Andreas Kisser explica por que o Sepultura mistura Metal com música brasileira
Por Bruce William
Postado em 01 de julho de 2022
Numa entrevista de 2017 ao canal BangerTV All Metal, legendada em português pelo canal Arte Legendada, Andreas Kisser revela os motivos que levaram o Sepultura a incorporar elementos da música brasileira em seu trabalho.
Andreas começa explicando que, no início, eles tentavam evitar a coisa de serem representantes do Brasil, um país sobre o qual muitos de fora não sabiam absolutamente nada, até que chegou um momento em que as coisas começaram a mudar. "Vários amigos nossos que se mudam do Brasil sentem tanta falta de algumas bebidas ou comidas, de assistir um jogo de futebol ou uma novela, que é muito popular no Brasil. Quero dizer, nós ficamos mais sentimentais sobre tudo, sabe? Acho que por isso quisemos mostrar que éramos brasileiros, pela primeira vez estávamos orgulhosos por sermos brasileiros, por ter vindo daquele lugar".
O guitarrista conta então que por terem cabelos longos e tatuagens eles sofreram muito com violência policial, e menciona ainda a questão da corrupção, política e explica que o Brasil é um país muito católico. "Mas o Sepultura nasceu por causa disso tudo, era uma resposta, um protesto contra tudo isso. Então foi legal, foi um processo natural".
Quando o Sepultura encontrou suas raízes e se tornou "realmente brasileiro"
Porém, como explica Andreas, a banda não podia simplesmente inserir algo do Brasil em suas músicas apenas por seus integrantes serem nascidos no país, então foi necessário um longo aprendizado que levou tempo para acontecer. "Fizemos uma turnê mundial de dois anos, tocamos com Ozzy, Rock in Rio pela primeira vez, tocamos com o Ministry, foi insano. E aí nos mudamos pros EUA durante esse processo, fomos até Phoenix e começamos a trabalhar no 'Chaos A.D.'"
Foi a partir daí, conforme Andreas, que eles se tornaram "realmente brasileiros": "Foi quando realmente encontramos essas músicas mais groovadas, com os tipos de percussão, as letras tinham menos palavras e mais significado, então acho que esse processo levou até o 'Roots', que foi nossa busca por nossas próprias raízes, dos indígenas, dos escravos, da música africana e das nossas próprias raízes europeias. Minha mãe veio da Eslovênia, minha avó da Alemanha, Max e Igor da Itália, o avô deles e tudo mais. Colocamos tudo junto ali, o Brasil foi feito disso, desse tipo de mistura".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps