Os 10 melhores álbuns de metal de 2022, segundo Gustavo Maiato
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de dezembro de 2022
No mundo do jornalismo metaleiro, dezembro significa hora de retrospectiva. É tempo de olhar para trás e eleger os 10 melhores álbuns de metal de 2022 – ano que contou certamente com grandes lançamentos. Então, vamos para a lista!

10- "The Great Heathen Army" – Amon Amarth
A horda viking do Amon Amarth retornou aos estúdios honrando a própria tradição de riffs enérgicos e melódicos, com muita velocidade e solos de guitarra. O registro empolga não só por acertos como "Get In The Ring", mas também em trazer novidades, como a presença de Biff Byford (Saxon) na música "Saxons and Vikings".
9- "Rescue" – Shaman
Não restam dúvidas que a morte de Andre Matos abalou as estruturas do Shaman, mas Alírio Netto tratou de mostrar serviço e honrou o legado do Maestro cantando de maneira absurda em "Rescue". Destaque para a emocionante "Gone Too Soon", justamente sobre a partida precoce do nosso eterno maior vocalista de metal brasileiro de todos os tempos.
8- "Halo" – Amorphis
Sendo um prato cheio para os fãs de death metal melódico, o disco reúne hits como "On The Dark Waters", "A New Land" e "Seven Roads Come Together". Com guitarras pesadas e muita melodia, o tracklist traduz a potência dos vocais de Tomi Joutsen e catapulta o disco para o hall dos grandes do cobiçado panteão do melodeath.
7- "The Sick, The Dying... And The Dead" – Megadeth
O segundo registro de Kiko Loureiro com o Megadeth dá mais vontade ainda de bater no peito e mostrar o orgulho de ser brasileiro. Com temática de guerra e videoclipes de tirar o fôlego, Dave Mustaine e companhia entregaram um típico disco de thrash metal moderno – com produção caprichada e sucessos certeiros, como
6- "For A Better World" – Twilight Aura
Capitaneado por André Bastos (ex-Angra), o álbum conta com a presença da formidável cantora Daísa Munhoz, que caiu como uma luva na roupagem power metal da banda. Hits enérgicos como "Freedom" e baladas como "Sunlight" evidenciam a capacidade do grupo de mergulhar em diversas atmosferas com a mesma competência e brilhantismo.
5- "The God Machine" – Blind Guardian
Quando os "Bardos" anunciaram que a proposta do novo álbum seria retornar às raízes pesadas e deixar um pouco de lado as orquestrações, fãs dessa primeira era ficaram atentos para o que viria. No fim, hits como "Blood of the Elves" mostraram que a decisão foi bastante acertada e o resultado foi um dos melhores discos da banda das últimas décadas.
4- "Love Sux" – Avril Lavigne
A "Princesinha do Punk" voltou! Com direito a vinda no Rock in Rio 2022, Avril Lavigne trouxe um álbum calibrado entre a nostalgia do início dos anos 2000 e a modernidade – com a presença de convidados como Machine Gun Kelly. Hits como "Bite Me" e "Cannonball" agradam não só saudosistas, mas novos possíveis fãs do gênero.
3- "A Paranormal Evening With the Moonflower Society" – Avantasia
Tobias Sammet conseguiu mais uma vez tirar um baita coelho da cartola e reuniu um time de mestres para esse novo álbum. Destaque para Ronnie Atkins, que canta na bela balada "Paper Plane", e Michael Kiske, que empresta seus agudos em "The Inmost Light". Uma verdadeira aula de power metal que honra o passado e aponta para o futuro.
2- "Pirates" – Visions of Atlantis
Trazendo o lado "descobridor" e "aventureiro" do imaginário popular dos piratas, o grupo francês da carismática cantora Clémentine Delauney fez tudo direitinho nesse álbum. Melodias que ficam na cabeça, atmosfera sinfônica na medida e qualidade de produção fizeram de "Pirates" o segundo melhor lançamento de 2022.
1- The War To End All Wars" – Sabaton
O segundo álbum seguido dos suecos sobre a Primeira Guerra Mundial é o campeão de 2022. Músicas como "Stormtroopers" e "Hellfighters" conseguem traduzir o ambiente caótico e heroico daquele conflito enquanto a inusitada balada "Christmas Truce" encontra espaço para falar sobre esperança e humanidade mesmo com um tema difícil. Por essas e por outras é que o Sabaton se tornou a maior banda da Suécia da atualidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
Humor: Os roqueiros mais chatos das redes sociais
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Bruce Dickinson: foi difícil evitar as drogas durante tours


