Frank Zappa surpreende ao eleger seus dez álbuns favoritos
Por Bruce William
Postado em 17 de agosto de 2022
Em entrevista de 1975 para revista britânica UK, resgatada pela Far Out, Frank Zappa elegeu seus dez álbuns favoritos de todos os tempos, surpreendendo pela ausência de trabalhos experimentais e obscuros, como provavelmente muitos esperariam dele.
Frank Zappa - Mais Novidades
Um deles é o "Between the Buttons", lançado pelos Rolling Stones em 1967, considerado o álbum onde a banda começou a deixar de lado sua sonoridade calcada no Blues e passando a flertar com a Psicodelia que estava em alta na época. "Gosto mais da versão norte-americana, não tanto da britânica, por trazer uma seleção completamente diferente de faixas", explicou Zappa, se referindo ao fato de grande parte dos álbuns lançados pelas bandas britânicas, naqueles tempos, saírem nos EUA com músicas diferentes. "Encontrei Brian Jones muito bêbado uma noite no Speakeasy (clube britânico) e contei pra ele que achava este álbum superior ao Sgt. Peppers (dos Beatles), ao que ele arrotou discretamente e virou de lado".
Zappa também confessou ser um grande apreciador de ópera, principalmente da obra do compositor polonês Krzysztof Penderecki e seu "The Devils of Loudon", baseado no livro de mesmo nome de Aldous Huxley. "É um álbum extremamente bem produzido e uma excelente peça de música dramática", explicou Zappa. "Tatiana Troyanos, que interpreta a freira principal, soa absolutamente maravilhosa", prossegue o músico, contando ainda que a história do disco/livro fala sobre uma freira corcunda que está possuída pelo Diabo e precisa fazer um exorcismo".
Dentre outros discos citados por Zappa como seus favoritos estão trabalhos dos Beatles, Neil Young, Black Sabbath e alguns veteranos bluesman. Confira a seguir a lista:
"Supernaut" (na verdade o "Vol.4") – Black Sabbath
"After The Gold Rush" – Neil Young
"Between the Buttons" – The Rolling Stones
"Abbey Road" – The Beatles
"Muddy Waters Sings 'Big Bill'" – Muddy Waters
"The Devils of Loudon" – Krzysztof Penderecki
"The Complete Works of Edgard Varese Vol. 1" – Edgard Varese
"Three Hours Past Midnight" – Johnny 'Guitar' Watson
"The Story Of My Life" – Guitar Slim
"Who Will Be Next?" – Howlin' Wolf
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
Veja vídeo inédito de alta qualidade do Angra com Andre Matos ao vivo em 1999 na França
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire


Os dois músicos que Frank Zappa criticava bastante: "Erravam o tempo todo"
O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai
Ian Anderson se arrepende de ter recusado pedido de Frank Zappa no leito de morte
Highways to Hell: As ruas mais rock'n roll do planeta


