimento da cena hard rock / glam metal da década de 1980. O fragmento liberado pela publicação narra como o Guns N' Roses foi criado, como resultado da união de algumas bandas que existiam separadamente.
Uma dessas partes era o Hollywood Rose, banda que começou em 1983 com o vocalista Axl Rose (na época conhecido como Bill) e os guitarristas Izzy Stradlin e Chris Weber. O grupo foi criado em Los Angeles, mas Axl e Izzy eram de Lafayette, no estado americano de Indiana.
O guitarrista Billy Rowe, integrante de outra banda da cena, o Jetboy, comentou em entrevista ao livro que conheceu Izzy Stradlin em um show do W.A.S.P., grupo já cultuado no underground de Los Angeles naqueles tempos.
"Havia aquele cara do lado de fora com a aparência de todos, aquele visual punk rock 'n' roll trashy. Ele estava todo de preto, usando creepers, jaqueta de couro preta que ele pintou de rosa com spray. Tinha um visual com o qual eu me conectei, aquele visual Hanoi Rocks. Era Izzy. Começamos a sair, íamos para a casa dos pais de Chris (Weber)", relembrou.
Naqueles tempos, hard rock e heavy metal andavam de forma tão próxima que muitos nem diferenciavam ambas as ramificações. O próprio W.A.S.P. flertava com os dois lados sonoros no início de sua carreira.
Dessa forma, Billy Rowe destacou um dos álbuns favoritos de Izzy Stradlin: "Restless and Wild", do Accept. O disco, lançado em 1982, serviu de influência para as composições iniciais do Hollywood Rose / Guns N' Roses e até mesmo para os vocais agudos e rasgados de Axl Rose.
"Um álbum que Izzy costumava ouvir bastante era 'Restless and Wild', do Accept. E se você ouvir muitas das músicas daquele disco, especialmente 'Fast as a Shark', você ouvirá de onde o Hollywood Rose e o Guns N' Roses provavelmente tiraram coisas como 'Reckless Life'. E Axl tinha toda aquela vibe Udo (Dirkschneider, vocalista do Accept). No entanto, você nunca leu essas coisas por aí", declarou Rowe.
Outros trechos do livro podem ser conferidos, em inglês, no site da Rolling Stone.
Guns N' Roses, Tracii Guns e heavy metal
Em 2018, Tracii Guns, guitarrista do L.A. Guns que passou pelo Hollywood Rose, refletiu em entrevista exclusiva ao Whiplash.Net sobre como soaria o Guns N' Roses, banda que o trazia nas formações iniciais, caso ele permanecesse. O músico destacou que também era bastante influenciado pelo heavy metal, então, o GN'R poderia soar mais pesado com Tracii em longo prazo.
Porém, ao que tudo indica, o metal não compunha uma parte tão significativa do gosto de Slash, que acabou ficando no grupo. O lendário guitarrista da cartola traz uma base mais orientada ao blues e ao que chamamos hoje de "rock clássico".
"Slash era o guitarrista principal e um dos compositores centrais. Ele tem uma pegada mais 'blues tradicional', enquanto eu, embora tenha a base blues, também sou um 'metalhead'. Em boa parte das coisas do L.A. Guns, Brides of Destruction ou Killing Machine, sou bem mais orientado ao estilo Randy Rhoads de se fazer rock and roll (risos). Não sou tão Joe Perry quanto Randy Rhoads. Especialmente naquela época, quando eu gostava muito de W.A.S.P. e dos primeiros álbuns do Mötley Crüe, Accept e Iron Maiden", disse Tracii, na ocasião.
Os primórdios da banda Guns N' Roses
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps