Accept: criando a cena heavy metal na Alemanha (vídeo)
Por Tchelo Emerson
Postado em 05 de fevereiro de 2022
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todos os álbuns da banda Accept. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Iron Maiden no especial "Explicando Iron Maiden - Senjutsu", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada álbum da grande banda alemã.
O vídeo inédito fala sobre o álbum "Accept", gravado entre os meses de setembro e novembro de 1978 e lançado no dia 16 de janeiro de 1979.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
A banda Accept foi formada em 1971 e sua primeira "line-up" contava com UDO Dirkschneider (vocal), Gerhard Wahl e Hansi Heizer (guitarras), Dieter Rubach (baixo e Frank Friederich (bateria).
Em 1975, Hansi Heizer cede seu posto para Wolf Hoffmann. Pouco tempo depois, entra o baixista Peter Baltes, em 1976. a formação se estabiliza com Jörg Fischer na segunda guitarra.
A banda participa de uma batalha de bandas no festival Rock am Rhein, na cidade de Düsseldorf, em que o vencedor pode gravar um disco num estúdio profissional. O Accept fica em segundo lugar, mas os irmãos Schunke, donos de um estúdio na cidade de Wilster (500 km de distância da cidade natal do Accept, a industrial Solingen), decidem convidar UDO e seus companheiros para gravar um álbum.
Pouco depois a banda consegue um contrato com a gravadora Brain Metronome, pequeno selo alemão e gravam as músicas que compõem o tracklist do álbum de estreia.
Vale lembrar que as músicas haviam sido compostas ao longo dos últimos seis ou sete anos e as letras foram escritas pouco antes da banda entrar em estúdio. UDO ainda não sabia falar inglês e escreveu as letras com a ajuda de um dicionário.
O nome da banda foi escolhido para facilitar a compreensão na língua inglesa e a ideia foi de UDO, após ver a capa de um álbum da banda Chicken Shack, chamado Accept.
Os membros do Accept não tiveram qualquer ingerência na escolha da imagem que tornou-se a capa do álbum, sendo escolha da gravadora.
O álbum Accept mostra uma banda ainda iniciante, formada por jovens músicos buscando desenvolver alguma identidade e são nítidas as influências de Judas Priest, Rainbow, Deep Purple e Scorpions, além das bandas do glam rock inglês, como Sweet e Slade.
Pouco depois da gravação do álbum, a bateria ficou a cargo de Stefan Kaufmann
Trata-se de um bom álbum de estreia, que não vendeu muito quando do seu lançamento, mas é admirado até hoje pelos leais fãs da banda. Há experimentações e até uma certa complexidade em músicas como Lady Lou (hard rock que se tornou o primeiro single do álbum). Seawinds (uma balada melancólica que nos remete ao Scorpions do início de carreira) e a inovadora Take Him in my Heart, que pode ser considerada o embrião do power metal alemão.
A resenha completa, com todas as histórias e curiosidades que cercam o lançamento deste álbum, além de uma análise de cada faixa do disco, podem ser assistidas no player de vídeo a seguir:
O vídeo é o primeiro da série chamada "ACCEPT - DISCOGRAFIA COMENTADA", que vai abordar curiosidades sobre todos os álbuns da banda que desbravou a cena musical dos anos 70 e 80 para inaugurar um circuito para o heavy metal na Alemanha.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps