O processo de criação de solos de Dimebag descrito pelo próprio
Por André Garcia
Postado em 25 de fevereiro de 2023
Lançado em 1990, o álbum "Cowboys From Hell" levou o Pantera à primeira prateleira do heavy metal. Rapidamente conquistando uma legião de fãs, a banda consolidou seu sucesso dois anos depois, com "Vulgar Display of Power".
Dimebag Darrell - Mais Novidades
Enquanto promovia o álbum, o guitarrista Dimebag Darrell curtia o status de rockstar quando deu uma entrevista disponível no The Tapes Archive. Entre outras coisas, o guitar hero comentou o processo de criação de seus solos.
"O jeito que eu faço os solos é o mesmo que fazemos as músicas. Nós passamos muito tempo trabalhando na estrutura da música e essas coisas. Até que a gente pensa 'Ah, agora precisamos de um solo'. Ninguém se interessa pelo solo. Phil [Anselmo] fica, tipo 'No dia em que [a idolatria ao] guitarrista acabar, vamos fazer solos que dure apenas um compasso, vamos voltar para a jam.' Eu até concordo, de certa forma. Não haverá outro Edward Van Halen, que soe tão bem que você torce para que o solo nunca acabe."
"As coisas que fazemos são mais como um trabalho coletivo. Quando se trata de solos e essas coisas, eu trabalho duro para manter a coisa interessante, e inovar do meu próprio jeito. "Precisamos de um solo aqui em lá bemol." Nós improvisamos por quatro compassos, e depois voltamos para a música. Geralmente fazendo algo apenas provisório, só para fechar a música. Mas geralmente muda pouco, só adicionamos alguma coisa."
"Quando temos uma gravação básica, levo a fita para casa e, depois de umas seis cervejas, no brilho, vou para a sala com meu gravador de quatro canais, e sobram dois canais. Eu faço um solo, desligo, e paro para ouvir. 'Cemetery Gates', do 'Cowboys From Hell', foi o primeiro solo que eu fiz, nem cheguei a gravar um segundo. Só disse 'Que se f*da', desliguei tudo e fui para a cama sabendo que eu ia ouvir no dia seguinte e dar uma ajeitada. Muito espontâneo. Eu vou para casa e vejo o que rola, em vez de fazer no estúdio e ficar frustrado de não sair algo bom, perder meu tempo e o tempo dos outros por não estar preparado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
A banda de disco music que Tatiana Shmayluk, do Jinjer, adora
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell


O álbum do Megadeth que mudou a vida de Dimebag Darrell
Kerry King e o inusitado senso de humor de Dimebag Darrell; "Te peguei, não foi?"


