Mauricio Weimar: Qual a melhor idade para aprender música?
Por Emanuel Seagal
Postado em 03 de agosto de 2021
Mauricio Weimar é um baterista que ficou conhecido pelos seus trabalhos nas bandas The Ordher e Nephasth, dois grandes nomes do death metal nacional. Agora morando na Noruega, o músico e professor lançou um canal no YouTube chamado Extreme Drums, onde ele analisa músicas, dá aulas, tira dúvidas e oferece um conteúdo acessível tanto para bateristas de metal como fãs que querem aprender mais sobre o instrumento e o gênero em si.
Em seu último vídeo Mauricio fala sobre adultos interessados em aprender um instrumento musical mas tem algum receio de que possam ter dificuldade em aprender por causa da idade, ainda mais visto os inúmeros vídeos de crianças prodígio no YouTube.
"Realmente crianças são capazes de coisas impressionantes, porém um adulto tem qualidades muito importantes para aprender música que o jovem ainda não desenvolveu. Começar a aprender desde cedo não é garantia de se tornar um bom musicista. As vezes uma pessoa que toca por décadas, mas não teve foco, não tem paixão nem envolvimento, isso não vai se traduzir em qualidade. Uma coisa comum que acontece com nós professores de música com experiência é que as vezes aparecem alunos novos que dizem 'eu já toco há 10 ou 15 anos', mas muitos deles tem deficiências enormes exatamente por não terem usado o tempo de estudo de maneira eficaz. Vamos a alguns fatos aqui então. Pesquisas atestam que crianças possuem a tal elasticidade cerebral, e que todas as informações novas elas aprendem bem mais rápido naturalmente que adultos. Experimenta te mudar com teu filho de cinco anos pro Japão que tu vais ver que ele vai aprender japonês rapidinho, depois de três anos te muda pra Rússia e ele vai aprender russo com tranquilidade, sem sotaque, como um nativo, enquanto os adultos, velho, vão ficar penando pra pedir uma droga d'um café no bar sem ter que pedir 40 vezes até o cara entender o que tu tá querendo.", comentou Mauricio.
Respondendo a grande questão "existe um prazo de idade para começar a aprender música", Mauricio diz: "Não, se por um lado a gente vai perdendo essa elasticidade cerebral e aprendendo um pouquinho mais lento, nossa determinação e força de vontade só tendem a aumentar com idade, mas tu tens que estar preparado para um certo desafio. [...] É preciso ter perseverança, lembre-se que a recompensa vai valer a pena lá na frente [...] Perseverança, determinação e força de vontade são algumas das vantagens dos adultos em relação aos jovens. É muito difícil tu encontrar jovens com essas qualidades já desenvolvidas. Essas são coisas importantíssimas para evolução musical. Todo mundo sabe que o aprimoramento musical depende de estudo bem focado com repetição, com bastante atenção aos detalhes técnicos, e essa rotina a longo prazo pode ser muito chato e difícil, porém adultos tendem a lidar com isso de uma maneira muito melhor que os jovens. [...] Muitos jovens acabam desistindo da música quando descobrem que vão ter que lidar com essa rotina mais rígida."
Confira abaixo o vídeo na íntegra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
A regra de ouro que impediu Roy Mayorga de continuar no Sepultura
Mauricio Weimar: os álbuns que marcaram um dos grandes bateristas do death nacional


