Brian May relembra parceria com Eddie Van Halen no EP solo "Star Fleet", de 1983
Por André Garcia
Postado em 29 de maio de 2022
O Queen surgiu em 1973 com seu álbum de estreia, autointitulado, e chegou ao final da década como uma das maiores bandas do mundo. No entanto, a relação entre os integrantes foi se desgastando com a fama, as drogas e desejos artísticos conflitantes. E com a chegada dos anos 80 a coisa só se agravou.
Em "Hotspace" (1981), a guitarra deu lugar aos sintetizadores e o rock pesado deu lugar ao tipo de música que na época embalava as pistas de dança. Em 83, a situação chegou ao ponto em que eles começaram a buscar em carreira solo uma válvula de escape criativa.
Enquanto Freddie Mercury deu início à produção de "Mr. Bad Guy" (1985), Brian May lançou o EP "Star Fleet Project" como Brian May + Friends. Uma das grandes atrações daquele trabalho foi a participação de Eddie Van Halen numa das faixas, Blues Breaker, um blues improvisado que foi dedicado a Eric Clapton, mas ele odiou. Confira abaixo:
Conforme publicado pela NME, em entrevista para a Total Guitar, Brian May recordou como foi sua parceria com Eddie Van Halen: "Assim que eu soube da notícia [da morte] de Eddie, eu retornei a 'Star Fleet'. Eu comecei a revisitar todos aqueles sentimentos que experimentei quando entramos em estúdio para fazer aquilo, o que ajudou a curar minha alma um pouco."
"Aquele foi um dos grandes momentos da minha vida", prosseguiu, "porque tocamos uma vez e acertamos. Foi um breve momento, mas um momento de grande alegria tocar com aquele cara. Eu fiquei estupefato com ele tocando! Basicamente, aquilo estava tudo nos dedos dele. Não importa que guitarra pegasse, soava como ele."
Brian May viu Eddie em ação pela primeira vez em 1978, quando ele abriu para o Black Sabbath — e comparou o impacto com o de Hendrix uma década antes.
"[Eu o conheci] no camarim em Munique quando Van Halen estava abrindo show para o Black Sabbath. Eu já tinha ouvido falar do Van Halen e felizmente tive a oportunidade de assistir eles, porque eu fui por Tony [Iommi]. Mas eu cheguei a tempo de ver Van Halen, e eu fiquei extremamente impressionado com Eddie."
"Eu fiquei pensando: 'Nunca vi nada parecido com isso em toda minha vida! Não consigo acreditar!' foi parecido com ver Jimi Hendrix pela primeira vez. Ele foi o maior. Não havia ninguém que se comparasse a ele, ninguém chegava nem perto. Jamais haverá outro como ele", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil

Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
A banda de rock que todo mundo que não gosta de música adora, de acordo com André Barcinski
Esposa de Brian May anuncia que não haverá novas turnês do Queen
Brian May chorou em uma das últimas apresentações de Ozzy Osbourne
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O solo do Queen que Brian May escolheria para ser lembrado
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
O Surto: "Fora Queen, só nós fizemos 250 mil cantarem no Rock in Rio"
Punk contra a Rainha: o dia em que Freddie Mercury deu um enquadro em Sid Vicious


