Mauricio Weimar: Qual a melhor idade para aprender música?
Por Emanuel Seagal
Postado em 03 de agosto de 2021
Mauricio Weimar é um baterista que ficou conhecido pelos seus trabalhos nas bandas The Ordher e Nephasth, dois grandes nomes do death metal nacional. Agora morando na Noruega, o músico e professor lançou um canal no YouTube chamado Extreme Drums, onde ele analisa músicas, dá aulas, tira dúvidas e oferece um conteúdo acessível tanto para bateristas de metal como fãs que querem aprender mais sobre o instrumento e o gênero em si.
Em seu último vídeo Mauricio fala sobre adultos interessados em aprender um instrumento musical mas tem algum receio de que possam ter dificuldade em aprender por causa da idade, ainda mais visto os inúmeros vídeos de crianças prodígio no YouTube.
"Realmente crianças são capazes de coisas impressionantes, porém um adulto tem qualidades muito importantes para aprender música que o jovem ainda não desenvolveu. Começar a aprender desde cedo não é garantia de se tornar um bom musicista. As vezes uma pessoa que toca por décadas, mas não teve foco, não tem paixão nem envolvimento, isso não vai se traduzir em qualidade. Uma coisa comum que acontece com nós professores de música com experiência é que as vezes aparecem alunos novos que dizem 'eu já toco há 10 ou 15 anos', mas muitos deles tem deficiências enormes exatamente por não terem usado o tempo de estudo de maneira eficaz. Vamos a alguns fatos aqui então. Pesquisas atestam que crianças possuem a tal elasticidade cerebral, e que todas as informações novas elas aprendem bem mais rápido naturalmente que adultos. Experimenta te mudar com teu filho de cinco anos pro Japão que tu vais ver que ele vai aprender japonês rapidinho, depois de três anos te muda pra Rússia e ele vai aprender russo com tranquilidade, sem sotaque, como um nativo, enquanto os adultos, velho, vão ficar penando pra pedir uma droga d'um café no bar sem ter que pedir 40 vezes até o cara entender o que tu tá querendo.", comentou Mauricio.
Respondendo a grande questão "existe um prazo de idade para começar a aprender música", Mauricio diz: "Não, se por um lado a gente vai perdendo essa elasticidade cerebral e aprendendo um pouquinho mais lento, nossa determinação e força de vontade só tendem a aumentar com idade, mas tu tens que estar preparado para um certo desafio. [...] É preciso ter perseverança, lembre-se que a recompensa vai valer a pena lá na frente [...] Perseverança, determinação e força de vontade são algumas das vantagens dos adultos em relação aos jovens. É muito difícil tu encontrar jovens com essas qualidades já desenvolvidas. Essas são coisas importantíssimas para evolução musical. Todo mundo sabe que o aprimoramento musical depende de estudo bem focado com repetição, com bastante atenção aos detalhes técnicos, e essa rotina a longo prazo pode ser muito chato e difícil, porém adultos tendem a lidar com isso de uma maneira muito melhor que os jovens. [...] Muitos jovens acabam desistindo da música quando descobrem que vão ter que lidar com essa rotina mais rígida."
Confira abaixo o vídeo na íntegra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Dave Mustaine elogia performance vocal de James Hetfield em "Ride the Lightning"
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify

Mauricio Weimar: os álbuns que marcaram um dos grandes bateristas do death nacional
Os dois segredos que levaram um brasileiro para a fama e amizade com astros da bateria


