Judas Priest: KK Downing fala sobre a vida difícil que levava antes da fama
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de janeiro de 2022
O guitarrista KK Downing é um dos grandes ícones da história do heavy metal, afinal de contas, foi integrante do Judas Priest por quarenta anos. Durante o tempo que fez parte do grupo, gravou alguns dos discos mais influentes da música pesada, como "Sad Wings Of Destiny", "British Steel", "Screaming For Vengeance", "Defenders Of The Faith" e "Painkiller". Porém, nem tudo foi um mar de rosas na vida de Kenneth Keith Downing Jr., principalmente antes da fama.
"Antes de gravarmos o primeiro álbum - antes de gravarmos qualquer coisa de fato - minha vida era puramente sobre sobrevivência. Era sobre trabalhar em empregos de meio período para pagar as contas, escrever músicas com seus amigos e fazer alguns shows", declarou o guitarrista, durante participação na coluna "Minha vida em 10 sons", publicada no site da revista Metal Hammer.
Downing revelou que morava em um prédio com um único banheiro para várias famílias. "Nós tocamos em shows muito cedo e acabamos gravando ‘Rocka Rolla’ [primeiro disco do Judas Priest, lançado em 1974]. Ainda me lembro de estar sentado na minha cômoda escrevendo. Naquela época, eu não tinha um amplificador de ensaio - estamos falando de 68 - então, eu sentava lá tocando sem um amplificador porque havia cerca de cinco outras famílias que moravam no mesmo prédio, com pessoas acima, abaixo e ao seu lado o tempo todo... com um banheiro!".
Na sequência, o guitarrista também falou sobre o início da carreira do Judas Priest, que chegou a ser contratada como uma banda de blues progressivo. "Naquela época, eu só esperava me tornar um guitarrista profissional e tivemos a sorte de pegar Al Atkins, um grande cantor local que parecia bem no palco. A cena naquela época era fantástica: todos os pubs e clubes da região tinham um show, então, você acabava tocando em noites consecutivas no Handsworth, no Bearwood, no The Regis [localizado] em Old Hill... literalmente em qualquer lugar que te levassem. Havia muitas bandas na época e tudo girava em torno da música. Claro, quando o Judas Priest começou a fazer shows, fomos contratados como uma banda de ‘blues progressivo’ porque ninguém sabia o que diabos éramos".
A trajetória de KK Downing com o Judas Priest teve início em 1970 e se encerrou em 2011. Dez anos após sua saída, o guitarrista lançou "Sermons Of The Sinner", primeiro disco do KK's Priest, grupo que conta com o vocalista Tim "Ripper" Owens.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
Glenn Hughes não pretende fazer novos álbuns no formato classic rock
Por que Floor Jansen pediu uma bolsa de carne ao tentar comprar item de bebê na Suécia?
Canal faz pente-fino nas músicas da Legião Urbana e reúne as "inspirações" de Renato Russo

A música de álbum clássico do Judas Priest que Glenn Tipton acha forçada
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
Gravadora negou quantia irrisória ao Judas Priest e acabou perdendo a banda
Richie Faulkner afirma que "base" do novo álbum do Judas Priest está pronta
A música do Judas Priest que ficou fora de "Top Gun" por decisão da banda
"Painkiller" aproximou o Judas Priest de Megadeth e Pantera, segundo K.K. Downing
Diretor de documentário oficial do Judas Priest explica exclusão de Ripper Owens do filme
De 1970 até 2024, o melhor álbum de Metal de cada ano, segundo o Loudwire
As 5 bandas mais importantes da história do heavy metal, na opinião de Mateus Ribeiro


