Sakim De Kola: o reacionarismo nu e cru no novo EP da banda
Por Weber Passos Dos Santos
Postado em 29 de dezembro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
É com o sarcasmo e acidez já característico de seus lançamentos anteriores que a banda traz sete petardos dignos de incomodar qualquer simpatizante da realidade fascista que vivenciamos.
Em uma região onde o conservadorismo predomina de maneira tão escancarada como no interior paulista, a banda Sakim De Kola dá voz àqueles que já estão de saco cheio de tanta falácia direitista com "Cantigas Pedagógicas Aprovadas Pelo MEC" (Quinta Série Records).
A banda punk de Santa Fé do Sul que conta com Hugo Panicalli (Vocal), Rafael Cassimiro (Guitarra), Vinícius "Krnero" Bordon (Baixo) e André Bonini (Bateria), disponibiliza seu primeiro EP após o lançamento de diversos singles como "Carro Do Ovo", "Vô Mito", "Cbf" e "Usuário", sempre criticando o caráter corrupto e anti-popular da mais alta patente do nosso país, bem como os reflexos da propaganda fascista na sociedade, fazendo esta ter cada vez menos pudor de mostrar o seu lado mais desumano. A obra, devidamente nomeada após a repercussão da notícia de intervenção e censura para com os professores durante a elaboração da prova do ENEM, foca justamente na maneira decadente de como a educação é tratada no Brasil.
Inspirada na criminalização do senso crítico nas escolas e faculdades (ou a "doutrinação ideológica esquerdista"), junto ao turbilhão de informações em que a população é exposta sem exercer qualquer filtragem de conteúdo, "Universidade Federal Do Zap" explica muito bem o fenômeno das Fake News que colaboram com a perpetuação do golpe político em que vivemos até hoje, enquanto "UZI" (que conta com um ótimo Lyric Video produzido por Ana Moreira) demonstra que esse problema educacional é muito mais profundo, tendo como base o sucateamento do ensino fundamental público. Aqui a banda leva o individualismo, potencializado pelo método de ensino arcaico e alienatório, para o nível absurdo, ao ponto em que o "sonho do oprimido em se tornar opressor" se traduz no jovem que é capaz de matar seu coleguinha só para ter mais merenda!
Confira o Lyric Video da música "UZI":
Musicalmente a banda une influências das mais extremas do hardcore, como em "Lucasmatheus" e "Tia Neide", ao punk mais tradicional, que pode ser vista em "Ministro Da EducaSSão". Tanto esta última como "Educação Moral e Cívica" (digna de um ritmo que remete a uma marcha militar), joga na cara dos mais desavisados que mantras como "Moral", "Bons Costumes" e "Meritocracia", são apenas crenças limitantes que impedem o cidadão de ter consciência de classe, pois os próprios governantes e militares não as praticam, mas são espertos o suficiente para usá-las como ferramenta de controle social.
Em suma, a banda nos brinda com um panorama bem completo das contradições do reacionarismo, desde a sua utilização como ideologia de poder ao seu reflexo na população, como confusões e frustrações, tudo regado com humor e bom uso das diversas influências que os membros carregam dentro do punk/hardcore. Com certeza se trata de uma banda que irá repercutir muito na cena underground!
Ouça o EP na íntegra pelo Youtube:
FONTE: Baú Do Rock
http://baudorock.net/2021/12/o-reacionarismo-nu-e-cru-no-novo-ep-do-sakim-de-kola/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
O clássico de Bonnie Tyler regravado por duas lendas do heavy metal
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Boatos no rock: Alguns dos maiores mitos do Rock n' Roll
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Guitar World: os 100 melhores guitarristas de hard rock

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981
Heavy Metal: diagrama explica a origem dos nomes de bandas
Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de Dickinson
O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
Quem é a verdadeira Sopa onde pousou a Mosca da canção de Raul Seixas
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado



