Barok-Projekto: Banda goiana mata integrante em seu novo clipe
Por Muniz
Postado em 03 de dezembro de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A banda Barok-Projekto de Catalão estreou seu novo video "Pindoramo estis Invadita" no Youtube, com cenas fortes e uma história marcante, onde Tenório Bueno é morto por Jaŭara Goja. Os personagens da história criada pela banda que fala sobre como o agronegócio traz o genocídio para os povos originários do Brasil, são representados pelos vocalistas Muniz e Rafael Milhomem.
Muniz comenta sobre a cena da morte de seu personagem: "... milhares de pessoas morreram e ainda morrem no Brasil por defenderem suas terras, suas vidas, sua cultura. A morte do Tenório (personagem interpretado por Muniz) representa a resistência, pois a luta ainda não acabou."
Pindoramo Estis Invadita relata que há mais de 500 anos colonizadores europeus invadiram essas terras e deu-se início a uma guerra que dura até hoje, nas palavras do baixista e vocalista Muniz: "quando ouvi o Ailton Krenak relatando a guerra mais antiga do Brasil (Documentário ‘Guerras do Brasil.DOC’), percebi como nosso sistema nos engana e cria uma sensação de que a colonização do Brasil foi um processo normal de globalização e esquecemos de que Pindorama foi roubada dos povos originários".
O guitarrista e também vocalista Milhomem ressalta que para o clipe de Pindoramo Estis Invadita, "tivemos que adaptar o roteiro para os dias atuais. Ao invés de europeus chegando nas caravelas, agora temos os agropecuaristas e fazendeiros que não respeitam o meio ambiente e querem desmatar a qualquer custo. O inimigo mudou de cara, mas sua ganância continua a mesma ".
Todo o sangue que foi derramado nessa terra macula nossa história, nosso passado, não somos capazes de viver em harmonia com a terra, com outros seres vivos e muito menos com outros seres humanos. Mas os povos originários ainda resistem e essa guerra está longe de acabar, ainda temos chance de fazer diferente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Bruno Sutter se pronuncia pela primeira vez sobre fim do namoro com Nyvi Estephan
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Guitarristas: os 10 maiores de todos os tempos segundo a Time
Paulo Ricardo revela a maior bizarrice feita pelo RPM e Ultraje nos bastidores


Inspiração: 30 canções (não somente rock) para mantê-lo motivado
Heavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os tempos
Rock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda



