A frase esotérica deturpada por Raul Seixas que ele fez todo mundo cantar
Por Bruce William
Postado em 25 de maio de 2023
No vídeo em que conta "A verdadeira história por trás da Sociedade Alternativa de Raul Seixas", o jornalista e historiador do rock brasileiro Júlio Ettore revela que uma frase esotérica usada por Raul em suas canções, na verdade, teve seu significado original alterado ao ser trazida para o nosso país.
Raul Seixas - Mais Novidades
E ela tem a ver com Aleyster Crowley, personagem que havia despertado um interesse muito grande de Raul no começo dos anos setenta. Júlio exibe uma entrevista de 1974 onde o cantor fala com bastante propriedade sobre o Crowley: "Ele escreveu um livro onde ele estabelece essa nova faceta, ele diz que nós vamos entrar numa nova idade e isso vem se processando lentamente, e é só agora, no ano 70, depois da fase do hippismo. O hippismo, como abertura, foi fantástico, mas parou na pista claro, faltou estrutura, todo mundo ficou na minha. 'Tô na minha, bicho'... O hippie foi um fraco, no final".
Júlio explica que Raul quis dizer com isso que o movimento hippie "foi individualista" e por isso naufragou, pois faltou um projeto coletivo. E era aí que entrava a Sociedade Alternativa, ela iria resolver esta "falha" do movimento hippie. "Então Aleister Crowley trouxe hoje, em 1974, essa força, esse positivismo, essa coisa assim óbvia, clara, que todo mundo tá sentindo. É o trem que vem chegando e vem trazendo a notícia do novo momento, onde o valor principal é o homem".
Daí Júlio diz no vídeo: "E é do Crowley que eles retiram a chamada 'Lei de Thelema' para ser a pedra fundamental da Sociedade Alternativa: 'Faze O Que Tu Queres, Pois É Tudo Da Lei'. Só que tem um detalhe muito importante aqui: eles traduziram errado essa frase, talvez de forma proposital. Pois a tradução mais aceita seria 'Faze O Que Tu Queres, Deverá Ser O Todo Da Lei'. Isto faz muita diferença, pois da forma como o Raul canta parece que é 'faça o que você quiser'. Mas não é isso que Crowley quis dizer: tem mais a ver sobre exercitar a sua vontade. É uma discussão filosófica bem profunda. Mas, pra resumir, dá pra você entender que a tradução deu essa margem para as pessoas entenderem que é tipo uma coisa meio anarquista", apesar de não ser bem essa a intenção do Crowley, explica Júlio.
O jornalista conta ainda que essa frase já era usada como cumprimento em algumas sociedades esotéricas, e a ideia de Paulo e Raul era pegar uma frase utilizada nestes círculos restritos e fazer com que as pessoas cantassem isso, sem que elas tivessem noção do que aquilo representava. "A missão da Sociedade Alternativa seria a divulgação da Lei de Thelema através das músicas de Raul Seixas" diz em imagens exibidas por Júlio no vídeo o Euclydes Lacerda, que foi instrutor do Paulo Coelho.
O vídeo completo de Júlio Ettore contando "A verdadeira história por trás da Sociedade Alternativa de Raul Seixas" pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns


"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como trajetórias de Raul Seixas e Secos & Molhados se cruzaram brevemente


