Anticapitalista, "Wicked" é novo single do Uhrutau
Por Eliton Tomasi
Postado em 05 de abril de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Numa definição bem objetiva, a memória é a capacidade de armazenar informações de modo que essas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las. Ela ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Interessante observar, porém, que o armazenamento em longo prazo utiliza fatores emocionais vinculados a tais informações para que estas possam ser reativadas quando requeridas, como é o caso da memória musical. Ao escutarmos uma música que faz parte da nossa identidade sonoro-musical, por exemplo, memórias e emoções ligadas a elas são acionadas. Eis, então, o grande desafio das novas bandas de metal: como pleitear um espaço já quase todo ocupado pelas bandas que vieram antes e que formam as conexões raízes de todas as nossas memórias musicais?
Muitas bandas novas conseguem persuadir nossas memórias musicais afetivas ao fazer um som que, esteticamente, nos lembram bandas antigas e, consequentemente, acionam situações já vividas no passado. Mas considerando que ainda estamos vivos e cheios de potencial para criarmos novas experiências musicais a partir do agora, circular apenas em torno de memórias não seria uma espécie de morte musical?
Bom, o Uhrutau com certeza não é o tipo de banda que vai te jogar para o passado. O Uhrutau é uma experiência musical de um presente desconhecido, de memórias não criadas.
"Memory", que quer dizer "memória" em português, é justamente o título do álbum de estreia do Uhrutau que será lançado neste mês de Abril.
"Memory" foi gravado no Family Mob, badalado estúdio da capital paulista por onde já passaram nomes como Sepultura, Ratos de Porão, Mercyful Fate, entre outros, e vai reunir oito faixas: "Memory", "Carnival", "Alcohol", "She", "Gaze At The Flames", "Parricidal", "Wicked" e "Stray Dogs".
"Wicked" é o segundo single do debute e, de acordo com o vocalista e guitarrista Mauricio Bortoloto, uma faixa política de caráter anticapitalista.
"Wicked é sobre não nos conformarmos com a irracionalidade do mundo do trabalho no capitalismo. Ela vem daquele ódio mais profundo do patrão, quando ele lhe diz que você não vai receber a hora extra que fez no mês passado e que você deve procurar outro emprego se não estiver satisfeito. Musicalmente, "Wicked" é a mais certeira dentre as composições do Uhrutau. Depois de algumas experimentações, saiu em uma única sentada, tocada na guitarra do início ao fim, com um gosto de The Stokes nas melodias."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Biff Byford afirma que novo disco do Saxon será lançado em janeiro de 2027
Tarja Turunen aposenta de vez o salto alto nos shows
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
Os 5 álbuns que marcaram Márcio Jameson, do Holocausto e loja Aplace
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Brann Dailor afirma que novo disco de estúdio do Mastodon está finalizado
Inacreditável: O que acontece de mais bizarro em um show de metal
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
Como Beatles transformou xingamento a Mick Jagger em nome de álbum clássico da banda
WatchMojo: os 10 guitarristas mais subestimados de todos os tempos
Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"
Gene Simmons, do Kiss, compartilha seus bizarros hábitos alimentares


