É verdade que o Talking Heads tocou com o AC/DC na época do "Back in Black"?
Por André Garcia
Postado em 06 de janeiro de 2023
Os australianos do AC/DC e os americanos do Talking Heads vieram de lados diferentes do planeta e soavam como se viessem de planetas diferentes. Apesar disso, ambos surgiram nos anos 70 e chegaram a seu auge com álbuns gravados em 1980: Angus Young e companhia com "Back in Black" e David Byrne e companhia com "Remain in Light". Mais que isso, ambos foram produzidos ao mesmo tempo e em salas diferentes do mesmo estúdio.
AC/DC - Mais Novidades
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, em sua biografia, Brian Johnson relembrou que, em 1980, enquanto "Back in Black era gravado, eles conheceram o Talking Heads e fizeram amizade com o casal Chris Frantz (baterista) Tina Weymouth (baixista). "Depois, eles nos ajudaram substituindo Phil [Rudd] e Cliff [Williams] em um dia que eles sumiram", escreveu o vocalista.
Em recente entrevista para o Metal Edge, ele contou que "os caras [Malcolm e Angus Young] de repente tiveram uma ideia e perguntaram 'Cadê Phil e Cliff?" Eles tinham saído, porque era uma folga. Acho que Mal e Ang tiveram a ideia porque o álbum ['Back in Black'] ainda nem tinha sido composto inteiro, mas eles queriam terminar logo. [O produtor] Mutt Lange disse 'Vou chamar [Chris e Tina]', que estavam no andar de cima. Eles eram casados. Eu não estava presente, porque era minha folga também, mas eles fizeram só um esboço de faixa para Mutt Lange ouvir."
Chris Frantz em sua autobiografia, lançada em 2020, mencionou o encontro sem detalhar o que foi tocado:
"O AC/DC estava no estúdio A com Mutt Lange gravando Back in Black. Malcolm, Angus, Cliff e Phil eram caras adoráveis, e aquela era a primeira gravação deles com o novo vocalista, Brian Johnson, após a morte de Bon Scott. Brian teve que fazer uma pausa, de tanto gritar cada linha, ou teria uma enxaqueca. Ele estava sob muita pressão como o cara novo, e quando ele assinou, não sabia que ele deveria não apenas cantar, mas também escrever as letras. Ele fez um trabalho fantástico! Back in Black se tornou o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos."
Seja lá o que foi gravado nesse encontro da cozinha do Talking Heads com a dupla de guitarra do AC/DC, não foi incluído no álbum e, até onde sei, jamais viu a luz do dia sequer como bootleg.
AC/DC
O AC/DC foi formado no começo dos anos 70 na Austrália pelos fanáticos por rock e blues irmãos Young — Angus e Malcolm formavam a dupla de guitarra, enquanto George, o mais velho, fazia papel de produtor e mentor. Com a entrada do icônico e carismático vocalista Bon Scott, a banda gravou seus primeiros álbuns, soberbas demonstrações de rock pauleira e sem frescuras.
Após anos de ralação emendando turnês e gravações sem parar, a banda iniciou sua ascensão internacional com "Let There Be Rock" (1977), chegando ao mainstream com "Highway to Hell" (1979). Por outro lado, recebeu um baque enorme com a trágica e inesperada morte de Bon Scott, superada em grande estilo com "Back in Black" (1980). Estreia de Brian Johnson no vocal, o sucesso foi tanto que o álbum está entre os mais vendidos de todos os tempos com dezenas de milhões de cópias vendidas.
Com o passar do tempo, a banda se manteve na primeira prateleira do rock com constantes lançamentos e turnês. O legado que construiu, até hoje é mencionado por quase tudo que é banda de rock pesado e heavy metal como uma das principais influências. Nos últimos anos sofreu duas grandes baixas entre 2016 a 2018 que colocaram a banda em cheque: a morte de Malcolm Young e o afastamento de Brian Johnson, substituído temporariamente por Axl Rose.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Ex-membros do Live pedem que vocalista pare de usar nome da banda
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Artista que fez capa de "Roots" considerou processo de criação um "pé no saco"



As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música do Hendrix que fez Angus Young levar a guitarra a sério; "Como é que ele faz isso?"
O gênero do rock que inovou e fez sucesso, mas Angus Young nunca engoliu
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O disco do AC/DC que transformou a vida do "perdido" Dave Mustaine
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda que Bon Scott viu ao vivo e ficou em choque; "parecia o Little Richard no palco"
As bandas de Rock/Metal favoritas de cinco serial killers famosos


