Angus Young, do AC/DC, chamou Deep Purple de "Led Zeppelin de pobre" após treta em 75
Por André Garcia
Postado em 19 de fevereiro de 2022
Ao lado de seu irmão mais velho, Malcolm Young, Angus se eternizou na história do rock ao formar, em 1973, o AC/DC, uma das mais bem sucedidas bandas que já existiu. É dela o álbum de rock mais vendido de todos os tempos, "Back in Black (1980), com 22 milhões de cópias vendidas apenas nos EUA. No geral, perde apenas para "Thriller" (1982), de Michael Jackson.
Fora dos palcos, a língua afiada do baixinho invocado por vezes rende declarações que dão o que falar entre os fãs (e haters). Um dos melhores exemplos disso foi quando ele falou que o Deep Purple era "um Led Zeppelin de pobre". Mas, antes de tirar conclusões, é preciso entender o contexto em que a declaração foi dada.
Formado no final de 1968, o Led Zeppelin já fez sucesso no começo do ano seguinte com seu álbum de estreia, autointitulado. Em poucos anos, o quarteto foi considerado a maior banda do mundo, pioneira do rock pesado, heavy metal e do stadium rock. Angus jamais escondeu sua admiração pelo Led, sempre o colocando entre suas maiores influências.
Na mesma época, surgiu na Inglaterra o Deep Purple como um esquisitão por nunca ter seguido um mesmo estilo por muito tempo. Em poucos anos de existência, ele já tinha mudado de formação e sonoridade três vezes. A então mais recente transformação se deu com a entrada dos jovens David Coverdale e Glenn Hughes no lugar de Ian Gillan e Roger Glover.
A treta
Com essa nova formação, o Purple gravou "Burn" (1974); e o promovendo, em janeiro de 1975 foi à Austrália para o Sunbury Pop Festival, onde cruzou com o AC/DC pela primeira vez. Segundo Angus Young, os organizadores do festival pensaram que os britânicos não iam para o palco e mandaram o AC/DC entrar. Acabou que lá as duas bandas se encontraram.
Do outro lado da história, o vocalista David Coverdale recorda que a briga toda aconteceu porque o AC/DC chegou usando e mexendo no equipamento. E ele não só pertencia ao Deep Purple como ainda havia sido cuidadosamente preparado para sua apresentação.
O fato é que o clima esquentou até ir às vias de fato, com um dos roadies do Deep Purple dando um soco na cara do empresário do AC/DC. Como Angus e Malcolm ainda eram "peixe pequeno" perto de Ritchie Blackmore, a corda, como de costume, arrebentou do lado mais fraco.
Assim, o AC/DC acabou sendo cortado e não tocou, perdendo a oportunidade de se apresentar num grande festival em seu próprio país.
A declaração
Aquela história ficou entalada na garganta da banda. Tanto que, mesmo com o passar de anos, Angus Young deu uma entrevista onde não hesitou em dizer que odeia o Deep Purple e o ridicularizar como cópia fajuta de Led Zeppelin:
"Eu já paguei para assistir o Deep Purple ao vivo e pensei 'Nossa, como isso é ridículo!'. Não dá para cair na desses caras. Eu nunca vi graça em bandas desse tipo. Sempre odiei. Sempre achei um Led Zeppelin de pobre."
FONTE:
https://rockcelebrities.net/the-band-angus-young-called-the-poor-mans-led-zeppelin/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps