Os 10 melhores álbuns de metal de 2022, segundo Gustavo Maiato
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de dezembro de 2022
No mundo do jornalismo metaleiro, dezembro significa hora de retrospectiva. É tempo de olhar para trás e eleger os 10 melhores álbuns de metal de 2022 – ano que contou certamente com grandes lançamentos. Então, vamos para a lista!

10- "The Great Heathen Army" – Amon Amarth
A horda viking do Amon Amarth retornou aos estúdios honrando a própria tradição de riffs enérgicos e melódicos, com muita velocidade e solos de guitarra. O registro empolga não só por acertos como "Get In The Ring", mas também em trazer novidades, como a presença de Biff Byford (Saxon) na música "Saxons and Vikings".
9- "Rescue" – Shaman
Não restam dúvidas que a morte de Andre Matos abalou as estruturas do Shaman, mas Alírio Netto tratou de mostrar serviço e honrou o legado do Maestro cantando de maneira absurda em "Rescue". Destaque para a emocionante "Gone Too Soon", justamente sobre a partida precoce do nosso eterno maior vocalista de metal brasileiro de todos os tempos.
8- "Halo" – Amorphis
Sendo um prato cheio para os fãs de death metal melódico, o disco reúne hits como "On The Dark Waters", "A New Land" e "Seven Roads Come Together". Com guitarras pesadas e muita melodia, o tracklist traduz a potência dos vocais de Tomi Joutsen e catapulta o disco para o hall dos grandes do cobiçado panteão do melodeath.
7- "The Sick, The Dying... And The Dead" – Megadeth
O segundo registro de Kiko Loureiro com o Megadeth dá mais vontade ainda de bater no peito e mostrar o orgulho de ser brasileiro. Com temática de guerra e videoclipes de tirar o fôlego, Dave Mustaine e companhia entregaram um típico disco de thrash metal moderno – com produção caprichada e sucessos certeiros, como
6- "For A Better World" – Twilight Aura
Capitaneado por André Bastos (ex-Angra), o álbum conta com a presença da formidável cantora Daísa Munhoz, que caiu como uma luva na roupagem power metal da banda. Hits enérgicos como "Freedom" e baladas como "Sunlight" evidenciam a capacidade do grupo de mergulhar em diversas atmosferas com a mesma competência e brilhantismo.
5- "The God Machine" – Blind Guardian
Quando os "Bardos" anunciaram que a proposta do novo álbum seria retornar às raízes pesadas e deixar um pouco de lado as orquestrações, fãs dessa primeira era ficaram atentos para o que viria. No fim, hits como "Blood of the Elves" mostraram que a decisão foi bastante acertada e o resultado foi um dos melhores discos da banda das últimas décadas.
4- "Love Sux" – Avril Lavigne
A "Princesinha do Punk" voltou! Com direito a vinda no Rock in Rio 2022, Avril Lavigne trouxe um álbum calibrado entre a nostalgia do início dos anos 2000 e a modernidade – com a presença de convidados como Machine Gun Kelly. Hits como "Bite Me" e "Cannonball" agradam não só saudosistas, mas novos possíveis fãs do gênero.
3- "A Paranormal Evening With the Moonflower Society" – Avantasia
Tobias Sammet conseguiu mais uma vez tirar um baita coelho da cartola e reuniu um time de mestres para esse novo álbum. Destaque para Ronnie Atkins, que canta na bela balada "Paper Plane", e Michael Kiske, que empresta seus agudos em "The Inmost Light". Uma verdadeira aula de power metal que honra o passado e aponta para o futuro.
2- "Pirates" – Visions of Atlantis
Trazendo o lado "descobridor" e "aventureiro" do imaginário popular dos piratas, o grupo francês da carismática cantora Clémentine Delauney fez tudo direitinho nesse álbum. Melodias que ficam na cabeça, atmosfera sinfônica na medida e qualidade de produção fizeram de "Pirates" o segundo melhor lançamento de 2022.
1- The War To End All Wars" – Sabaton
O segundo álbum seguido dos suecos sobre a Primeira Guerra Mundial é o campeão de 2022. Músicas como "Stormtroopers" e "Hellfighters" conseguem traduzir o ambiente caótico e heroico daquele conflito enquanto a inusitada balada "Christmas Truce" encontra espaço para falar sobre esperança e humanidade mesmo com um tema difícil. Por essas e por outras é que o Sabaton se tornou a maior banda da Suécia da atualidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
Pra tocar no Dream Theater, não dá pra estar no modo "deixa a vida me levar", segundo Rudess
Sebastian Bach reafirma ter sido convidado para se juntar ao Mötley Crüe
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti

Blind Guardian: Algumas verdades sobre Hansi Kürsch
Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda
O disco do Roberto Carlos que faria muito sucesso, de acordo com Regis Tadeu
Metallica: Como é a lista de exigências do camarim da banda
Bruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"
Bangers Open Air confirma Black Label Society, Primal Fear e Tankard para 2026


