Kurt Cobain sobre o clipe de "Come as You Are: "Simplesmente funcionou perfeitamente"
Por André Garcia
Postado em 30 de dezembro de 2022
No segundo semestre de 1991, o mundo da música foi sacudido pelo inesperado e avassalador sucesso feito pelo Nirvana com "Nevermind", impulsionado pelo hit "Smells Like Teen Spirit". Em março do ano seguinte, "Come as You Are" foi lançada com single. Seu clipe, dirigido por Kevin Kerslake e inspirado na capa do álbum, foi exibido à exaustão na MTV.
Em 1993, seu vocalista Kurt Cobain já era um dos maiores rockstars do planeta quando deu uma extensa entrevista para a MTV News, disponível no YouTube. Entre outras coisas, entraram em pauta dores estomacais e paternidade, mas, se tratando da emissora, é claro que o assunto principal foi video clipes — um deles foi o de "Come as You Are".
"[Os tons de azul e roxo e os rostos deformados] foram as coisas que eu mais queria", disse o vocalista. "Eu queria um bebê e a água, um efeito de cascata. Em geral, uma grande parte daquilo foi exatamente como eu via em minha cabeça. Foi ele [o diretor Kevin Kerslake] que deu a ideia do lustre, a escadaria, e essas coisas. Simplesmente funcionou perfeitamente.
"É ótimo trabalhar com alguém capaz de dar ideias também e te surpreender. Não apenas compartilhar de sua visão, como ainda a traduzir e acrescentar as próprias ideias. Assim funciona ainda melhor, porque você tem mais elementos para trabalhar."
Após ficar frustrado com a direção de Samuel Bayer no clipes de "Smells Like Teen Spirit", o Nirvana contratou Kevin Kerslake por seu estilo impressionista. A parceria funcionou tão bem que além de "Come as You Are", ele dirigiu também "Lithium", "In Bloom" e "Sliver".
A placa de boas-vindas a Aberdeen, cidade natal de Kurt Cobain", em 2005 recebeu a inscrição "Come As You Are" em sua homenagem.
Nirvana
O Nirvana foi formado na década de 80 pelos amigos Kurt Cobain e Krist Novoselic em Aberdeen, pequena cidade madeireira no interior de Washington. Após se mudarem para Seattle e assinarem com o selo Sub Pop, eles lançaram seu álbum de estreia, "Bleach" (1989), que passou longe de um sucesso comercial.
No álbum seguinte, "Nevermind" (1991), tudo mudou: alavancado por "Smells Like Teen Spirit", ele vendeu milhões de cópias. Além disso, simbolicamente, chegou ao topo das paradas da Billboard, desbancando ninguém menos que Michael Jackson.
A partir dali, a banda foi arrastada pelo turbilhão da fama, algo com o qual o já problemático Cobain não conseguiu lidar. Cada vez mais deprimido e frustrado, ele se afundou nas drogas enquanto seu interesse pela música morria, e a banda que ele amava se tornava uma tortura.
Em 1994, esgotado, com seu casamento em crise e a banda implodindo, Kurt foi obrigado pela gravadora a fazer uma intensa turnê. Dessa forma, pouco depois dela, a trajetória do Nirvana chegou ao seu trágico fim com o suicídio de seu fundador, guitarrista, vocalista, frontman e compositor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps