David Bowie: Inteligência artificial ilustra as letras de "Starman" e "Space Oddity"
Por André Garcia
Postado em 08 de setembro de 2022
Ao longo de sua carreira, David Bowie ficou conhecido por diversos atributos, entre eles sua capacidade de dar vida a personagens. Tal habilidade contribuiu para que sua discografia fosse tão rica e eclética quanto é. E também contribuiu para que suas letras fossem vívidas e evocativas o bastante para fazerem passar um filme na mente do ouvinte.
David Bowie - Mais Novidades
Chico Science escreveu que computadores fazem arte. Se nos anos 90 aquilo soava como uma premonição, hoje é realidade. Prova disso é a existência do Dall-E — uma página que utiliza inteligência artificial para construir imagens a partir de mensagens digitadas pelo usuário. Página essa que não demorou para ser usada com letras de música.
Conforme publicado pela Open Culture, o YouTuber Aidontknow fez um vídeo com duas das mais clássicas músicas de David Bowie com ilustrações automaticamente geradas com o Dall-E. Confira abaixo.
Space Oddity
Primeiro sucesso de David Bowie, "Space Oddity" foi lançada em seu segundo álbum, de mesmo nome, de 1969. Embora nos Estados Unidos tenha chegado às lojas como "Man of Words/Man of Music", recebeu o título original em 1972, após o surgimento de Ziggy Stardust.
Sua letra narra a história do astronauta Major Tom, que faz uma trágica viagem espacial inspirada no filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick, e lançado no ano anterior.
Starman
Quarta faixa do álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" (1972), foi também lançada como seu principal single. Sua apresentação no popular programa Top of the Pops ficou marcada como o dia em que a Inglaterra foi apresentada ao excêntrico, andrógino e messiânico alienígena Ziggy Stardust.
Disco conceitual, conta a história de um ser do espaço que chega à Terra para avisar que a humanidade tem apenas mais cinco anos de existência. E a emblemática letra de "Starman" narra justamente sua chegada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico


O erro cometido pela gravadora dos Beatles que repetiu o que havia acontecido com eles
Quando Jeff Beck tocou na despedida de um personagem lendário do rock
O violentíssimo filme que inspirou David Bowie a criar Ziggy Stardust
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Conceituais: 7 álbuns que fizeram história contando uma história
David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleão


