Megadeth: a triste história por trás da música "Use The Man"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de fevereiro de 2022
Dave Mustaine, guitarrista e vocalista da banda Megadeth, revelou 15 músicas que marcaram sua vida, em matéria publicada há cinco anos no site da revista Rolling Stone. Uma das canções mencionadas pelo músico foi "Use The Man", lançada como faixa de "Cryptic Writings".
"Use The Man" aborda um tema pesado, que faz parte da vida de muitas pessoas: o uso de drogas ilícitas.
Tudo começou quando os integrantes do Megadeth estavam gravando o mencionado disco e Mustaine visitou um grupo de reabilitação. "Quando eu estava trabalhando no disco, fui a uma reunião dos Doze Passos em um lugar bem próximo ao estúdio. O rapaz que administrava a reunião me disse que tinha algo para me mostrar, então, mostrou uma caixa e disse: ‘Esse é o Bob’ (...). Então, ele me disse que no início do dia, um cara tinha ido a uma reunião, depois injetou [drogas] e morreu na casa de recuperação".
A cena impactou Mustaine, que entendeu o recado. "Ele estava tentando passar uma mensagem para mim e funcionou – eu ainda estou vivo. Eu escrevi a letra de ‘Use The Man’ imediatamente (...). Há um provérbio na China ou no Japão que diz: ‘Primeiro o homem toma uma bebida, então a bebida toma a bebida, depois a bebida leva o homem’. Eu pensei: ‘O mesmo pode ser dito sobre a agulha. Primeiro o homem usa a agulha, depois a agulha usa a agulha, depois a agulha usa o homem. E foi daí que surgiu o título (...). Então, ‘Use The Man’ é sobre isso. É uma música muito, muito triste sobre pessoas que têm overdose de drogas, e também foi inspirada em ‘Needle And The Damage Done’ de Neil Young".
Em outro ponto, Mustaine também falou sobre a sua relação com as drogas e como a reabilitação mudou sua vida. "Não posso dizer quando me livrei das drogas de rua (...); mas eu mudei minha vida quando fui salvo de volta, eu acho que em 2003. Deus me enviou para o AA [Alcoholics Anonymous] e o AA me enviou de volta para Deus e é assim que estou agora com tudo. Então, foi quando eu deixei a heroína e cocaína no passado".
Por fim, o veterano Mustaine falou que ainda consome álcool, mas sem exageros. "Ainda posso tomar um copo de vinho. Eu tenho uma cervejaria agora, então é meio difícil dizer que você está sóbrio quando você tem uma cervejaria. Não é minha função dizer o que beber, ou qualquer coisa parecida, mas tudo com moderação – exceto metal".
"Cryptic Writings" é o sétimo disco e estúdio do Megadeth e foi lançado em junho de 1997. Além de "Use The Man", o álbum apresenta outras grandes músicas, como "Trust", "Almost Honest" e "She-Wolf".
Álbum: "Cryptic Writings"
Banda: Megadeth (EUA)
Data de lançamento: 17 de junho de 1997
"Trust"
"Almost Honest"
"Use The Man"
"Mastermind"
"The Desintegrators"
"I'll Get Even"
"Sin"
"A Secret Place"
"Have Cool, Will Travel"
"She-Wolf"
"Vortex"
"FFF"
Dave Mustaine: guitarra/vocal
Marty Friedman: guitarra
David Ellefson: baixo
Nick Menza: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps