O hit de Raul que censura liberou, mas traz crítica pesada contra ministro Delfim Netto
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de setembro de 2022
Não foram poucas as músicas de Raul Seixas que tiveram problemas com a censura, mas no caso de "Aluga-se", do álbum "Abre-te Sésamo", os censores deixaram passar.
Essa liberação causou espanto no próprio Raul, já que a letra era uma pesada crítica contra a forma que a ditadura conduzia a economia. Quem contou foi Júlio Ettore em vídeo no seu canal.
Composta após ler anúncio no jornal
"Essa música foi composta quando o Raul Seixas estava lendo um jornal O Globo com sua esposa e apareceu uma carta de leitor com o título 'Aluga-se'. É uma grande crítica à condução da política econômica brasileira. É uma parceria do Raul com o Cláudio Roberto. No início da década de 1980, o Brasil devia muito para o FMI. Isso com a crise do petróleo complicou o país".
Crítica ao ministro Delfim Netto
"No governo do Figueiredo, quem comandava essa parte da dívida externa era o Ministro do Planejamento, chamado Delfim Netto. O cenário era difícil para ele. O Raul criticou muito o Delfim, ele não é citado diretamente, mas ele deu várias diretas e indiretas em entrevistas. A música fala de forma codificada sobre corrupção".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps