Frank Zappa surpreende ao eleger seus dez álbuns favoritos
Por Bruce William
Postado em 17 de agosto de 2022
Em entrevista de 1975 para revista britânica UK, resgatada pela Far Out, Frank Zappa elegeu seus dez álbuns favoritos de todos os tempos, surpreendendo pela ausência de trabalhos experimentais e obscuros, como provavelmente muitos esperariam dele.
Frank Zappa - Mais Novidades
Um deles é o "Between the Buttons", lançado pelos Rolling Stones em 1967, considerado o álbum onde a banda começou a deixar de lado sua sonoridade calcada no Blues e passando a flertar com a Psicodelia que estava em alta na época. "Gosto mais da versão norte-americana, não tanto da britânica, por trazer uma seleção completamente diferente de faixas", explicou Zappa, se referindo ao fato de grande parte dos álbuns lançados pelas bandas britânicas, naqueles tempos, saírem nos EUA com músicas diferentes. "Encontrei Brian Jones muito bêbado uma noite no Speakeasy (clube britânico) e contei pra ele que achava este álbum superior ao Sgt. Peppers (dos Beatles), ao que ele arrotou discretamente e virou de lado".
Zappa também confessou ser um grande apreciador de ópera, principalmente da obra do compositor polonês Krzysztof Penderecki e seu "The Devils of Loudon", baseado no livro de mesmo nome de Aldous Huxley. "É um álbum extremamente bem produzido e uma excelente peça de música dramática", explicou Zappa. "Tatiana Troyanos, que interpreta a freira principal, soa absolutamente maravilhosa", prossegue o músico, contando ainda que a história do disco/livro fala sobre uma freira corcunda que está possuída pelo Diabo e precisa fazer um exorcismo".
Dentre outros discos citados por Zappa como seus favoritos estão trabalhos dos Beatles, Neil Young, Black Sabbath e alguns veteranos bluesman. Confira a seguir a lista:
"Supernaut" (na verdade o "Vol.4") – Black Sabbath
"After The Gold Rush" – Neil Young
"Between the Buttons" – The Rolling Stones
"Abbey Road" – The Beatles
"Muddy Waters Sings 'Big Bill'" – Muddy Waters
"The Devils of Loudon" – Krzysztof Penderecki
"The Complete Works of Edgard Varese Vol. 1" – Edgard Varese
"Three Hours Past Midnight" – Johnny 'Guitar' Watson
"The Story Of My Life" – Guitar Slim
"Who Will Be Next?" – Howlin' Wolf
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
Scott Ian explica significado de "It's for the Kids", nova música do Anthrax
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
"Seria um idiota se aceitasse": guitarrista descarta retorno ao W.A.S.P.
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
"Lemmy gostava de estar no controle e amava a vida", diz Zakk Wylde
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"

A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
O músico tão complicado que até Frank Zappa pisava em ovos pra lidar com ele
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Frank Zappa e "The Black Page #1", a música "impossível" de tocar
Como guitarra de Frank Zappa e Beach Boys foi parar em várias músicas de Raul Seixas


