Soundgarden: Kim Thayil comenta seu solo de guitarra na faixa "Hunted Down"
Por André Garcia
Postado em 03 de abril de 2023
Um dos mais bem-sucedidos e influentes movimentos da história do rock, o grunge teve como um de seus pioneiros o Soundgarden. Consequentemente, bandas do gênero como Pearl Jam e Nirvana foram em muito influenciadas por seu guitarrista, o subestimado Kim Thayil.
Em entrevista para a Guitar World, Kim comentou algumas faixas que considera marcos da banda da perspectiva da guitarra; entre elas, "Hunted Down".
"Tem duas coisas que saíram do 'Screaming Life'[álbum de estreia, de 1987]. A primeira é o solo de guitarra de 'Hunted Down', que basicamente estabeleceu que haverá elementos de noise, alguns elementos de jazz e alguma coisa de cacofonia e espontaneidade incorporados na forma como abordo alguns dos solos".
"Com esse solo sendo meio que pontiagudo e cortante, eu gostei de como se encaixou em uma música curta, orientada por riffs, hard rock e pop. Isso mostrou que nossas sensibilidades estavam meio inclinadas para umas aspirações mais barulhentas e artísticas".
"Hunted Down" foi lançada como faixa de abertura e primeiro single de seu EP de estreia, "Screaming Life". Sua sonoridade chamou atenção pela mistura de punk, metal e rock alternativo. Embora não tenha feito sucesso comercial, foi bem recebido pela cena alternativa de Seattle.
Muitos consideram que tenha sido o marco inicial do movimento grunge — desde já se posicionando como um de seus maiores representantes. A faixa demonstra o então promissor talento vocal de Chris Cornell, assim como a habilidade de Kim de criar riffs e melodias anti-convencionais, com o baixo e a bateria formando uma cozinha sólida, pesada e dramática.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps