Julian Lennon relembra como era sua relação com seu pai, John Lennon
Por André Garcia
Postado em 02 de dezembro de 2022
Primogênito de John Lennon, Julian sofreu duplamente com isso: somava-se à sua constante ausência o assédio de sua fama. Nascido em 1963, passou pela separação do casal quando tinha 5 anos de idade, e poucas vezes esteve com seu pai desde então.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em participação de 2011 no programa Inheritance Tracks da BBC Radio 4, Julian relembrou como era sua relação com o pai.
"[Minha] relação com meu pai se limitava a poucos e dispersos [encontros], na verdade. [Mas] há doces flashes de memória. Eu me lembro de ficar sentado no telhado com ele antes da separação, vendo o sol se por. Fizemos aviões de madeira, com um elástico que você dava corda, soltava, e ele saía voando. Momentos simples como esse. Infelizmente, foram poucos."
"Foi só mais tarde na minha vida, quando entrei na adolescência, que tive realmente noção de quem eu era, e como as pessoas se sentiam em relação a mim. Lembro um dia na escola onde eu estudava, no norte [da Inglaterra], em Hoylake. No primeiro dia de aula, o diretor me apresentou a toda a escola como filho de John Lennon. Imagina ter que lidar com aquele cenário. Todo mundo achava que eu tinha dinheiro, que era rico, e essas coisas. O que jamais foi o caso, sabe?"
"Eu o vi, depois que partiu quando eu tinha cinco anos, eu diria que um total de 10 vezes até ele ser assassinado. Não realmente o conheci. Obviamente, fiquei muito chateado com a chegada de Sean [filho de John, com Yoko], que eu adoro. Eu estava no começo da adolescência [aos 12 anos] indo visitar Sean e vendo ele receber todo o amor e todos os brinquedos que eu sempre quis. Ele recebia toda a atenção que eu sentia jamais ter recebido. Então aquilo foi duro."
John Lennon
Um dos maiores pioneiros do rock britânico, John Lennon formou em Liverpool sua primeira banda, The Quarrymen, em 1956 — ano do álbum de estreia de Elvis Presley! Banda essa que em alguns anos seria conhecida em todo o mundo como The Beatles.
Como seu líder, ele conquistou tudo que havia para ser conquistado e mais um pouco. Em 1969, por outro lado, além das tensões internas, a banda enquanto consenso se tornou uma limitação criativa para os quatro.
Com a separação iminente John se lançou em carreira solo com sua segunda esposa, Yoko Ono, formando o Plastic Ono Band. Já em seu primeiro álbum, autointitulado, emplacou hits como "Mother" e "God"; e no seguinte a faixa-título de "Imagine" (1971).
Após dar um tempo com Yoko em meados da década, caiu na gandaia, lançou um álbum de covers e fez com David Bowie e Elton John — maiores astros da Inglaterra — parcerias que chegaram ao topo das paradas da Billboard.
Reconciliado, o casal dedicou um tempo à vida pessoal até retomar a carreira com "Double Fantasy" em 1980. Tragicamente, foi o último álbum de John Lennon, lançado apenas um mês antes de seu assassinato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps