Barok-Projekto: Banda goiana mata integrante em seu novo clipe
Por Muniz
Postado em 03 de dezembro de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A banda Barok-Projekto de Catalão estreou seu novo video "Pindoramo estis Invadita" no Youtube, com cenas fortes e uma história marcante, onde Tenório Bueno é morto por Jaŭara Goja. Os personagens da história criada pela banda que fala sobre como o agronegócio traz o genocídio para os povos originários do Brasil, são representados pelos vocalistas Muniz e Rafael Milhomem.
Muniz comenta sobre a cena da morte de seu personagem: "... milhares de pessoas morreram e ainda morrem no Brasil por defenderem suas terras, suas vidas, sua cultura. A morte do Tenório (personagem interpretado por Muniz) representa a resistência, pois a luta ainda não acabou."
Pindoramo Estis Invadita relata que há mais de 500 anos colonizadores europeus invadiram essas terras e deu-se início a uma guerra que dura até hoje, nas palavras do baixista e vocalista Muniz: "quando ouvi o Ailton Krenak relatando a guerra mais antiga do Brasil (Documentário ‘Guerras do Brasil.DOC’), percebi como nosso sistema nos engana e cria uma sensação de que a colonização do Brasil foi um processo normal de globalização e esquecemos de que Pindorama foi roubada dos povos originários".
O guitarrista e também vocalista Milhomem ressalta que para o clipe de Pindoramo Estis Invadita, "tivemos que adaptar o roteiro para os dias atuais. Ao invés de europeus chegando nas caravelas, agora temos os agropecuaristas e fazendeiros que não respeitam o meio ambiente e querem desmatar a qualquer custo. O inimigo mudou de cara, mas sua ganância continua a mesma ".
Todo o sangue que foi derramado nessa terra macula nossa história, nosso passado, não somos capazes de viver em harmonia com a terra, com outros seres vivos e muito menos com outros seres humanos. Mas os povos originários ainda resistem e essa guerra está longe de acabar, ainda temos chance de fazer diferente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Os 5 álbuns que marcaram Poney, do Violator, e a suspensão na escola por tocar metal
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
O que Dave Mustaine mais sente falta de sua época no Metallica
O megahit de Raul Seixas inspirado em seu irmão careta e no pai de Paulo Coelho
Serj Tankian explica por que o System of a Down não lança um álbum há 20 anos
O dia que Raul Seixas venceu Pelé e Xuxa e isso o inspirou a criar seu último grande sucesso
Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
A regra velada que havia entre bandas dos anos 1980 que RPM encontrou brecha e quebrou
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa



